Não foi desta vez

Oscar 2020: Democracia em Vertigem perde para documentário produzido por Obama

Produção brasileira não conseguiu levar o principal prêmio do cinema


Democracia em Vertigem
Cena do filme Democracia em Vertigem - Foto: Reprodução/Netflix

Neste domingo (9), Democracia em Vertigem não levou o Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário. A Academia deu a estatueta para Indústria Americana, que tem como produtores Michelle Obama e Barack Obama, ex-primeira-dama e ex-presidente dos Estados Unidos, respectivamente.

Democracia em Vertigem, documentário de Petra Costa e que faz parte do catálogo Netflix, foi a única produção representando o Brasil, mas entrou na disputa sem muitas chances de vencer. Indústria Americana, que também é da grande plataforma de streaming, chegou como favorita e carimbou a vitória.

American Factory – título original do documentário – foi dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert e ainda teve produção também de Jeff Reichert e Julie Parker Benello. O enredo gira em torno da recepção da alta tecnologia chinesa na classe média dos Estados Unidos.

O principal concorrente de Indústria Americana, segundo os críticos americanos, era Honeyland, que concorre também em Melhor Filme Estrangeiro. Quem corria por fora era For Sama.

Democracia em Vertigem

A história do documentário brasileiro é sobre os bastidores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Na época, a petista deixou o cargo após ser afastada pelo Congresso e deu espaço a Michel Temer, acusado pela oposição de ter aplicado um golpe nos bastidores políticos.

O filme em si vem sofrendo todo tipo de comentários entre o público brasileiro. Desde que foi lançado, o documentário recebe elogios de quem é mais alinhado ao espectro da esquerda política brasileira, enquanto é alvo de duras críticas de membros da direita conservadora.

Até Pedro Bial se posicionou em relação ao trabalho de Petra Costa em Democracia em Vertigem. O apresentador da Globo não gostou da produção e criou polêmica nas redes sociais, mas deixou claro que considera a diretora uma boa cineasta e com outros trabalhos interessantes.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado