Luto

Morre aos 94 anos Rubem Fonseca, criador de Mandrake e Lúcia McCartney

Escritor morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15)


Rubem Fonseca posa para foto
Rubem Fonseca foi a mente por trás de personagens como Mandrake - Foto: Divulgação

Rubem Fonseca morreu nesta quarta-feira (15) aos 94 anos, no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto e ser levado às pressas para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. O escritor é um dos grandes nomes da Literatura brasileira e já viu suas obras sendo adaptadas para a televisão em mais de um momento, como Mandrake.

Autor de títulos de sucesso, como Agosto, Fonseca viu sua obra ser adaptada para a TV em 1993, quando a Globo apresentou a história da investigação do assassinato de um empresário, durante o mês de agosto de 1954, que culminaria com o suicídio do presidente Getúlio Vargas. Com roteiro de Jorge Furtado, a minissérie contou com José Mayer e Vera Fisher nos papéis principais.

Mas não foi apenas Agosto que foi adaptado para a TV na obra de Rubem Fonseca. Seu principal trabalho visto na televisão foi Mandrake, a série da HBO que foi duas vezes indicada ao Emmy Internacional e contou com Marcos Palmeira no papel principal. A produção foi inspirada nos livros A Grande Arte e Mandrake, a Bíblia e a Bengala.

Rubem teve parte de sua obra adaptada recentemente quando a GNT lançou Lúcia McCartney, acompanhando a vida de uma jovem de 18 anos que gosta de curtir a vida e trabalha como garota de programa. Com Antônia Morais, filha de Gloria Pires no papel principal, a produção foi inspirada no livro homônimo do autor.

Rubem Fonseca

A morte de Rubem Fonseca foi muito lamentada nas redes sociais, a tal ponto do nome do autor se tornar um dos assuntos mais comentados da internet ao longo do dia. Por conta da pandemia do novo coronavírus, que colocou boa parte do Brasil em quarentena, inclusive o Rio de Janeiro, o velório não poderá ser aberto ao público.

Até a publicação da reportagem, no entanto, não havia informações a respeito do enterro do escritor.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado