Polêmica

Miguel Falabella para aspirante a ator: "Emagreça"

Ator dá conselhos a seus alunos


Falabella_1d11426ca4e60bd6a9c4da86be4da3defc32cf92.jpeg
Miguel Falabella faz comentário e é acusado de gordofobia. Foto: Divulgação

Um caso curioso aconteceu na última sexta-feira (17) nas redes sociais do ator e dramaturgo Miguel Falabella. Ele decidiu dar um conselho a um aspirante a ator que havia lhe feito uma pergunta específica e a resposta acabou causando polêmica.

Numa postagem de Miguel em seu perfil no Instagram, um fã enviou uma mensagem com uma pergunta que atraiu a atenção do eterno Caco Antibes de "Sai de Baixo". "Miguel, sou ator profissional a mais de 15 anos... me responde uma coisa... sempre fui seu fã... porque atores gordinhos tem tanta dificuldade no mercado" (sic).

A pergunta foi mais uma em meio a tantas que ele recebe diariamente em suas redes sociais. Mas Miguel estava respondendo uma série de mensagens no Instagram e decidiu dar uma orientação curiosa como resposta para o aspirante a ator.

"Porque acabam tipificados. Eu aconselho meus alunos a emagrecerem", a resposta foi direta. A mensagem de Falabella chega num momento em que o Brasil e diversos países do mundo discutem a gordofobia e a questão de saúde por conta do excesso de peso.

Miguel Falabella faz comentário polêmico e é acusado de gordofobia

Alguns artistas têm levantado a questão e atraído olhares para a discussão, informando e buscando auxiliar na autoestima de pessoas acima do peso. É o caso de Mariana Xavier, a atriz que interpretou recentemente a personagem Jeniffer no clipe "O Nome dela é Jeniffer". Mariana tem um canal no Youtube intitulado "Gordelícia" e que, atualmente, é tido como referência na contribuição contra a gordofobia.

O assunto também já foi debatido na dramaturgia, como em "Malhação: Viva a Diferença" em que a protagonista estava acima do peso e sofria preconceito por conta disso.

Para o advogado Devanir Gustavo, o comentário de Falabella pode pegar mal do ponto de vista ético. "Não se pode induzir uma pessoa a emagrecer para ganhar melhores oportunidades na profissão. Isso é preconceito", afirmou ele. Porém, Devanir lembrou que dificilmente a frase se encaixaria na tipificação de crime.

"Crime não é porque ele jamais afirmou que deixaria de contratar um ator ou atriz por conta do peso, apenas deu a entender que aconselha alunos justamente para evitar preconceitos. A frase foi infeliz, mas apenas no campo ético, nada de juridicamente incorreto", salientou.

A frase de Falabella foi dita no comentário de uma foto em que divulgou uma palestra. "Em Porto Alegre com minha palestra 'Vivendo e Sonhando em Voz Alta'. Obrigado ABRH RS", escreveu na legenda.  A resposta do ator acabou gerando um debate sobre o assunto em respostas de outros usuários.

"Num país onde queremos quebrar estereótipos, rótulos, padrões de beleza e afins... é triste saber que a pessoa não consegue por ser fora dos padrões", escreveu uma seguidora. Outra não perdeu a oportunidade e utilizaou a hashtag #gordofobia para questionar o assunto. 

Mas também houve quem defendesse a postura do ator. Uma de suas seguidoras escreveu. "Você é aquela pessoa mimimi da rede social... Leia o que significa tipificação para uma profissão".

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado