Exclusivo

PlayPlus atinge meta de oito meses em dois e comemora engajamento de "A Fazenda"


A Fazenda
Rafael Ilha foi o grande vencedor de "A Fazenda 10" - Reprodução

Lançado em agosto para enfrentar a concorrência da Netflix e do Globoplay no Brasil, a plataforma de streaming do Grupo Record, o PlayPlus, vem comemorando os números conquistados impulsionados pelo reality show "A Fazenda 10", canais da Disney, os esportivos da ESPN e conteúdos exclusivos.

Em conversa com o NaTelinha, a diretora de planejamento transmídia da Record, Beatriz Cioffi, revelou que o aplicativo bateu a meta de oito meses em apenas dois. "Para uma plataforma que tem quatro meses de vida e que atingiu as metas de oito meses em dois, 'A Fazenda' nos trouxe um verdadeiro teste, pois é um produto com alto poder de engajamento e que figurou em Trending Topics e bateu recordes nos meios digitais. Transmiti-la 24 horas nos trouxe insumos e dados valiosos para pensarmos em outros produtos e entendermos como funciona o espectador em múltiplas plataformas", destacou a executiva sobre a importância de "A Fazenda" para o PlayPlus, sem detalhar números.

Beatriz Cioffi completou dizendo que na décima edição do programa foi a primeira vez que ocorreu uma transmissão 24 horas em um serviço de assinatura na internet, em uma OTT (Over-The-Top - distribuição digital de conteúdo de televisão por meio da Internet .

De acordo com a diretora de planejamento transmídia da Record, os resultados foram bem positivos e renderam frutos. Citou como exemplo um novo reality show, quase um spin-off de "A Fazenda", o "Tudo ou Nadja", que mostra o dia a dia da ex-peoa que foi expulsa do jogo, Nadja Pessoa.

PlayPlus atinge meta de oito meses em dois e comemora engajamento de \"A Fazenda\"

"Foi muito bacana colocar de pé em tempo recorde conteúdos extra de 'A Fazenda' criados por meio da análise de dados coletados (engajamento, alcance, perfil de telespectador, reações, etc) em mais de 42 canais de entrada diferentes", comemorou ela, afirmando que esta foi "A Fazenda" mais conectada de todas as edições.

Além disso, a plataforma ganhou uma versão estendida da edição especial do "Vale a Pena Ver Direito" e um produto inédito e exclusivo, a "Cabine de Descompressão", apresentado por Marcos Mion.

"Tudo isso, todas essas criações surgiram após conseguirmos cruzar e analisar dados que entravam via canais digitais, uma plataforma OTT, no portal do grupo, ou seja, 'A Fazenda' foi extremamente importante para a área multiplataforma do Grupo Record, onde o PlayPlus é um dos protagonistas, poder maximizar resultados por meio de criações exclusivas de programas que vão além do reality show", destacou Cioffi.

Para a diretora, o grande diferencial desta edição de "A Fazenda" para conseguir uma repercussão tão relevante nas redes sociais foi ter escalado Marcos Mion na apresentação. "Além da interatividade na tela, as enquetes que mudaram o rumo do jogo, as votações da roça e as redes sociais extremamente ativas, pela primeira vez tivemos um apresentador também nativo do digital. Marcos Mion é naturalmente engajado com esse universo. Tem público que o procura e o acessa via social media de maneira orgânica há anos. Ele foi a catapulta para uma estratégia já vencedora quando o assunto é repercussão nas redes. Como apoio, a repórter do digital dessa edição, Flávia Viana, também foi cuidadosamente escolhida por sua boa interação junto ao público das redes sociais", diz.

Questionada sobre qual o caminho para o sucesso de um programa de TV aberta na internet, a diretora de planejamento transmídia da Record respondeu: "primeiro é importante levar em consideração e ter consciência que são plataformas diferentes e por isso mesmo, temos que respeitar suas particularidades. A fórmula é diferente, o jeito de assistir é diferente, a interação é aplicável em um e em outro não. Ou seja, o produto é o mesmo, mas a forma de entregá-lo é outro".

PlayPlus atinge meta de oito meses em dois e comemora engajamento de \"A Fazenda\"

No Twitter, "A Fazenda" conseguiu mais de 6 milhões de menções apenas nas hashtags que chegaram aos Trending Topics. O perfil do programa na rede teve mais 130 milhões de impressões. Além disso, foram mais de 400 hashtags nos TTs Brasil e Mundo. No total, foram mais de 8,8 milhões de reações e envolvimentos com as publicações nas redes sociais.

No Facebook, as lives com Flávia Viana conquistaram pouco mais de 2.400.000 visualizações.

"Na internet sempre pensamos em como o espectador irá chegar ao programa, como ele poderá sentir que faz parte dele e como esse engajamento tem que acontecer, é ação e reação o tempo todo, por isso, monitoramos o humor, o tempo de interação, o perfil do espectador naquele determinado horário, tudo isso é válido para chegarmos ao sucesso almejado", encerrou.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado