Reportar erro
Sucesso

Cinco motivos que fizeram de Malhação - Viva a Diferença um fenômeno do Ibope na década

As Five que conquistaram o Brasil estão de volta nesta segunda-feira (06)

Cinco motivos que fizeram de Malhação - Viva a Diferença um fenômeno do Ibope na década
Protagonistas Malhação: Viva a Diferença - Foto: Divulgação

Daniel César

Publicado em 06/04/2020 às 07:07:00

Malhação - Viva a Diferença volta ao ar nesta segunda-feira (06), substituindo Toda Forma de Amar. A temporada escrita por Cao Hamburger é responsável pela maior audiência da novela teen na década – média de 20 pontos – e ganhou uma série spin-off chamada As Five.

O NaTelinha listou cinco motivos que explicam um pouco do fenômeno que o enredo conseguiu alcançar entre 2017 e 2018, obtendo milhões de fãs espalhados pelo país.

Confira abaixo:

Protagonistas

Benê (Daphne Bozaski), Keyla (Gabriela Medvedovski), Tina (Ana Hikari), Lica (Manoela Aliperti) e Ellen (Heslaine Vieira) conquistaram o público logo no primeiro capítulo pela amizade construída pelo autor no nascimento de Tonico em um vagão de metrô de São Paulo.

Com o desenvolvimento da novela teen, os enredos de cada uma foram se aprofundando e, pelas atuações elogiáveis das atrizes, fizeram os telespectadores embarcarem nos dramas delas, o que gerou repercussão nas redes sociais durante a exibição de Malhação - Viva a Diferença.

Temas jovens

Gravidez na adolescência, diversidade, amor livre, racismo, luta de classes, autismo, automutilação, feminismo, diversidade sexual, anorexia, assédio sexual e dependência química foram alguns dos temas abordados por Malhação, mas Cao Hamburger optou por colocar esses assuntos pelo ponto de vista dos adolescentes da trama.

O roteirista usou e abusou de metáforas, gírias referências da cultura pop para se aproximar da linguagem dos jovens. O público logo se identificou com o enredo pela sua forma de ser contada.

Casais

Janete Clair defendia que uma novela só conquista o público se tiver um amor arrebatador. E quando a história produz uma profusão de casais queridos pelos telespectadores? Foi gente sendo shippada em enorme quantidade.

Keyla e Tato (Matheus Abreu), Ellen e Jota (Hall Mendes), Benê e Guto (Bruno Gadiol), Tina e Anderson (Juan Paiva) e Lica e Samantha (Giovanna Grigio) são alguns exemplos de relacionamentos que fizeram os telespectadores se apaixonarem.

Humor e musical

Apesar de abordar temas importantes, Malhação – Viva a Diferença nunca deixou de lado o bom humor e a leveza para mostrar as histórias dos seus personagens, principalmente no núcleo adulto com Roney (Lúcio Mauro Filho) e Josefina (Aline Fanju).

Outro ponto que chamou atenção dos fãs acabou sendo os musicais. Cao Hamburger apostou na música, criando o grupo As Five, e um dos momentos mais lembrados pelos telespectadores é quando Benê se apresenta em público pela primeira vez ao lado de Guto.

Inovação

Cao Hamburger estreou na Globo cercado de expectativas por conta dos seus sucessos na TV Cultura – Pedro e Bianca e Castelo Rá-Tim-Bum – e o primeiro capítulo já mostrou personagens em um universo cru e muito realista.

Uso de palavrões, gírias na boca de vários personagens, cenas de consumo de álcool e utilização de drogas não eram comuns em outras temporadas e Viva a Diferença quebrou esse paradigma.

Mais Notícias