Inesquecível

Laços de Família: Cena em que Dieckmann raspa o cabelo foi 'inventada' por diretor

Camila raspou os cabelos durante tratamento de câncer


Cena de Laços de Família
Cena icônica de Laços de Família nem era para ter ido ao ar - Foto: Divulgação

A novela Laços de Família estreou na última segunda-feira (07) na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. A trama de Manoel Carlos, que fez sucesso no ano 2000, é considerada icônica por conta de uma cena emblemática que é da Camila, personagem vivido por Carolina Dieckmann, raspando os cabelos. Acontece que esta sequência não fazia parte do roteiro de nenhum capítulo e foi inventada pelo diretor, Ricardo Waddington.

O diretor geral da trama havia decidido gravar a sequência em que Camila raspa os cabelos, mesmo que o autor Manoel Carlos não tivesse escrito a cena para ir ao ar na história. Segundo a própria Dieckmann disse em diversas entrevistas, a filha de Helena (Vera Fischer) tinha algumas gravações difíceis naquela semana, que era o cabelo começando a cair por causa da quimioterapia e o primeiro encontro dela com Edu (Reynaldo Gianechinni) depois de estar careca.

O que chamou a atenção é de que, segundo a atriz, não havia nenhuma intenção de utilizar a sequência dentro da novela e que, depois dela e do diretor terem optado pela raspagem do cabelo, ele quis gravar o momento para ir ao ar uma campanha de combate ao câncer de medula óssea. Ela lembrou que havia diversas equipes de reportagem e sequer havia texto na gravação.

"Aquela cena… Eu não me preparei para ela porque ela não existia, ela não foi escrita. O Ricardo falou: ‘Carol, a gente vai gravar você raspando a cabeça, porque a gente quer usar essa cena para uma campanha de doação de medula’”, explicou ela em entrevista para o Altas Horas no mês passado, depois que Laços de Família havia sido confirmada para o lugar de Êta Mundo Bom na faixa do Vale a Pena Ver de Novo.

Laços de Família: Cena icônica

Laços de Família: Cena em que Dieckmann raspa o cabelo foi

E por conta dessa sequência, Carolina lembra-se que não foi orientada a chorar, mas que o diretor pediu que ela não errasse na sequência porque era impossível ser feito novamente para utilização na campanha. “Tinha um monte de gente, de Vídeo Show à Fantástico. Todo mundo foi assistir a cena e o Ricardo falou para mim: ‘Carol, não ri! Eu não tenho como voltar’. Ele sabe que eu sou uma palhaça, mas ele não me pediu para chorar, não me pediu para interpretar… Ele falou: ‘Eu quero que você olhe para a câmera e esteja presente, sinta o que você for sentir…”, relembrou ela ainda em papo com Serginho Groismann.

E chama a atenção que Carolina já havia contado anteriormente que não foi Manoel Carlos quem escreveu a sequência e que ela somente foi ao ar por conta do desempenho e da emoção produzida. “O Ricardo disse que queria gravar para a campanha de medula óssea. Então isso foi gravado e nem ia passar na novela”, comentou ela durante entrevista para o extinto Vídeo-Show em 2017. Carolina ainda explicou que teve um papo com Waddington e o diretor a deixou bastante à vontade para decidir se queria raspar os cabelos ou não.

Laços de Família: Carolina Dieckmann

Carolina Dickemann relembrou que gravar a cena não estava pensando na emoção da personagem, mas que quando tudo começou, foi pega pela emoção. “O Ricardo [Waddington, diretor] me botou numa cadeira, filmando para o que seria uma campanha de doação de medula. Por isso, pegava o cabelo que ia caindo, é quando você se dá conta de que o corpo está perdendo. Aí, olhei no espelho, a gengiva machucada, os lábios ressecados”, afirmou num encontro com jornalista.

“Quando vejo a cena me emociono. A sorte de ter tido esse papel, a sorte de ter tido uma conversa com o Ricardo que falou ‘Carol, raspa’. Porque eu era muito menina, podia ter medo e não conseguir”, confirmou ela no Vídeo Show. A cena foi considerada tão icônica que a Globo decidiu divulgar a reprise de Laços de Família pela primeira vez em 2020 utilizando justamente o momento em que Camila fica careca.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado