No segundo semestre

Remake que a Globo prepara para 18h fará mesmo percurso que Anjo Mau

Nova versão de Elas por Elas guarda semelhanças com a novela exibida há 25 anos


Gloria Pires em Anjo Mau, novela exibida na Globo entre 1997 e 1998
Gloria Pires deu vida à babá Nice na segunda versão de Anjo Mau, exibida entre 1997 e 1998 - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 24/05/2023 às 05:33,
atualizado em 24/05/2023 às 18:35

A Globo prepara para as 18h uma nova versão de Elas por Elas, clássico de Cassiano Gabus Mendes em 1982. A nova produção fará o mesmo percurso que Anjo Mau, história do mesmo autor exibida pela primeira vez em 1976 e que ganhou releitura transmitida entre 1997 e 1998, tornando-se um dos grandes acertos da emissora naquela década, sendo lembrada até hoje.

As semelhanças entre as duas adaptações não estão apenas no fato de serem inspiradas em uma sinopse original de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993). Além disso, tanto Anjo Mau quanto Elas por Elas tiveram a primeira versão às 19h e a segunda programada para as 18h.

Alguns fatores explicam a mudança. Especialmente no decorrer da década de 1980, a faixa das sete da noite ficou marcada por comédias escrachadas com a assinatura de Silvio de Abreu e Carlos Lombardi. Gabus Mendes também era figura carimbada no horário, mas seu estilo era outro.

Nos anos 1970, era mais comum que as novelas das sete não fossem necessariamente marcadas pela comédia. Um exemplo disso foi Bravo (1975), que levou Janete Clair (1925-1983), tradicional autora “das oito”, para a vaga mais cedo. Poucos exemplos vieram depois, como A Viagem (1994).

A Globo não costuma exibir às 19h histórias em que a comédia não seja central, ou pelo menos parte importante da fórmula. Ainda que tivesse vários núcleos cômicos, Anjo Mau era uma novela essencialmente dramática, centrada na ambição de Nice, vivida por Susana Vieira (em 1976) e depois por Gloria Pires (em 1997).

Elas por Elas
Joana Fomm, Mila Moreira e Sandra Bréa estavam no elenco principal de Elas por Elas - Foto: Divulgação/Globo

É possível que tenha sido esse o mesmo raciocínio que fez a direção da emissora transpor Elas por Elas das 19h para as 18h. A história de sete amigas que se reencontram após uma passagem de tempo enfoca os dramas pessoais de cada uma, e a comédia entra em segundo plano.

Curiosamente, foi um personagem cômico que roubou a cena: o detetive atrapalhado Mário Fofoca, marco na carreira de Luiz Gustavo (1934-2021). Ainda assim, são mesmo as histórias das protagonistas femininas o fio condutor da trama – como parece que será mantido na adaptação.

Um fator que pode ter contribuído para levar a Globo a exibir Elas por Elas às 18h está na fila de antecessoras na faixa. Excetuando-se as reprises escaladas na pandemia da Covid-19, a última trama contemporânea e urbana no horário foi Órfãos da Terra (2019). Com o excesso de folhetins de época, há uma busca por renovação.

O remake de Elas por Elas está previsto para estrear em setembro. No elenco, já estão confirmados Deborah Secco, Thalita Carauta, Isabel Teixeira, Mônica Iozzi, Maria Clara Spinelli e Cássio Gabus Mendes. O texto atualizado será de Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Amora Mautner.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado