Morreu aos 86 anos

O que aconteceu com Sebastião Vasconcelos, o Floriano de Mulheres de Areia?

Ator parou de receber convites de trabalho, desenvolveu depressão e “desistiu de viver”, segundo viúva


Sebastião Vasconcelos como Seu Floriano na novela Mulheres de Areia, em reprise na Globo
Sebastião Vasconcelos voltou ao ar com a reprise de Mulheres de Areia; ele interpretou Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) - Foto: Divulgação/Globo

Sebastião Vasconcelos deu vida ao pescador Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) da novela Mulheres de Areia, em reprise nas tardes da Globo. Marido de Isaura (Laura Cardoso), ele conhece o mau caráter da filha malvada e, por isso, está sempre do lado de Ruth, disposto a defendê-la.

Há 30 anos, quando a novela foi ao ar pela primeira vez, Sebastião Vasconcelos já era um ator consagrado na TV. Nascido em Pocinhos, no interior da Paraíba, ele iniciou sua carreira nos anos 1950, atuando primeiro em filmes e peças de teatro.

A estreia na televisão foi na primeira versão de Cabocla (1959), baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, dando vida ao protagonista Luís Jerônimo. Ele também integrou o elenco da terceira adaptação da história, que foi ao ar na Globo em 2004, como o personagem Felício.

Por onde anda Laura Cardoso, a Isaura de Mulheres de Areia?

Ao longo da carreira, fez dezenas de novelas na Globo, incluindo sucessos como Saramandaia (1976), Grande Sertão: Veredas (1985), Selva de Pedra (1986 ), Bebê a Bordo (1988) e uma participação em Vale Tudo (1988), como o pai de Raquel (Regina Duarte) e avô de Maria de Fátima (Gloria Pires).

Outro personagem bastante lembrado é o sovina Zé Esteves de Tieta (1989), pai da protagonista da história, e o muçulmano Tio Abdul de O Clone (2001), dono do bordão “arder no mármore do inferno”. Seu último trabalho na TV foi na saga Os Mutantes (2008), na Record.

Sebastião Vasconcelos passou últimos 5 anos de vida sem papéis na TV

O que aconteceu com Sebastião Vasconcelos, o Floriano de Mulheres de Areia?

Sebastião Vasconcelos morreu em 15 de julho de 2013, aos 86 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele lutava contra um enfisema pulmonar e o Mal de Parkinson, que descobriu na época de O Clone. Além disso, a depressão o fez deixar de lado os tratamentos e os medicamentos.

Na época, a viúva Vilma Costa, com quem viveu por 54 anos, comentou em entrevista ao Uol: "Sebastião andava muito triste e rebelde. Desde o início desse ano, ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho e aí resolvemos interná-lo".

Ela atribuiu a depressão à falta de oportunidades de trabalho. “Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato. Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa.”

Por onde anda Daniel Dantas, o Breno de Mulheres de Areia?

+ O que aconteceu com Irving São Paulo, o Zé Luís de Mulheres de Areia?

+ Por onde anda Henri Pagnoncelli, o César de Mulheres de Areia?

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado