Próximos 10 anos

Ataque da Amazon a executivo do Globoplay expõe futuro do serviço e preocupa Globo

João Mesquita era considerado o cabeça do Globoplay e trabalhou no Grupo Globo por 16 anos


seriado Ilha de Ferro
Divulgação/Globoplay

A saída do executivo que era considerado o cabeça do Globoplay, João Mesquita, para a plataforma de streaming Amazon Prime Video, ainda não foi bem digerida e gerou temor entre a alta cúpula do Grupo Globo. O receio é que a concorrente se beneficie de estratégias no mercado brasileiro tendo o conhecimento dos seus projetos e investimentos dos próximos 10 anos.

João Mesquita foi por 14 anos diretor-geral da Rede Telecine (2003 - 2018), e em março do ano passado migrou para o Globoplay, assumindo o cargo de CEO no lugar de Erick Brêtas, que acabou reassumindo a posição com a saída do executivo em agosto.

O ex-Globoplay e agora diretor geral da Amazon Prime Video Brasil assume oficialmente o posto no próximo dia 23, e era visto como a cabeça e alma do projeto da Globo via streaming. Desde que assumiu o comando do serviço, o Globoplay deixou de oferecer apenas a programação da televisão (catch up) e passou a ter produções brasileiras e internacionais exclusivas.

O NaTelinha apurou que a saída do executivo foi um duro golpe nas estratégias do Grupo Globo em sua novata plataforma de streaming. Mesquita conhecia todo o histórico do Globoplay (passado, presente e futuro) e todas as mensurações de pesquisas de mercado encomendado pelo grupo.

Agora, todo esse know-how será absorvido pela Amazon Prime Video, que passará a ter uma larga vantagem sobre a concorrente brasileira.  Por estes motivos, de acordo com pessoas ligadas à plataforma, a saída de Mesquita não teria sido bem recebida pela diretoria da Globo, levando preocupação ao Grupo.

"Temos um caixa para investir que vai durar 10 anos"

Ataque da Amazon a executivo do Globoplay expõe futuro do serviço e preocupa Globo

Em sua participação no Seminário Brasil Streaming 2019, em abril deste ano, João Mesquita falou de forma resumida sobre os projetos do Globoplay: "O grupo decidiu investir na plataforma no médio e longo prazo. É altamente rentável, tem uma dimensão gigante, não está em queda e escolheu focar no Globoplay. Não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Temos um caixa para investir que vai durar 10 anos, então corremos poucos riscos de mudar de estratégia. O investimento no Globoplay é prioritário e isso nos dá segurança e vantagem competitiva".

E continuou: "A produção do grupo hoje está organizada via estúdios Globo, é daí que saem nossos originais. Quando falamos em co-produção, estamos organizados em time com a Globosat. E temos ainda muito produto em análise, há espaço para trabalhar com produtoras independentes. Se o produto é bom e agrada, vamos investir".

A Amazon Prime Video estava à procura no mercado nacional de um nome com o perfil de João Mesquita para assumir sua operação no Brasil desde o final do ano passado. A empresa deve investir no mercado brasileiro e passar a concorrer, como no restante do mundo, com a Netflix.

Investimentos da Globo no Globoplay

A Globo canalizou boa parte dos seus investimentos de 2018 no aperfeiçoamento na tecnologia da sua plataforma de streaming e em produções exclusivas para o Globoplay. Esse cenário acabou impulsionado o resultado operacional negativo do Grupo de mídia que no último ano que foi de R$ 530 milhões, como consta no balanço da empresa publicado em março de 2019.

Agradecimento de João Mesquita

Na semana em que foi anunciada sua saída do Globoplay, em seu perfil na rede social do Linkedin, João Mesquita publicou um agradecimento ao Grupo Globo.

"OBRIGADO GRUPO GLOBO! Obrigado por 16 anos maravilhosos num Grupo que é incomparável e uma referência mundial. Obrigado por me terem importado do outro lado do atlântico confiando em mim ao longo de tanto tempo. Agradeço a todos com quem trabalhei - sem excepção - pela parceria, ensinamentos, paciência, discussões, energia, confiança, provocações e, não podia faltar, pelos muitos sorrisos e infinitas risadas que demos juntos. Guardarei as melhores memórias deste período que parece ter começado ontem. Termina da melhor maneira: 22 meses depois, encerra-se um ciclo fantástico no @Globoplay só possível graças ao trabalho de todos, dentro e fora da unidade. Valeu a pena", disse.

E completou: "Os resultados mostram bem ao que viemos! Agora, o céu é o limite. Orgulho ter feito parte disto. Um obrigado especial ao Alberto que me trouxe para o Grupo e que sempre me apoiou; um agradecimento particular ao Jorge e aos acionistas que, em mim confiaram tratando-me sempre com o maior respeito; um agradecimento infinito a todos os que na Unidade OTT confiaram em mim e neste projeto fantástico. Ser-vos-ei eternamente grato. Obrigado Sofia, amor da minha vida. Sempre pronta a dar o sangue pelos nossos novos desafios!”.

Procurada, a assessoria do Globoplay disse que não vai comentar a informação.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado