Coluna do Sandro

Em qual cadeira vai sentar o neto de Roberto Marinho na Globo?


Roberto Marinho Neto
Avener Prado/Folhapress

Nos bastidores da Globo, existe um consenso em relação ao destino de Roberto Marinho Neto. O herdeiro passa por um período transitório para em breve liderar o controle administrativo do maior conglomerado de mídia do país.

Roberto, já há alguns anos, vem sendo preparado para o comando executivo da emissora. Desde 2016, ficou sob responsabilidade o novo núcleo de esporte do grupo, que unificou o globoesporte.com, SporTV e TV Globo. Com a mudança, a área ganhou gestão independente do jornalismo.

Sua atitude de renegociar os contratos dos narradores Galvão Bueno e Cléber Machado, diminuindo drasticamente seus salários, conforme adiantou o colunista Leo Dias, é apenas um detalhe que veio a público e demonstra que o processo de criação de um novo comando familiar está bem adiantado.

Tendo uma fisionomia muito parecida com Roberto Marinho e uma discrição similar ao avô, "Robertinho", como é conhecido, ordenou o corte dos rendimentos do maior narrador esportivo do país, que deve chegar a 63%, valores que devem vigorar a partir de 2020, quando Galvão iniciaria seu novo compromisso com a Globo.

De acordo com pessoas ouvidas pelo NaTelinha, Roberto Marinho Neto era um pessoa muito próxima de seu avô, fundador das Organizações Globo. Inclusive, carregou seu caixão. Além disso, Roberto Marinho costumava receber o neto no jardim da sua residência onde passava instruções e verdadeiras aulas de administração executiva e política para que ele pudesse lastrear quando fosse o momento.

A TV Globo, de forma cíclica, costuma promover inúmeras mudanças em seu alto comando. Em 1998, após o fim da gestão de Boni, entrou Marluce Dias da Silva, como diretora geral da emissora e assumindo outras responsabilidades no grupo. Em 2002, foi substituída por Octávio Florisbal, que por 10 anos permaneceu no cargo. Atualmente, quem comanda a direção-geral da TV Globo é o jornalista Carlos Henrique Schroder.

No final do ano passado, Roberto Irineu Marinho, pai de Marinho Neto, se afastou da presidência executiva do grupo e colocou em seu lugar Jorge Nóbrega, profissional que está na Globo desde 1997. Mas continuou como presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado