Toda Forma de Amar

De casais shippados a disputa por bebê: Por que "Malhação" está em alta na audiência

Atual temporada chegou ao capítulo 40 com a segunda melhor audiência da década


Disputa-de-bebês-ajudam-sucesso-de-Malhação_83885317e1702fffd45fe170c062bf4368b96474.jpeg
Lígia, com a filha adotiva no colo. A disputa pela guarda da criança com Rita é um dos motes centrais da temporada de "Malhação". Foto: Divulgação

O capítulo exibido na última segunda-feira (10) marcou o início de uma importante virada em "Malhação - Toda Forma de Amar". As mudanças de rumos que devem ocorrer nos próximos dias foram iniciadas no capítulo de número 40 e mostram uma temporada em alta de audiência graças a disputa por bebê e também casais que são constantemente 'shippados' pelo grande público.

A novela é a sexta temporada com assinatura de Emanuel Jacobina e já detém a segunda melhor média acumulada da década, somente perdendo para "Viva a Diferença" (2017). E muito desse bom desempenho se dá por conta da escolha da história central, é o que aponta o estudioso e pós-graduado em Linguística de Roteiro, Ronaldo Soares.

Para ele, a disputa por uma criança é um tema que fascina há muito tempo e não seria diferente em "Malhação". "Seja na literatura ou na teledramaturgia, duas mães brigando pela guarda de um filho sempre atrai olhares porque existe empatia do público", explicou.

O especialista se refere a briga entre Rita (Alanis Guillen) e Lígia (Paloma Duarte), que disputam a guarda do filho biológico da mocinha, mas que foi adotado pela segunda mulher. O mote central da trama mostra a protagonista tentando recuperar a bebê, mas com Lígia fazendo de tudo para não perder a adoção.

A história é semelhante a tantas outras, como por exemplo, "Barriga de Aluguel" (1989). A produção de Glória Perez acabou tomando o mesmo rumo, após Clara (Cláudia Abreu) emprestar sua barriga para que Ana Lúcia (Cássia Kiss) realizasse o sonho de ser mãe. Durante a gravidez, Clara acaba mudando de ideia e as duas brigam na justiça pela guarda da criança.

Voltando a "Malhação", quem assistiu ao capítulo da última segunda-feira viu que Rita e Lígia voltaram a ficar frente a frente e, dessa vez, sem mais ninguém se intrometendo. O gancho indicou que haveria uma discussão, mas mais do que a briga, o encontro prevê uma virada. É que Rita irá acusar Lígia de tentar comprá-la para não disputar sua filha na Justiça, o que causará confusão na cabeça da personagem de Paloma Duarte.

Tudo isso acontece porque Lara (Rosanne Mulholland), irmã de Lígia, ofereceu dinheiro para que Rita desista do processo. O problema é que foi feito sem o aval da mãe adotiva. A notícia irá cair como uma bomba na relação das irmãs e irá transformar Lara na vilã de fato nesta primeira fase.

Mas o bom desempenho da temporada não se dá exclusivamente pelo mote central. O pós-graduado em Roteiro Ronaldo Soares, que acompanha as temporadas de "Malhação" há muitos anos como fonte de estudo, afirmou que, na última década, foi necessário ter bons casais para a história cair nas graças do público.

De casais shippados a disputa por bebê: Por que \"Malhação\" está em alta na audiência

"O público de rede social quer shippar os casais. Este é um fenômeno sem volta para a teledramaturgia e 'Malhação', que tem uma realidade diferente, um público mais jovem, praticamente sobrevive disso", afirmou ele, relembrando que o sucesso das temporadas passa por pelo menos dois casais que são do agrado dos telespectadores.

Em 2019, "Toda Forma de Amar" lançou alguns casais que estão chamando a atenção do público da internet. O principal deles é formado por Anjinha (Caroline Dallarosa) e Cléber (Gabriel Santana). A história de amor da filha de um policial com um negro ligado ao rap tem causado comoção nas redes sociais e levado o nome dos personagens aos assuntos mais comentados da web. O casal ganhou até nome nas redes sociais: "clejinha".

Embora separado, o casal principal também deu o que falar enquanto esteve se aproximando. Rita e Filipe (Pedro Novaes), que é justamente filho de Lígia, já se envolveram e formarão o casal protagonista da trama. Nos poucos capítulos juntos, eles foram muito elogiados pelo público a ponto do primeiro beijo do casal ir parar nos Trending Topics.

De casais shippados a disputa por bebê: Por que \"Malhação\" está em alta na audiência

Com 17,75 pontos de média acumulada na Grande São Paulo em seus primeiros 40 capítulos, "Toda Forma de Amar" terá muito o que contar, uma vez que estão previstos 280. Emanuel Jacobina afirmou ao NaTelinha que queria apresentar a Baixada Fluminense na atual temporada.

Este, aliás, é um ponto que ainda não engrenou. Uma das promessas era mostrar a história de seis jovens que se uniram após presenciar um assalto num ônibus. O enredo policial mostra que uma pessoa foi sequestrada e morta pela milícia e os seis são testemunhas do crime, porém, tirando poucas cenas, esse plot ainda não foi desenvolvido.

Veja tabela com as audiências de Malhação:

De casais shippados a disputa por bebê: Por que \"Malhação\" está em alta na audiência

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado