Nova novela do SBT

Descobrindo o lado bom da vida: saiba como será "As Aventuras de Poliana"

Nova novela do SBT estreia nesta quarta-feira (16)


alice-poliana-viagem_aead3fc456e2c0de89cc4afb99ee72c61e9692e0.jpeg
Divulgação/SBT

O SBT estreia nesta quarta-feira (16) sua nova novela, "As Aventuras de Poliana", a quinta do segmento infanto-juvenil, que a emissora aposta desde 2012, com "Carrossel", "Chiquititas", "Cúmplices de um Resgate" e "Carinha de Anjo".

Desta vez, diferente das outras, que eram remakes de tramas da Televisa, a nova produção é inédita, de autoria de Íris Abravanel inspirada no livro "Pollyanna", de Eleanor H. Porter, escrito em 1913.

A trama busca renovar a esperança com pensamento positivo e boas notícias para ver o lado bom da vida. "As Aventuras de Poliana" também marcará os 10 anos da carreira da mulher de Silvio Santos como autora, iniciada em 2008 com "Revelação.

"É muito gratificante escrever e acompanhar a história de Poliana nos dias de hoje, onde todos precisam de boas notícias. Essa novela nos ensina que é nas pequenas coisas que encontramos os momentos de felicidade. O exercício do 'Jogo do Contente' é para todos. Renovar a nossa mente a cada dia, e viver contente independente das circunstâncias. Sempre há um motivo para sentirmos gratidão. Pode ter certeza que em um coração cheio de gratidão não existe espaço para amargura. Essa é a verdadeira essência de 'As Aventuras de Poliana', explicou Íris durante o lançamento da novela, na semana passada.

O diretor-geral Reynaldo Boury também comentou a expectativa para o novo trabalho com a autora: “'As Aventuras de Poliana' é a quarta novela que fazemos juntos. Uma parceria que vem dando certo. Foram três sucessos e dessa vez não será diferente”.

Gravada na cidade cenográfica e nos estúdios 7 e 8 do SBT, além de locações externas, como nos municípios de Quixadá, Trairi e Praia da Taíba no Ceará, a novela conta a história de Poliana (Sophia Valverde), uma garota com personalidade livre e espontânea que cresceu em meio à magia do teatro mambembe. Ela é filha do casal de artistas multitalentosos formado pelo divertido diretor e ator Lorenzo (Lázaro Menezes) e pela espirituosa atriz Alice (Kiara Sasso), que integram o grupo teatral itinerante Vagalume com sua casa/palco sobre rodas.

Descobrindo o lado bom da vida: saiba como será \"As Aventuras de Poliana\"
Íris Abravanel e Reynaldo Boury com a protagonista, Sophia Valverde

Apesar da família ser unida e feliz, passa por constantes dificuldades financeiras ao longo das turnês. Para não desanimar e encarar os problemas de forma mais leve, Lorenzo e Alice ensinam uma brincadeira para Poliana sempre jogar nos momentos difíceis: o "Jogo do Contente", que consiste basicamente em conseguir ver o lado bom de tudo, especialmente nas situações mais desagradáveis.

A trupe de Lorenzo e Alice segue pelo Nordeste brasileiro e escolhe um município esquecido e pacato do sertão cearense para mais uma de suas montagens teatrais. É onde ela conhece João (Igor Jansen), um garoto humilde do povoado local, que está de passagem e se encanta pela música da apresentação. João possui personalidade forte e vive em um casebre no meio do sertão nordestino aos cuidados do pai grosseiro Tião (Helder Sossa) e da mãe submissa, Josefa (Luciana Vidal). Mesmo com a pouca idade, João já é obrigado a abandonar a escola e a ajudar Tião com o trabalho na lavoura e os serviços de casa. Contudo, João desenvolve interesse pela música e seu talento chama a atenção de Josefa.

Hoje, aos 11 anos de idade, Poliana precisa ir à São Paulo para morar com os parentes de sua mãe, a família D’Ávila. Antes de partir, Lorenzo revela que sempre sonhou que a família pudesse um dia se apresentar em uma linda peça, mas isso não será mais possível, já que Alice faleceu e ele mesmo adoecera. O pai pede à filha que nunca desista de seus sonhos, e reforça a importância de que ela nunca deixe de jogar o "Jogo do Contente".

Enquanto isso, no casebre do sertão, João, também aos 11 anos, se cansa da repressão do pai e decide ir embora de casa. O garoto promete para a mãe que voltará para dar a ela uma vida melhor. Josefa fica atordoada, mas compreende que fora daquela realidade o filho talvez tenha condições de alcançar seus sonhos e desenvolver seus talentos. João, então, segue na garupa de um pau de arara à sua própria aventura rumo a São Paulo.

Poliana e João chegam ao mesmo tempo à cidade grande, porém separadamente. Nesta trajetória, as duas crianças já se deparam com muitas aventuras e histórias surpreendentes que irão mudar a realidade e os sonhos que tinham antes de enfrentarem esta caminhada. Poliana perceberá que nem todos são bondosos como os seus pais e que o "Jogo do Contente" é cada vez mais necessário e difícil de ser executado. Enquanto João, em outro canto, precisará lidar com o perigo vindo das ruas para lutar por seus sonhos e cumprir a promessa feita a Josefa. Em meio a essa aventura, Poliana e João se esbarram e o destino parece reuni-los mais uma vez. E é assim que a amizade dos dois recomeça.

A menina passa a morar com sua tia Luísa D’Ávila (Milena Toscano), irmã de Alice, mas é recebida com frieza e desagrado. Amargurada pelo passado, a rica mulher deixa visível que não gosta da presença da criança em sua mansão e cuida dela apenas por obrigação. A garota se vê forçada a obedecer inúmeras regras e horários estabelecidos. Toda a liberdade que tinha com os pais fica apenas na memória. Luísa mente a respeito do restante da família e diz que seu irmão, tio da pequenina, mora fora do país e por isso os dois não têm mais contato. Nanci (Rafaela Ferreira) e Antônio (Jitman Vibranovski), empregados da mansão, são quem irão trazer algum alívio para a solidão da menina, pelo desprezo da tia amargurada. Nesse meio tempo, a garota acaba conhecendo a rabugenta Dona Branca (Lílian Blanc) e sua neta Mirela (Larissa Manoela), avó e prima de Nanci.

Ao longo da história, Poliana enfrenta inúmeros desafios na escola, nas amizades e principalmente na própria família. Sente a obrigação de encontrar um lar para seu amigo João, reunir seus tios novamente e desvendar o mistério do antigo grande amor de sua tia Luísa para que ela volte a se relacionar e não fique mais sozinha. Mesmo em meio às dificuldades e à adaptação à nova realidade, Poliana tenta sempre ver lado bom da vida e propagar a boa mensagem do jogo do contente por onde passa.

"As Aventuras de Poliana" estreia nesta quarta (16), às 21h, e fará dobradinha com os últimos capítulos de "Carinha de Anjo".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado