Novela

Globo leva "Tempo de Amar" para feira de arte em ação inédita

Novela estreia no dia 26 de setembro


tempodeamar-artrio(2)_fd1843abe74e44c8e617bd5c1524b5c997cbc194.jpeg
Fotos: João Miguel Júnior/TV Globo

Com a estreia de "Tempo de Amar" marcada para o dia 26 de setembro, a Globo viu oportunidade para estar presente na ArtRio, maior feira de arte do Rio de Janeiro.

No evento, a emissora levou a temática da próxima novela das seis para os dias atuais com uma instalação produzida pela cenografia em diálogo com obras de arte escolhidas por Kelly Taxter, curadora assistente do Jewish Museum de Nova Iorque.

Nessa experiência de merchandising cultural da Globo, o Solo Project, um dos programas da feira, foi inspirado no Grêmio Cultural Brazileiro da trama de época, escrita por Alcides Nogueira em parceria com Bia Corrêa do Lago.

O espaço decorado pela equipe da novela foi transformado em um salão do fim da década de 1920 que abriga obras de artistas contemporâneos como Vik Muniz, Leda Catunda e Gustavo Speridião.

Globo leva \"Tempo de Amar\" para feira de arte em ação inéditaBia Corrêa do Lago e Jayme Monjardim

"Brazilwood", tema da exposição ambientada no cenário de época, é, na definição da curadora norte-americana, uma mistura de Brasil e Hollywood, que questiona a liberdade da cultura pop na arte contemporânea frente à diversidade das expressões culturais no mundo globalizado.

Na novela, o centro cultural que inspirou a decoração é ponto de encontro de personagens que se reúnem para debates e expressões artísticas. “Essa confluência de arte, capitalismo e entretenimento levanta questões semelhantes àquelas levantadas pelo Pop, ou seja: o que diferencia a cultura do comércio; a realidade da ficção; e como é possível superar a distração e encontrar significado?”, propõe Kelly no texto de apresentação da mostra.

Na noite da última quinta-feira (14), artistas, integrantes do elenco e direção de "Tempo de Amar" celebraram a iniciativa em um vernissage realizado no espaço.

“A arte inspira todas as formas de comunicação, e a novela é um dos maiores veículos de diálogo com o público. Na trama, temos um cenário que é um centro cultural onde serão apresentadas diversas formas de arte, como música, poesia, pintura. E esse espaço criado na ArtRio foi inspirado nesse ambiente”, declarou o diretor artístico da trama, Jayme Monjardim.

Globo leva \"Tempo de Amar\" para feira de arte em ação inédita
Nívea Maria também esteve presente

“Cultura é qualquer manifestação que emana do povo. Eu conheço a ArtRio há muitos anos e, a cada ano, ela está melhor”, opina Tony Ramos. Já o protagonista Bruno Cabrerizo visitou pela primeira vez o evento. “Como morei 12 anos na Europa, nunca tive a oportunidade de visitar a ArtRio, mas gostei muito dessa ação aqui. Afinal, a novela se passa em um período de grande revolução cultural e artística, é ambientada no final dos anos 20”, disse.

O espaço está aberto para visitação até este domingo (17).

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado