Pegando carona

5 semelhanças entre Pantanal e Terra e Paixão, próxima novela da Globo

Ambientação e história guardam semelhanças com novela hit que foi ao ar no ano passado


Bárbara Reis em Terra e Paixão e Alanis Guillen em Pantanal
Bárbara Reis é a protagonista de Terra e Paixão, com história de vingança semelhante à de Juma, papel de Alanis Guillen em Pantanal - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 27/04/2023 às 05:44,
atualizado em 27/04/2023 às 16:06

Próxima novela das 21h da Globo, Terra e Paixão traz algumas semelhanças com Pantanal, que a emissora exibiu com grande sucesso no ano passado. Criada e escrita por Walcyr Carrasco, com direção artística de Luiz Henrique Rios, a nova novela parece ter bebido na fonte da outra trama, pegando carona em fatores que garantiram sua boa audiência.

Confira, a seguir, cinco semelhanças entre Pantanal e Terra e Paixão, que estreia na Globo em 8 de maio:

Ambientação rural

As histórias que a Globo mostra às 21h são majoritariamente situadas em cidades grandes, especialmente no Rio de Janeiro, caso de Travessia. A ambientação, então, se torna o fator em comum mais evidente entre as duas novelas. A ação de Pantanal transcorria quase inteiramente no bioma, e a trama Terra e Paixão também será contada no Centro-Oeste, em uma fictícia cidade do interior de Mato Grosso do Sul, chamada Nova Primavera.

Música sertaneja

Além da natureza e das fazendas, já deu para ver que a música sertaneja também vai estar muito presente na nova novela. O destaque da trilha sonora, nas chamadas, tem sido Sinônimos, hit da voz de Chitãozinho e Xororó. Os fãs das rodas de viola, pelo jeito, vão poder matar as saudades das modas cantadas na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira).

 

Briga por terras

5 semelhanças entre Pantanal e Terra e Paixão, próxima novela da Globo

Também há algumas semelhanças entre as histórias. O ponto de partida de Terra e Paixão é a ambição do vilão Antônio La Selva (Tony Ramos), um poderoso fazendeiro que deseja ter para si as terras de Aline (Bárbara Reis) e Samuel (Ítalo Martins). A rivalidade culmina no assassinato deste último. Era assim que agia outro malvado, Tenório (Murilo Benício), na trama exibida em 2022.

História de vingança

Com a morte do marido, Aline começa a investir no agronegócio, outra temática compartilhada pelas duas histórias. Além de enriquecer, ela vai querer se vingar de Antônio La Selva por conta do assassinato motivado pela briga de terras. É praticamente a mesma história de Muda (Bella Campos) e se assemelha ainda à trajetória de Juma (Alanis Guillen), cujos pais também foram mortos na disputa por territórios em Pantanal.

Violência doméstica

5 semelhanças entre Pantanal e Terra e Paixão, próxima novela da Globo

Outro entrecho que voltará à cena é a violência doméstica contra a mulher. A vítima da vez será Lucinda (Débora Falabella), que sofrerá nas mãos do marido abusivo, Andrade (Angelo Antonio). Curiosamente, o papel foi inicialmente oferecido a Isabel Teixeira, que se destacou ao dar vida a Maria Bruaca, com um drama semelhante em Pantanal. A semelhança entre as personagens, inclusive, teria motivado a recusa da atriz para o convite.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado