Exclusivo

Paulo Betti diz que fim de contratos fixos na Globo é uma tendência: "Vai acontecer"

Ator estreia autobiografia no palco em formato online devido ao Covid-19


Paulo Betti estreou novo formato de teatro
Divulgação

Um dos atores mais experientes da dramaturgia brasileira com 48 anos de carreira, Paulo Betti vive um momento diferente, único e ao mesmo tempo assustador. Nas palavras dele, estimulante, ao atuar online. São os novos tempos, de ainda isolamento social por conta do novo coronavírus.

Até o final de julho, ele está em cartaz com o espetáculo Autobiografia Autorizada, com transmissão direta do Teatro PetraGold, todas as quintas, às 17h. Nesta conversa exclusiva com o NaTelinha, Betti fala do desejo de voltar ao teatro com plateia, da nova ordem das emissoras de contratar atores por obra e fala de Mário Frias como Secretário de Cultura do Governo Bolsonaro: "Realmente é uma indigência tudo isso que nós estamos passando"

Ao site, Paulo Betti diz que não está acompanhando as demissões dos atores que a Globo vem promovendo nos últimos meses. A emissora priorizará a contratação de elenco por obra para a maioria suas produções. "Isso já era uma tendência anterior, de contratos mais curtos e por obras. Eu não sei como as coisas vão se rearranjar, mas é o que vai acontecer daqui por diante", opina.

Confira a entrevista completa com Paulo Betti

Um ator experiente como você é dos palcos, como é se adaptar a esse novo formato online?

Paulo Betti - Eu estou me sentindo como se fosse a minha primeira vez no teatro amador. Não é exagero, não (risos). É como se fosse no teatro amador... Não sei como é, não sei como vai funcionar porque é muito diferente e, ao mesmo tempo, estimulante. É o teatro respirando por aparelhos.

Como tem, sentido a repercussão do público com espetáculos online? Acho que isso vai ser um novo meio?

Paulo Betti - É a primeira vez que estou fazendo e eu estou sentindo que as pessoas gostam. Meus colegas, que fizeram antes de mim lá no Teatro PetraGold, gostaram da experiência de transmissão online. Esse simbolismo de ter uma peça no teatro, ter uma pessoa na plateia representando as pessoas que estão dentro de suas casas é muito forte.

Tem projetos para depois do fim do isolamento social?

Paulo Betti - O projeto é levar essa peça Autobiografia Autorizada ao vivo nos teatros e vendo as pessoas na plateia, o público te encarando. E depois abraçar todo mundo

Paulo Betti diz que fim de contratos fixos na Globo é uma tendência: \"Vai acontecer\"

Fale sobre o espetáculo.

Paulo Betti - A peça só sou eu no palco e a minha autobiografia autorizada. Falo sobre a infância e adolescência e é um poema humorado

Acha que essa pandemia veio para sacudir o homem?

Paulo Betti - Tudo que não mata, engorda. Vamos tentar sobreviver

O que acha da nova ordem das emissoras acabarem com os contratos longos? Acha que o mercado terá menos disparidades de salários?

Paulo Betti - Eu não tenho acompanhado as demissões de atores, mas isso já era uma tendência anterior, de contratos mais curtos e por obras. Eu não sei como as coisas vão se rearranjar, mas é o que vai acontecer daqui por diante.

E Mário Frias como Secretario de Cultura?

Paulo Betti - Tem um vídeo circulando do Mário Frias explicando o que é teatro, o que é cinema e o que é televisão para um dos filhos do Bolsonaro, o Eduardo. Realmente é uma indigência tudo isso que nós estamos passando e não é só com relação à cultura. É com relação ao meio ambiente e eu me preocupo demais com essa área. Eles estão destruindo tudo e nós estamos em maus lençóis, mas isso vai passar também.

Serviço Paulo Betti:

Autobiografia Autorizada - Classificação: 12 anos

Duração: 90 minutos - De 09/07/2020 a 30/07/2020

Toda quinta-feira às 17h - Preço: R$ 10,00

Texto: Paulo Betti

Endereço: Teatro Petragold - Transmissão online

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado