Tesoura

Globo corta primeira cena de Dóris maltratando os avós em Mulheres Apaixonadas

Sequência foi eliminada da estreia no Vale a Pena Ver de Novo


Mulheres Apaixonadas
Cenas com Flora e Leopoldo chorando e sermão de Dóris nos avós foram cortadas em Mulheres Apaixonadas - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 30/05/2023 às 13:01,
atualizado em 30/05/2023 às 14:20

A Globo cortou a primeira cena em que Dóris (Regiane Alves) maltrata os avós, Flora (Carmen Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), em Mulheres Apaixonadas. A novela entrou em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo na segunda-feira (29) e deverá passar uma edição rigorosa na exibição à tarde.

No primeiro capítulo original de Mulheres Apaixonadas, Dóris dá uma bronca em Leopoldo depois que o idoso é atropelado por uma bicicleta. Na versão que foi ao ar nesta semana, a jovem só faz uma expressão sem paciência ao ver o avô caído no chão.

A sequência incluía um discurso etarista de Dóris, personagem que, há 20 anos, gerou uma discussão sobre os direitos das pessoas idosas. O tema abordado na novela rendeu, inclusive, a promulgação do Estatuto do Idoso em outubro de 2003, com a presença de atores no Congresso Nacional.

Foram eliminadas do capítulo de estreia frases como “Sai andando sem olhar pra frente como se tivesse 20 anos de idade” e “A rua, a calçada, seja o que for, é sempre do mais jovem”. Em seguida, Flora e Leopoldo aparecem chorando em seu quarto, humilhados – trecho também eliminado da reprise.

Mulheres Apaixonadas deve passar por forte edição na Globo

imagem-texto

Mulheres Apaixonadas vai passar por uma edição rígida para ser exibida nas tardes da Globo. A versão na íntegra, disponível no Globoplay, tem classificação indicativa de 14 anos. A reprise vai ao ar para maiores de 12. Cenas de violência, ainda que verbal, e também de nudez e sexo devem ficar de fora.

Há ainda o fato de que a primeira semana da trama divide a programação da emissora com O Rei do Gado, que está em reta final no Vale a Pena Ver de Novo. Por isso, os capítulos são mais curtos, e alguns cortes se fazem necessários para dar agilidade à história – a estreia original durou 1h30.

Em março, O Rei do Gado foi reclassificada como inadequada para menores de 14 anos. A mudança foi determinada pelo Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS), do Governo Federal. Antes, a novela era imprópria apenas para menores de 10 anos.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado