Pedofilia é doença

Para apoiar Bolsonaro, Marcelo de Carvalho erra e acusa Globo de defender pedofilia

Dono da RedeTV! compartilhou vídeo de Eduardo Bolsonaro nas redes sociais


Marcelo_de_Carvalho_d57c2cb40e27c3a0b2c5cfd8ac2ddeee23d1524b.jpeg
Marcelo de Carvalho que afirmou erroneamente que a Globo defendeu a pedofilia. Foto: Divulgação

Marcelo de Carvalho utilizou suas redes sociais para acusar a Globo de defender a pedofilia. O dono da RedeTV! compartilhou um vídeo com o discurso do deputado federal Eduardo Bolsonaro, em que o filho do presidente diz que a GloboNews havia defendido o tema.

Em seu perfil pessoal no Twitter, o apresentador do "Mega Senha" deu um retuíte numa postagem de Eduardo Bolsonaro com um discurso na Câmara em que ele se posiciona contra a Globo por conta de uma reportagem que foi ao ar neste ano no canal de notícias.

"A internet ainda é livre. Então não adianta a Globo dizer o que eu tenho que pensar. Não adianta a GloboNews dizer que a pedofilia é uma doença e não é um crime. Ali nós somos livres. Segundo porque a gente quebra a espiral do silêncio. Se vem uma notícia, vou pegar esse exemplo que usei da GloboNews: 'pedofilia não é crime', ou 'pedófilo precisa de tratamento ambulatorial, tem que ir pro hospital'. Se ninguém falar nada eu vou pensar que os deputados concordam com isso e todo mundo fica quieto. Quando na verdade, o que ocorre é ao contrário. Por exemplo, eu sou contra a ideologia de gênero e sou o deputado mais votado da história do país", discursou o filho do presidente Jair Bolsonaro.

Marcelo de Carvalho aproveitou a oportunidade para fazer novas críticas à Globo por conta do tema. "A Globo dizer que pedofilia NÃO É CRIME, deve 'ter tratamento' é das maiores barbaridades que já ouvi. Quem aqui é pai, mãe, decente, se enoja com isso. Parabéns ao @BolsonaroSP [perfil de Eduardo Bolsonaro no Twitter] pelo pronunciamento oportuno. Aliás crime deveria ser a Globo falar uma barbaridade dessas", cravou o empresário.

A crítica de Marcelo de Carvalho e de Eduardo Bolsonaro contra a Globo e a GloboNews, na verdade, não procede. A própria gravação divulgada pelo filho de Jair Bolsonaro mostra o que diz a reportagem veiculada pela emissora da TV a cabo.

A legenda diz: "pedofilia é uma doença crônica que não tem cura, mas tem tratamento".

Para apoiar Bolsonaro, Marcelo de Carvalho erra e acusa Globo de defender pedofilia

Pedofilia é crime?

O NaTelinha verificou que a reportagem da GloboNews tem razão. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), "a pedofilia é uma doença em que o indivíduo possui um transtorno psicológico e, assim sendo, apresenta desejo, fantasia e/ou estímulo sexual por crianças pré-púberes. É uma doença e, como tal, deve ser encarada e tratada".

A reportagem conversou com uma psicóloga que confirmou a informação. Segundo Juliana Koji, existem uma série de estudos que comprovam que a pedofilia é um transtorno e que tem tratamento, embora não tenha cura.

Inclusive, existem tratamentos alternativos para o caso.

Psi já tratou do tema

Para apoiar Bolsonaro, Marcelo de Carvalho erra e acusa Globo de defender pedofilia

A série da HBO, "Psi", dedicou um episódio da primeira temporada para falar de pedofilia. Nela, um personagem mostrava como se relacionava com a doença e que, a fim de não se relacionar com crianças, encomendava vídeos no Japão que eram produzidos com bonecos no melhor estilo mangá.

"Psi" é escrita por Thiago Dottori ("Pais de Primeira", "Turma da Mônica - o filme") e criada por Contardo Calligaris, um dos psicólogos mais respeitados do Brasil. O episódio em que tratou do tema se chama "Fantasia é crime?" e foi o oitavo da primeira temporada. A série já conta com quatro temporadas.

O que é crime então?

Segundo a legislação brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente, não existe nenhum crime para pedofilia, mas contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes.

O Código Penal prevê em seus artigos 217 e 218 que é crime "o estupro de vulnerável", assim como a "mediação de menor de 14 anos para satisfazer lascívia de outrem", também "satisfação de lascívia mediante a presença de menor de 14 anos" e "favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável".

Já no Estatuto da Criança e do Adolescente o tema também é tratado em seu artigo 241 que considera crime "comércio de material pedófilo", ou "difusão da pedofilia", além de "posse de material pedófilo", além do "simulacro da pedofilia" e por fim o "aliciamento de crianças".

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado