O inventor

Como surgiu o termo "paredão" no BBB?

Paredão surgiu logo em 2002, nos primeiros dias de programa


Adriano Castro segurando suas obras
O artista plástico Adriano, criador do termo paredão - Reprodução

Termo bastante difundido ao longo dos 18 anos de Big Brother Brasil, "paredão" nem sempre foi "paredão". Mas foi logo na primeira edição que ele ficou nacionalmente conhecido. E não foi criação da Globo.

Em 2002, foi o baiano Adriano de Castro, conhecido como Didi, até então com 33 anos, quem começou a denominar o ato de dois participantes se enfrentarem para sair como "paredão". Assim como na Casa dos Artistas, a palavra utilizada tanto pelo reality do SBT - que estava em alta - como pelo da Globo era "berlinda".

O artista plástico Didi também ficou marcado por ter sido o primeiro vilão do Big Brother Brasil. Com um temperamento de pavio curto, ficou marcado por uma briga com Cristiana Mota, quando questionou sua religião dentro do confinamento.

Paredão pegou

Como surgiu o termo \"paredão\" no BBB?

Não só no BBB o termo pegou, como também em realities de confinamento concorrentes. Nas temporadas seguintes da Casa dos Artistas, era comum ver os participantes utilizando a palavra paredão para se referir à votação.

Em A Fazenda, programa que estreou na Record em 2009, os peões também já se confundiram ao invés de usarem roça.

Novos paredões

A partir de terça-feira (21), a Globo promoverá novos paredões ao longo dos próximos três meses de BBB20, com 18 participantes. Metade deles foram chamado de "convidados".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado