Colunas

A genialidade de Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho


oreidogado.jpg
Divulgação/TV Globo

Eu sou fã de Benedito Ruy Barbosa. E confesso: a melhor novela que vi na vida - e isso é subjetivo, pessoal - foi "Pantanal". José Leôncio, personagem principal da trama, deve ser o personagem mais rico que já vi. Mas não é sobre ela que vou falar aqui neste texto.

Eu sempre ouvi falar muito bem de "O Rei do Gado", mas todas as vezes que ela era exibida na televisão, alguma coisa me impossibilitava de acompanhar com calma. Por sorte, a Globo a escolheu para reprisar em comemoração de seus 50 anos, e agora estou conseguindo acompanhar a trama.

A primeira fase chegou ao fim nesta sexta-feira (23) e eu gostaria de fazer algumas considerações. As pessoas me contavam que o forte da novela era o texto e a direção geniais. E de fato, tinham razão. Benedito estava absolutamente inspirado quando escreveu a premissa e os primeiros capítulos, dando bem o exagero da rixa entre os Mezenga e os Berdinazzi.

Já a direção de Luiz Fernando Carvalho, absolutamente cinematográfica, dá o tom correto e ousa. A cena da morte de Antônio Mezenga (Antônio Fagundes) foi uma das melhores da minha vida. Tensão, drama, emoção em doses homeopáticas. Não tem como não se emocionar no fim.


Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho estiveram juntos recentemente em "Meu Pedacinho de Chão"


Também me chamou a atenção como a primeira fase de "O Rei" mostrava novatos na época, que atuam até hoje. Leonardo Brício, hoje na Record, está muito bem como Henrico. Caco Ciocler mostra todo o ódio e dubiedade que Jeremias Berdinazzi pedia. Eva Wilma em outro papel sensacional - e antes da famosa Maria Altiva, de "A Indomada" -, e por fim, Vera Fischer. Muita gente da nova geração acha Vera uma atriz fraca, se guiando muito por papéis ensossos dela recentes, como em "Salve Jorge", onde ela só ficava sentada. Nada disso. A atriz é bem mais que isso e "O Rei do Gado" mostra toda a versatilidade dela. Bem dirigida e com um papel cheio de possibilidades, Vera arrasa.

Logicamente, este é um panorama da primeira fase. Não sei como será o restante da novela, que é longa. Mas a conclusão já pode ser tomada: a dupla Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho é realmente genial. A reprise de "O Rei do Gado" confirma o que a recente "Meu Pedacinho de Chão" já havia deixado no ar.
 

Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, além da coluna “Antenado”, assinada todos os sábados, é responsável pelo “Documento NT” e outras reportagens. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado