Nova novela

Clipe de “Verão 90” relembra o auge das novelas de humor do horário das 19h


Verao-90_c1bc9b3abf9fbf76541fc654ab5437d144598ac1.jpeg
Globo/Raquel Cunha

A Globo realizou nesta quinta-feira (18) evento de lançamento de sua próxima novela das 19h, "Verão 90". Na ocasião, foi exibido um clipe de divulgação da trama, que apostará ainda mais no humor.

Quem assistiu ao vídeo percebeu a constante aposta na comédia pelos mais diversos núcleos da obra, entre eles o central, com atores como Cláudia Raia, Dira Paes e Humberto Martins.

Internamente, a produção trata Cláudia Raia como uma grande curinga para o sucesso da novela. Isso porque ela é considerada uma das mais experientes quando o assunto é humor. Raia acumula novelas em sua carreira dentro do horário das 19h, inclusive com prêmios, como o "Troféu Domingão" pela sua personagem Jaqueline em “Ti Ti Ti”.

Mas não é apenas o núcleo central que parece investir no filão. Outros personagens já chamaram a atenção de quem assistiu ao clipe. Neste caso, aparece a atriz Fabiana Karla. Com poucas cenas neste lançamento, a personagem gerou repercussão nas redes sociais.

Clipe de “Verão 90” relembra o auge das novelas de humor do horário das 19h

O auge do humor no horário

Clipe de “Verão 90” relembra o auge das novelas de humor do horário das 19h

É importante lembrar que o horário das 19h, em momentos anteriores, era tido como reservado quase que exclusivamente para tramas de humor. Isso se iniciou na década de 80 com novelas de Cassiano Gabus Mendes (“Ti Ti Ti”, “Plumas e Paetês”, “Que Rei Sou Eu”) e Silvio de Abreu (“Guerra dos Sexos”).

Nos anos 90 e início dos anos 2000, o horário acabou se firmando ainda mais para o estilo com obras como “Vamp”, de Antônio Calmon, ou “Quatro por Quatro”, de Carlos Lombardi. Lombardi que, aliás, foi tido por um longo tempo como o rei do horário, assinando também “Kubanakan” e “Uga Uga” na faixa das 19h.

Romance água com açúcar

Nos últimos anos, contudo, a emissora passou a investir em tramas de romance água com açúcar no horário. Embora com dosagem de humor em núcleos paralelos, as últimas tramas parecem ter sido feitas sob encomenda.

Novelas como a própria “O Tempo não Para”, “Deus Salve o Rei”, “Pega Pega”, “Rock Story”, “Totalmente Demais” e “I Love Paraisópolis” apostaram mais na comédia romântica que propriamente no humor de fato.

Curiosamente, a última novela que apostou primeiramente no estilo como base da narrativa foi justamente “Cheias de Charme”, escrita por Izabel de Oliveira, que também está no projeto de “Verão 90”.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado