Expediente

Saída de Décio Piccinini do Fofocalizando revela triste cenário aos artistas mais velhos na TV

Apresentador foi avisado que deixará o programa vespertino do SBT


Décio Piccinini
Décio Piccinini está fora do Fofocalizando - Reprodução

O afastamento de Décio Piccinini do time de apresentadores do Fofocalizando, ocorrido nessa quarta-feira (16), expõe uma estratégia triste para artistas mais velhos na televisão brasileira. Oficialmente, o SBT informa que o veterano tirou férias, período que não estava programado e todos sabem o que acontece nos bastidores da televisão quando há uma decisão abrupta desse tipo.

 Nos últimos tempos, o Fofocalizando vem passando por uma grave crise de audiência, amargando índices de até 4 pontos segundo a Kantar Ibope na Grande São Paulo. Para tentar evitar o seu cancelamento após três anos no ar, a direção tem buscado uma renovação e os primeiros atingidos foram os apresentadores mais velhos.

Antes de Décio, 74 anos, Mamma Bruschetta, 70, também deixou a atração, com a desculpa de que foi cuidar da sua saúde. Para os seus lugares, entraram artistas mais jovens: Gabriel Cartolano, 28, e Chris Flores, 41.

Mas esse descarte de artistas mais velhos não é exclusividade do SBT. A Globo vem buscando rejuvenescer os seus telejornais, como foi a recente saída de Sérgio Chapelin para a entrada de Sandra Annenberg, enquanto Maju Coutinho assumiu o Jornal Hoje. O próximo passo, conforme antecipado pelo NaTelinha, poderá ser a substituição de Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil.

Em meio a tudo isso, as emissoras parecem se esquecer que grandes audiências são conquistadas por artistas acima dos 60 anos, que fizeram e ainda fazem a história da televisão brasileira: Silvio Santos (88), Ana Maria Braga (70), Fausto Silva (69), Raul Gil (81), Sonia Abrão (61) e José Luiz Datena (62).

 

Mamma Bruschetta e Décio Piccinini 

Saída de Décio Piccinini do Fofocalizando revela triste cenário aos artistas mais velhos na TV

A pergunta que fica é: Por que tirar os mais velhos é a primeira atitude para tentar salvar o Fofocalizando? Antes de buscar um programa descolado na faixa das 15h, a direção precisa entender o público que fica à frente da TV no período da tarde.

Na maior parte, são senhoras acima de 50 anos, que conhecem e até se identificam com Décio Piccinini desde a década de 80, como jurado do Show de Calouros. O mesmo acontece com Mamma Bruschetta, que comenta fofocas há muito tempo e é querida desde os tempos de Mulheres, na TV Gazeta.

Esse é mais um reflexo da sociedade, onde os mais velhos não possuem as mesmas oportunidades dos jovens. Também é um preconceito enraizado na televisão que, infelizmente, parece não ter fim.

Mas a roda gira, e a juventude não é eterna para ninguém.

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado