O Mapa da Mina

Exibida às 18h, Mulheres de Areia desbancou novela das 19h na época

Imprensa chegou a especular troca de horários entre as duas tramas


Malu Mader como Wanda na novela O Mapa da Mina
Em O Mapa da Mina, Malu Mader deu vida à ambiciosa e esperta Wanda - Foto: Reprodução/Globo

Exibida originalmente às 18h, em 1993, Mulheres de Areia desbancou a novela das 19h da época. Atualmente em reprise nas tardes da Globo, a história das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) deu mais audiência que O Mapa da Mina, exibida em um horário privilegiado, mas marcada pelo fracasso de público.

O Mapa da Mina foi ao ar entre março e setembro de 1993 e teve curta duração: apenas 137 capítulos, abaixo dos padrões das sete da noite na época. O autor era o veterano Cassiano Gabus Mendes (1992-1993), que morreu de infarto do miocárdio, a menos de três semanas do fim da trama.

A história marcou o retorno do escritor às 19h depois de uma experiência às 20h, com Meu Bem Meu Mal (1990). Na faixa, ele apresentou títulos de grande sucesso, como Anjo Mau (1976), Locomotivas (1977), Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985), Brega & Chique (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989).

+ 5 atrizes foram cotadas para viver Ruth e Raquel em Mulheres de Areia

Seu último trabalho, contudo, passou longe desse panteão. A história da busca por um tesouro perdido, cujo mapa está tatuado no corpo de uma jovem noviça, Elisa (Carla Marins), não conseguiu cativar o público. Várias mudanças foram feitas na produção, mas de nada adiantou.

imagem-texto

Sonho Meu, novela sucessora de Mulheres de Areia, nunca foi reprisada na Globo

De acordo com o livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas, de Fábio Costa, a imprensa chegou a fazer uma especulação inusitada. Por conta da disparidade de audiência, Mulheres de Areia e O Mapa da Mina poderiam ter seus horários invertidos na programação, o que nunca ocorreu.

Pesquisa do DataFolha, em abril daquele ano, apontou que, para os telespectadores, O Mapa da Mina era a pior novela inédita em cartaz na Globo. Apenas 3% preferiam a trama da sete, mesmo índice alcançado pelo dramalhão mexicano Eu Não Acredito nos Homens, no ar pelo SBT.

Enquanto isso, 25% gostavam mais de Mulheres de Areia, e outros 54% ficavam com Renascer, então exibida às 20h. Também 3% preferiam Sinhá Moça, em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo. Além desses, 7% se disseram indiferentes à pergunta; não há informação sobre os outros 5%.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado