Exclusivo

Família é Tudo: Ana Carbatti vive mãe com missão "impossível" e revela semelhança com personagem

Atriz interpreta Nanda na nova novela das sete


Ana Carbatti sentada em sofá de cenário, com roupa de animal print, sorrindo e olhando pra câmera
Ana Carbatti integra o elenco de Família é Tudo - Estevam Avellar/TV Globo

Nesta segunda-feira (4), estreia Família é Tudo. Na nova novela das sete da Globo, Ana Carbatti vive Nanda, uma mãe que tem a missão de reconquistar a confiança da filha e, ao mesmo tempo, impedir que ela volte para a prisão. Em entrevista ao NaTelinha, a atriz diz que, assim como sua personagem, acorda sempre animada para enfrentar o dia.

Na trama, a mãe de Electra (Juliana Paiva), que foi criada por ela desde pequena, e Plutão (Isacque Lopes) é uma mulher forte que se divide entre a preocupação com o futuro dos filhos e suas ocupações sociais. Formada em Arquitetura, ela deixou a carreira de lado para cuidar dos herdeiros e atua, esporadicamente, como designer de interiores para clientes selecionados.

Renascer: Inácia assusta José Inocêncio com pedido

Paraíso Tropical: Taís mostra sangue frio e faz maldade com criancinha

Os filhos de Nanda são dois dos cinco netos que Frida (Arlete Salles) tem o sonho de unir, o que acaba movimentando toda a história. Para Ana Carbatti, a aproximação com a personagem é fundamental na construção de um trabalho: "É isso que dá verossimillhança e provoca empatia do público. O barato do ofício de atuar é encontrar esses pontos em comum. A Nanda tem um interesse estético muito parecido com o meu. Além disso, ela é bem sincerona como eu".

"Uma das primeiras coisas que faço no começo de um novo projeto, é procurar um artista plástico, cuja identidade visual, se aproxime da temperatura da personagem. Encontrei as cores e formas da Nanda, na obra da jovem carioca Carla Santana, que se dedica à pensar o corpo negro na sociedade e é detalhista no uso das cores", conta.

A artista destaca que, entre os outros elementos importantes de sua preparação, está a descoberta do humor diário da personagem, como ela articula as palavras e qual é o tom de sua voz. "A Nanda acorda bem-humorada todos os dias, dando bom dia ao sol e tem um tom de voz mais grave e suave", compartilha ela.

Atriz celebra 4ª parceria com autor e diretor de Família é Tudo

Ana Carbatti sorrindo com vestido estampado e cabelo solto
Ana Carbatti com o figurino de Nanda - Rudy Hühold/TV Globo

Família é Tudo é a quarta novela de Ana Carbatti com o autor Daniel Ortiz e o diretor Fred Mayrink. A atriz diz que se sente totalmente à vontade trabalhando com essa "dobradinha" e garante: "Como a Nanda, chego todos os dias animada pra trabalhar! Tenho certeza que essa novela vai ser muito bem recebida pelo público".

Falando sobre a responsabilidade de sua personagem na história, a veterana destaca algumas responsabilidades maternas. "A Nanda precisa ser dura com a Electra pra garantir que ela não volte para a prisão mas, ao mesmo tempo, tem que ser cuidadosa pra recuperar a confiança da filha. Encontrar o tom dessa relação, nesse comecinho de trabalho, tem sido um desafio delicioso. As cenas de cumplicidade e afeto, entre as duas, tem sido muito emocionantes e lindas", comemora.

Em Família é Tudo, a jovem vivida por Juliana Paiva surge cumprindo pena após ter sido condenada por tentar matar o ex-namorado Luca Baggio (Jayme Matarazzo). Sem entender o que aconteceu na noite do atentado e jurando inocência, ela se prepara para provar que foi vítima de uma injustiça e recomeçar a vida.

Se na ficção Ana Carbatti tem um problemão pra resolver, na vida real o que sua família ensinou tem mais a ver com empatia. "Meu pai teve quatro irmãos e minha mãe, nove: Imagina! Famílias dessa grandeza são sempre tão amorosas quanto briguentas. É muita gente pra concordar e discordar… Mas o mais legal de ter família grande é entender o sentido de solidariedade", ressalta.

"É lindo de ver quando, diante de um ente familiar enfrentando alguma dificuldade, toda a família se reúne pra ajudar. Por causa do trabalho, tenho pouco tempo pra estar junto a minha família nas reuniões, mas adoro encontrá-los porque a gente toma uma cerveja geladinha e se diverte muito", brinca.

"O mais engraçado de todos é meu primo Leandro: Ele chora o tempo todo, transitando entre alegria e tristeza, e a gente morre de rir… É um 'personagem' muito querido na família. A verdade é que 'Família é Tudo' igual, só muda o endereço."

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado