Repercussão

"A Dona do Pedaço" é criticada por texto gordofóbico

Diálogo de uma cena causou polêmica na noite desta sexta (31)


donadopedaco-gilda_a3146ff910b286ff692d1299c9435d0958d40618.jpeg
Para internautas, Gilda (Heloísa Jorge) foi gordofóbica em cena da novela - Reprodução/Globo

Um diálogo de "A Dona do Pedaço" causou polêmica na internet na noite desta sexta-feira. Na novela de Walcyr Carrasco, Gilda (Heloísa Jorge) deseja que Maria da Paz (Juliana Paes) seja gorda, de modo a não ser sexualmente atraente ao marido, Amadeu (Marcos Palmeira). Os internautas não perdoaram, acusando a novela de destilar gordofobia - preconceito contra pessoas acima do peso.

Na cena questionada, Gilda pede que Amadeu conheça Maria da Paz, para terminar a curiosidade que ronda a cabeça dele, motivada pelas lembranças do passado. O homem ainda não sabe que sua antiga amada está viva. "Dá um jeito de conhecer essa mulher. Aposto que ela é uma gorda", inicia o texto.

"Gorda?", questiona o homem. Gilda retruca: "Gorda! Tomara que ela seja gorda. Gordíssima". Depois de uma pausa, a personagem complementa: "Vai lá, assim você conhece essa Maria da Paz, essa que está viva. Tira essa ideia da cabeça, Amadeu". 

A Dona do Pedaço foi bastante criticada

Para muitos internautas, o diálogo teve conotação pejorativa e reforça esteriótipos e preconceitos contra pessoas gordas. "A gordofobia na Globo não para, agora na novela A Dona do Pedaço a Gilda diz que a boleira que Amadeu quer conhecer achando ser seu amor do passado é uma GORDA", disse @RibSte. "Eita olha essa gordofobia descarada na novela", apontou @Fernanda_SCI. "Adoro que agem de forma que pessoas não podem se atrair por pessoas gordas, como se fossem pessoas horrorosas e monstruosas", ironizou @littchfield.

Houve quem ficou constrangida com a cena, como @DessaC3:"Eu sou gorda e tava assistindo com minha vó e minha mãe a novela, as duas na hora olharam pra mim e ficaram muito sem graça". Já @Meow_Clifford disse:"de que adianta falar de autoaceitação se solta uma gafe dessas?"

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado