Dos livros para a tela

Os personagens de Bom Sucesso que parecem ter sido extraídos dos livros

Bom Sucesso homenageia clássicos da literatura e procura por títulos aumenta


Romulo Estrela e Grazi Massafera
Marcos e Paloma interpretando um dos clássico da literatura em Bom Sucesso - Reprodução/TV Globo

Em Bom Sucesso, Alberto (Antonio Fagundes) é proprietário da Editora Prado Monteiro e sua paixão pelos livros acabou sendo passada para os filhos, Nana (Fabiula Nascimento) e Marcos (Romulo Estrela). 

No início da trama, a crise no mercado editorial quase fez a diretora financeira se desfazer dos negócios da família. Por sorte, seu irmão trouxe apoio e novas ideias. A partir daí, eles lançaram títulos mais populares e apostaram na reedição de clássicos.

Desde então, o telespectador tem conferido uma lista de obras de arte. Em depoimento ao jornal Extra, Rosane Svartman e Paulo Halm afirmaram que um dos desejos da dupla é estimular o gosto pela leitura nos telespectadores. 

E pelo visto eles estão conseguindo. Segundo pesquisa, nos últimos meses a procura pelos títulos citados no folhetim aumentou 15%. Até o momento, o vencedor é “O Magico de Oz”, de Frank Baum, que completa 120 anos da sua primeira publicação este ano.

Entre os títulos citados até agora temos “A Letra escarlate”, de Nathaniel Hawthorne “Alice No País das Maravilhas”, de Lewis Carrol; “A Bela e a Fera”, de Gabrielle-Suzanne Bardot;“Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Gabriela Cravo e Canela” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos, ambos de Jorge Amado; Dom Quixote de La Mancha”, de Cervantes”, “Mulherzinha”, de Louisa Mat Alcolt, “Peter Pan”, de J.M. Barrie e “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz.

Uma das ótimas tiradas da novela é reviver cenas de trechos extraídos dos livros. Geralmente, protagonizados pela mocinha Paloma. Pensando nisso, destacamos 5 personagens da trama que parecem ter sido extraídos de um livro. Confira!  

Paloma No Pais das Maravilhas

Os personagens de Bom Sucesso que parecem ter sido extraídos dos livros

A mocinha de Bom Sucesso é tão apaixonada por literatura que deu aos filhos Alice (Bruno Innocencio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo) nome de personagens de livros infantis. 

Sonhadora, a costureira é capaz de se transportar para dentro das páginas e viver cada frase que está lendo. Nossa mocinha lembra a própria Alice que caiu no sonho e foi parar em um mundo mágico comandado por uma rainha de Copas e onde um coelho vivia correndo contra o tempo. 

Don Juan de Marcos ou Peter Pan?

Os personagens de Bom Sucesso que parecem ter sido extraídos dos livros

O playboy é chamado de Don Juan de “quinta” pelo pai, Alberto, porque o empresário acredita que o filho é um conquistador barato que seduz as mulheres e não aceita a vida adulta, o que em parte ele tem razão. 

Assim como Peter Pan, Marcos se parece com alguém que não deseja crescer porque traz consigo o semblante de um menino e a leveza da juventude. A primeira mudança no comportamento do bom vivant só foi notada quando ele decidiu trabalhar ao lado da irmã. 

Mesmo assim, de vez enquanto ele retorna a Terra do Nunca, onde o tempo parece não passar, para abastecer suas energias. É no seu bar na beira da praia, em meio a natureza, na casa construída em cima de uma árvore ou nos jardins secretos da mansão que o rapaz se renova. 

Agora, interessado por Paloma, Marcos abandonou a vida de solteirão e parece estar pronto para assumir um compromisso motivado pelos sentimentos que nutre pela amada, assim como Don Juan do clássico escrito por José Zorilla, que ao se apaixonar de verdade abre mão de tudo pelo mulher que ama. 

Mário De La Mancha

Os personagens de Bom Sucesso que parecem ter sido extraídos dos livros

Em Bom Sucesso, Lúcio Mauro Filho dá vida a um poeta aventureiro. Editor da Prado Monteiro, ele nutre uma paixão platônica pela amiga de infância, Nana. Assim como todo escritor, o rapaz também afoga suas mágoas nas poesias que cria.

Intitulado pelos amigos de maluco, assim como Dom Quixote ele também vive em um mundo paralelo, de fantasia, criando histórias, romances, dramas e suspense em meio a devaneios. 

Por sorte, Mário conta com a ajuda do seu melhor amigo, Marcos, que assim como Sancho Pança, citado no clássico, é quem resgata o poeta das enrascadas provocadas pelo seu idealismo e o traz de volta a dura realidade na qual vive.  

Seria Diogo o Capitão Gancho?

Os personagens de Bom Sucesso que parecem ter sido extraídos dos livros

Vilão na novela das nove, Diogo (Armando Babaioff) só podia ser comparado ao Capitão Gancho que apesar de querer passar a imagem de um homem perigoso, não passa de um bandido descompensado. 

O marido da Nana é o tipo de homem que não aceita ser contrariado e quando isso acontece, faz birra, bico e quer dar fim em seus desafetos. Se pudesse, assim como o inimigo do Peter Pan, o advogado também jogaria seus inimigos no mar. 

Como nem sempre isso é possível, ele provoca um acidente de carro, sabota um elevador ou planeja um envenenamento. Diogo é tão canastrão que cria um cenário de terror e chega a ameaçar o ficante da amante com uma faca. 

Porém, basta Gisela (Sheron Menzzes) gritar para ele ficar quietinho, igual a um carneirinho. Se o malandro não se cuidar, a assistente pessoal da filha do Alberto lhe arranca a mão com os dentes igual ao crocodilo da fábula. 

Alberto e seu Corcunda de Notre-Dame

Os personagens de Bom Sucesso que parecem ter sido extraídos dos livros

No clássico escrito por Victor Hugo, Quasímodo nasceu com deformidade no rosto e nas costas. Vítima de bullying, ele se mantém afastado de todos. Já adulto, se torna sineiro da Catedral de Notre-Dame, em Paris. 

Já Esmeralda é uma cigana que ganha a vida dançando na praça e sua beleza atrai o Arquidiácono Claudio Frollo. Uma reviravolta faz a moça ser acusada de matar a santidade. Condenada a forca, ela salva pelo disforme que também se apaixona pela jovem. 

Assim como Quasímodo, Alberto também vive isolado do mundo e tem um senso de humor difícil. Apaixonado por Paloma, embora o empresário não tenha uma deficiência física, ele também acha que esse a amor é impossível devido ao avanço da idade e o seu estado de saúde. 

O conto foi um dos citados em Bom Sucesso e o próprio dono da Editora Prado Monteiro quem se imaginou como o Corcunda e imaginou sua funcionária igual a cigana Esmeralda. Em breve, a própria Sofia (Valentina Vieira) vai comparar o avô ao personagem na trama.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado