Aula de história

De Rainha do Nilo a Divina Ísis: O vocabulário de Crô em Fina Estampa

Mordomo compara Tereza Cristina a figuras da civilização antiga


Marcelo Serrado
Vocabulário de Crô em Fina Estampa parece ter saído dos ivros de história - Divulgação/TV Globo

Quem acompanha Fina Estampa já deve ter se perguntado de onde Crô (Marcelo Serrado) busca inspiração para tantos apelidos dados a Tereza Cristina (Christiane Torloni).

A cada cena em que o mordomo aparece correndo atrás da milionária, seu vocabulário parece uma aula de história já que sempre cita uma figura da civilização antiga e com referência ao poder, ao luxo e a beleza, características presentes na dondoca a quem vê como ama deusa.

De Rainha do Nilo a Divina Ísis, ao todo são 10 apelidos usados pelo capacho da personagem toda poderosa da novela das nove da Globo escrita por Aguinaldo Silva.

Confira o dicionário de Crô!

De Rainha do Nilo a Divina Ísis: O vocabulário de Crô em Fina Estampa

Rainha do Nilo

O Rio Nilo atravessa os países Egito, Uganda e Sudão, sendo que no Egito é visto como divindade porque interrompe a aridez da região mais seca da África. É por este motivo que rainhas poderosas como Cleópatra e Nefertiti eram chamadas de “Rainhas do Nilo”.

Pitonisa de Tebas

Foi da cidade-estado grega de Tebas que saiu Édipo, filho do rei Laio e da rainha Jocasta. Antes de seu nascimento, os reis de Tebas consultaram o Oráculo de Delfos e a pitonisa (sacerdotisa) délfica revelou que o casal teria um filho que mataria o pai para se casar com a mãe e profecia se concretizou.

De Rainha do Nilo a Divina Ísis: O vocabulário de Crô em Fina Estampa

Magnânima de Tebas

A cidade de Tebas foi a capital gloriosa do Egito por mais de 1500 anos. Considerada a mais dominante e sofisticada no antigo mundo, está situada onde atualmente abriga a cidade de Luxor, ao sul do Cairo.

Soberana de Luxor

ituado à margem oriental da cidade de Luxor, o templo de Luxor é considerado um dos mais fascinantes do Egito. Construído pelo rei Amenhotep III, foi dedicado a tríade de Tebas formada por Amon, Mut e Khonso, e é apontado como uma das maiores riquezas da história do Egito

De Rainha do Nilo a Divina Ísis: O vocabulário de Crô em Fina Estampa

Poderosa de Gizé

Gizé é uma cidade do Egito onde abriga as três pirâmides das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, que foram construídas para servir de tumbas para os reis Kufu, Quéfren e Menkaure, pai, filho e neto.

Filha de Osíris

Osíris é o mais conhecido deus da mitologia egípcia e graças a sua popularidade que se construíram por todo país vários templos dedicados a ele. Cabia a Osíris julgar os mortos na “Sala das Duas Verdades”, decidindo quais almas seguiriam até o paraíso.

De Rainha do Nilo a Divina Ísis: O vocabulário de Crô em Fina Estampa

Sereia da Núbia

Situada no vale do Rio Nilo, a Núbia fica entre o Egito e o Sudão. Foi nessa região que se desenvolveu a mais antiga civilização africana. Por volta de 3.100 a.C., a primeira dinastia egípcia tomou posse de parte da Núbia e a região passou a abastecer o império de ouro, pedras preciosas e diorito.

Divina Ísis

Cultuada como um modelo de mãe e esposa, a deusa da maternidade e da fertilidade, Ísis foi uma das mais adoradas deusas da mitologia egípcia. Amiga dos escravos, pescadores e artesãos, ela escutava as preces dos opulentos, das donzelas, dos aristocratas e governantes.

De Rainha do Nilo a Divina Ísis: O vocabulário de Crô em Fina Estampa

Poderosa filha de Ra

Rá era conhecido como o Deus do Sol. Sua esposa era a deusa Ret e seus filhos Hathor, Osíris, Ísis, Set, Hórus e Maet. Certa vez, a filha Íris lançou um feitiço contra Ra, que o adoeceu. A cura viria apenas com a promessa de revelar o seu nome secreto, o que lhe garantiria acesso a parte dos seus poderes.

Majestosa Rainha das Terras Férteis

As terras mais férteis do Egito ficavam situadas às margens do Rio Nilo, na região antigamente chamada de alto Egito, no sul do país. O deserto ficava muito próximo e castigava o povo e os animais com o forte vento.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado