Sucesso

Cinco vezes que A Dona do Pedaço quebrou paradigmas na Globo

Novela conseguiu derrubar alguns tabus na emissora


Vivi Guedes e Maria da Paz
Vivi Guedes e Maria da Paz fizeram sucesso - Foto: Montagem

A Dona do Pedaço chega ao fim nesta sexta-feira (22), como um fenômeno de repercussão e audiência. A novela de Walcyr Carrasco caiu na boca do povo e a produção conseguiu quebrar diversos paradigmas na Globo, criando novos formatos de publicidade e condução de história.

Vivi Guedes (Paolla Oliveira) acabou sendo a principal responsável para que esses tabus fossem derrubados, mas Maria da Paz (Juliana Paes) também teve influência para que a novela obtivesse sucesso, principalmente no período do Best Cake.

Por conta disso, o NaTelinha lista os paradigmas quebrados por A Dona do Pedaço.

Confira:

Vivi Guedes no Instagram

Cinco vezes que A Dona do Pedaço quebrou paradigmas na Globo

Vivi Guedes deixou de ser influenciadora digital na ficção e levou suas fotos para um Instagram da vida real. A personagem compartilhou seus cliques com os espectadores de A Dona do Pedaço que continuavam acompanhando a trajetória dela fora da TV.

Até então, a emissora tinha lançado uma conta para as frases da vilã Valentina (Lília Cabral), de O Sétimo Guardião. Agora misturar ficção com a realidade foi uma atitude inédita e alcançou enorme sucesso.

Vivi Guedes ultrapassou a marca dos dois milhões de seguidores, tendo maior visibilidade que muitas atrizes famosas do Brasil, como Viviane Pasmanter, Cláudia Abreu, Bianca Bin, Cláudia Ohana, entre outras.

Na conta de Vivi Guedes, os fãs podem ver seus looks e momentos com seus amigos.

Vivi Guedes e a Fiat

Cinco vezes que A Dona do Pedaço quebrou paradigmas na Globo

Em agosto, Vivi Guedes (Paolla Oliveira) fez com que a Globo quebrasse um tabu e autorizasse o uso dos seus estúdios e equipe da novela das nove para gravar o comercial da Fiat, além da personagem de A Dona do Pedaço ter sido a representante da marca, inaugurando uma nova parceria: da área de dramaturgia com a comercial.

Paolla Oliveira é garota-propaganda da marca de carros há anos e a emissora, através do portal de notícias de celebridades da Globo, brincou com o episódio, dizendo que a atriz foi retirada do comercial e substituída pela influenciadora digital da trama escrita por Walcyr Carrasco.

Vivi Guedes atravessou a vinheta do intervalo comercial de “A Dona do Pedaço” e começou a apresentar a campanha, falando sobre os veículos.

Com o uso dos Estúdios Globo, a direção da novela se juntou com a agência Leo Burnett Tailor Made, agência que cuida da publicidade da Fiat. A Globo não permitia que atores se envolvessem em propagandas nos intervalos das novelas em que estavam trabalhando. A regra, apesar de derrubada, ocorreu de maneira leve. É porque o canal conseguiu aliar a imagem de Paolla Oliveira com a sua personagem Vivi Guedes.

“Percebemos a oportunidade de extrapolar para o digital já que esse era o universo da personagem e a Paolla super comprou a ideia”, contou ao portal de notícia da Globo.

Maria da Paz e o Best Cake

Cinco vezes que A Dona do Pedaço quebrou paradigmas na Globo

Maria da Paz (Juliana Paes) estava se recuperando financeiramente e encontrou no Best Cake uma oportunidade para reerguer o seu império. A boleira conseguiu entrar no reality show e passou muitos capítulos disputando o prêmio de R$ 1 milhão.

Outras novelas já fizeram realities shows, inclusive neste ano aconteceu uma competição musical em Malhação – Toda Forma de Amar. Mas os programas que eram feitos nas tramas eram totalmente fictícios, com figuras criadas pelos autores e que não ocupavam muito tempo de arte.

Em A Dona do Pedaço, Walcyr Carrasco e Amora Mautner quebraram esse tabu. O plot do reality durou semanas e contou com a apresentação de Angélica e direção de Boninho – o diretor recebeu autorização do autor para poder criar suas falas.

Os espectadores acompanharam a trajetória de Maria da Paz fase por fase e torceram como se estivessem assistindo uma verdadeira competição culinária. A mistura da ficção com a realidade neste tipo de formato também foi um paradigma quebrado pela produção.

Vivi Guedes capa de revista

Cinco vezes que A Dona do Pedaço quebrou paradigmas na Globo

A revista Glamour fez uma entrevista fictícia com Vivi Guedes e a transformou em capa de revista. A influenciadora digital falou da sua infância, do amor dos seus pais adotivos e da sua carreira, tudo inventado por Walcyr Carrasco.

Como se fosse um bate-papo real, a publicação relatou Vivi Guedes como uma pessoa real. “Não lembro de detalhes da minha infância até ser adotada, mas tenho algumas imagens de braços maternos me envolvendo. Lembro também de uma festa e do sabor de um bolo com gosto de amor”, contou a personagem.

Essa atitude também quebrou um tabu e a exposição de Vivi apenas teve como intenção popularizar ainda mais a marca da personagem. Aliás, ela aproveitou para falar da sua participação no Best Cake como jurada.

“Tudo aconteceu tão rápido que só me leva a crer que ser um referencial de positividade e alto-astral me trouxe muito mais do que eu sempre sonhei”, declarou.

Último capítulo cheio de anunciantes

Cinco vezes que A Dona do Pedaço quebrou paradigmas na Globo

A Dona do Pedaço se tornou um sucesso comercial, principalmente pela quebra de paradigmas e uma abertura da Globo para novos formatos de publicidade. Não por acaso o último capítulo terá a abertura de mais um bloco.

Se era tradicional que o último capítulo da novela contasse com cinco blocos, agora serão seis. Essa abertura de mais um intervalo é por conta da procura dos anunciantes que querem divulgar suas marcas na produção da Globo.

As ações feitas na internet – mais precisamente Instagram – e revistas são consideradas nos bastidores da emissora um divisor de água, conforme noticiou a jornalista Patrícia Kogut.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado