Estreia

Globo aposta em reação de “Verão 90” após semana atípica com tragédia de Brumadinho


A Patotinha Mágica
Divulgação/TV Globo

Completada sua primeira semana nesta última terça-feira (05), "Verão 90” já teve seus primeiros resultados avaliados pela Globo. A novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral tem como função recuperar a audiência e o prestígio da faixa perdidos pela antecessora", o "Tempo Não Para".

Segundo apurou o NaTelinha, os responsáveis pela análise do produto no Ibope não consideraram os capítulos iniciais preocupantes em termos de agrado aos telespectadores.

“Verão 90” estreou numa semana atípica. Com a tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, boa parte do público do horário passou a acompanhar as informações das buscas da equipe de resgate nos telejornais das concorrentes e também na TV paga.

Na quinta (31), dia onde o share costuma ser alto, a novela ficou com baixa audiência (18,8 pontos), pois diversos bairros de São Paulo sofreram com um apagão. Além de “Verão 90”, o “Jornal Nacional” também fechou com índices bem inferiores ao que a Globo está acostumada (23,0).

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, tal análise usa como exemplo a novela "As Filhas da Mãe", de Silvio de Abreu, em 2001, época em que aconteceram o sequestro de Silvio Santos e a tragédia de 11 de setembro nos Estados Unidos. Para os profissionais de pesquisa da Globo, não há como disputar audiência com esse tipo de ocorrência.

Por sinal, a avaliação da equipe de dramaturgia da emissora é positiva. A leitura feita é que o enredo criado por Izabel de Oliveira e Paula Amaral lembra as grandes obras dos anos de 1990, que segue a linha narrativa de apresentar os personagens, costurando as histórias de maneira orgânica e chegar ao ápice dos conflitos da metade para o fim.

Para chamar atenção do público, as primeiras semanas vão apostar no humor das personagens de Claudia Raia e Isabelle Drummond, no drama do romance de Dira Paes e Humberto Martins e nos conflitos dos irmãos Guerreiro. 

Procurada pelo NaTelinha, a Globo disse que “estamos muito satisfeitos com a audiência de ‘Verão 90’,  como ficamos com a performance de ‘O Tempo Não Para’”.

Jorge Fernando com prestígio

A volta de Jorge Fernando como diretor do horário das sete agradou a Globo, principalmente Silvio de Abreu, garantem fontes do NaTelinha. O responsável pela direção artística da novela conseguiu captar o espírito que a faixa perde, trazendo muita cor e movimentação nas cenas, apontam.

Na primeira semana, “Verão 90” ficou abaixo dos 21 pontos na audiência.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado