Especial

Conheça “Jezabel”, macrossérie que a Record estreia nesta terça-feira

Trama bíblica conta a história da rainha que não era judia


Logotipo da novela "Jezabel".
"Jezabel" estreia hoje no lugar de "Jesus". Foto: Divulgação/Record

A Record estreia nesta terça-feira (23) seu novo produto bíblico. Trata-se de “Jezabel”, macrossérie escrita por Christiane Fridmann e que acompanhará a história da mulher que fez com que o rei de Israel, Acabe, se apaixonasse e casasse com ela, mesmo sendo contra a vontade de Deus.

O NaTelinha preparou um especial para você conhecer todos os detalhes da trama, que deverá ter pouco mais de 80 capítulos exibidos.

A história acompanhará a vida de Jezabel (Lidi Lisboa), a princesa fenícia que convence Acabe (André Bankoff) a se casar com ela, mesmo não sendo israelita. Para convencer o rei de Israel, ela usará artifícios físicos como sua beleza e seu poder de sensualidade. A nova rainha é aclamada pelo povo, menos o profeta Elias (Iano Salomão), que advertirá o rei sobre a heresia que está cometendo.

A trama parte da premissa que, a fim de antecipar o casamento, o pai de Jezabel irá mandar assassinar o pai de Acabe e, assim, a união ser sacramentada o mais rápido possível. Acabe fica apaixonado por Jezabel que faz então sua primeira exigência: a construção de um templo em Israel para adoração de Baal.

A partir daí, a era de idolatria a adoração ao falso deus se espalha pelo povo de Israel, contrariando os desígnios de Deus e também dos profetas que tentam, a todo custo, levar o povo ao arrependimento, sem conseguir, no entanto, muitos efeitos práticos.

É neste ponto que Elias se transformará no principal antagonista da nova rainha. A mando de Deus, o profeta irá decretar várias situações para o sofrimento do povo a fim de levá-los ao arrependimento. Haverá grande seca no lugar e, diante disso, Jezabel ficará furiosa e ordenará a morte de todos os profetas, inclusive de Elias.

Obadias (Juan Alba), homem temente a Deus, consegue ajudar e faz com que cem profetas se salvem do massacre organizado por Jezabel. Elias fugiu, graças ao aviso de Deus, e vive num deserto, sendo alimentado por corvos, juntamente com seu discípulo Dov (Andrey Lopes).

Jezabel não perderá a oportunidade ao ver a fragilidade do povo israelita diante da seca para seguir sua trajetória de manipulação ante a Acabe. Ela conseguirá que seu amante Hannibal (Rafael Sardão) se torne o principal general do exército do povo judeu, derrubando o íntegro Barzilai  (Timóteo Heiderick).

Porém, haverá equilíbrio. Enquanto a seca ocorre, o templo de Baal e o poste-ídolo levantado a Aserá ficarão prontos de modo que o casamento poderá ocorrer. Mas Acabe se casa antes com Aisha (Adriana Birolli), uma jovem israelita e temente a Deus e que oferecerá a ele conselhos de sabedoria divina, se contrapondo à sua relação com Jezabel. Vale lembrar que, na época, o rei poderia se casar com várias mulheres.

Após casar-se com Acabe, Jezabel cria um decreto assolando o povo judeu. A partir daquele momento, todo o povo terá de adorar Baal sob pena de morte. E para convencer a todos de que é uma boa rainha, ela passa a distribuir alimento e água.

A trama seguirá ainda núcleos paralelos, quase sempre mostrando como as relações humanas ficarão diante das provas de Deus a seu povo. Personagens como Tadeu (Vitor Sparapane), que terá de manter-se fiel a sua esposa Hanna (Juliana  Boller), mesmo sofrendo com a sedução de Jezabel, serão provados.

É o caso de Micaias (Guilherme Dellorto) que terá muitos conflitos com sua noiva, a impetuosa Raquel (Sthefany Britto).

“Jezabel” terá muitos momentos bíblicos que são considerados marcantes. Como quando Elias ora e Deus envia fogo do céu e consome todos os 800 profetas de Baal, provocando ainda mais a ira da rainha que o tem como seu principal inimigo, tornando a situação ainda mais delicada.

Como Elias é o principal antagonista de “Jezabel”, é possível que a macrossérie mostre a subida do profeta aos céus. Segundo a Bíblia, ele é um dos únicos personagens bíblicos que desaparece, sendo levado aos céus por Deus e que não experimentou a morte.

A trama também mostrará a guerra entre os israelenses e os sírios que, na Bíblia, mostra o profeta Inlá (Leonardo Franco) dizendo a Acabe para ir à guerra, pois Deus entregará os sírios em suas mãos. Em meio a guerra, Acabe aceita fazer um acordo com o rei sírio ao invés de matá-lo e, diante disso, um profeta informa a Acabe que ele será morto no lugar do rei sírio, mas a profecia é alvo de zombaria por parte de Jezabel.

Na Bíblia, Acabe e Jezabel morrem de forma trágica. A rainha que destruiu a adoração do povo de Israel por Deus é devorada por cães.

"Jezabel" irá ao ar de segunda a sexta, a partir das 20h45, na Record.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado