Na Bahia

"Globo Repórter" anuncia como inédita saga já realizada e revolta equipe do SBT

"Essa omissão com o trabalho de um colega não é algo ético", criticou apresentador da TV Aratu

José Raimundo sobe ao mais alto pico do Nordeste para o "Globo Repórter"
Por Gabriel Vaquer

Publicado em 09/11/2018 às 14:25:40

No ar logo após o último capítulo de "Segundo Sol", o "Globo Repórter" desta sexta-feira (9) está prometendo uma grande reportagem "sobre a Bahia que a novela não mostrou". Entretanto, a chamada exibida durante a programação da Globo tem um detalhe que está dando o que falar.

Na pauta realizada pelo experiente repórter José Raimundo, é feita uma visita ao Pico do Barbado, localizado entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra. O pico está a 2.033 metros de altitude e é o mais alto do Nordeste brasileiro. "É a primeira vez que uma equipe de TV sobe neste lugar", diz o jornalista. A reportagem foi realizada pela Rede Bahia, afiliada da Globo no estado.

Acontece que tal chamada está revoltando a TV Aratu, repetidora do SBT na Bahia, porque uma atração da casa já visitou o mesmo pico anteriormente e ainda foi além.

No caso, o programa é o "Dendê na Mochila", que vai ao ar aos sábados e é apresentado por Matheus Boa Sorte. Em 2016, na segunda temporada da produção - que acabou como vencedora de melhor programa local do prêmio Melhores do Ano NaTelinha -, eles não só foram ao Pico do Barbado, como também no segundo mais alto, o Pico do Itobira, que fica próximo e tem 1.970 metros de altitude.

Além de ter sido exibido na TV para toda a Bahia, a reportagem também foi ao ar em rede nacional, na íntegra, pelo "SBT Notícias", noticiário da madrugada do SBT.

O fato revoltou Matheus Boa Sorte, que além de apresentar, produz e dirige a atração. Ao NaTelinha, ele disse que tem grande admiração pelo tradicional programa de reportagens da Globo, mas que dizer que foram os primeiros a subir no pico é um equívoco.

"Tenho grande respeito e admiração pelo 'Globo Repórter', é uma referência no segmento, mas o que eles trazem como inédito, foi mostrado por nós, em rede estadual e nacional, dentro do SBT", disse o apresentador.

VEJA TAMBÉM

O jornalista relembra das dificuldades de gravar o material e chegar ao local. Para ele, foi a mais difícil reportagem já feita em cinco anos que o "Dendê na Mochila" está no ar: "Foi a mais difícil reportagem que já fiz na TV, nesses cinco anos. 45km a pé, três dias acampando em lugares inóspitos, com um único objetivo: mostrar esse lado único da nossa amada Bahia".

Por fim, Matheus diz que fica contente ao ver a beleza do lugar sendo mostrada, mas que se chateou pela omissão ou esquecimento do trabalho feito. "Fico feliz em ver que outra emissora está revelando a beleza do lugar, mas essa omissão com o trabalho de um colega não é algo ético", concluiu ele.

A reportagem feita pela Rede Bahia/Globo, que vai ao ar logo mais à noite, também mostra a produção de queijos, vinho e morango na região, também passa pela Cachoeira do Agreste e Véu de Noiva e apresenta o frio de Piatã. Todas essas visitas também foram feitas pelo programa da TV Aratu/SBT em 2016.

 

Procurada para comentar sobre o assunto, a Comunicação da Globo emitiu a seguinte nota, pedindo desculpas: "A informação de que a Globo tinha sido a primeira televisão a chegar ao Pico do Barbado foi fornecida pela Secretaria de Turismo de Piatã e pelos guias locais que conduziram a equipe do ‘Globo Repórter’. Nunca tivemos a intenção de desmerecer os colegas da TV Aratu e, pelo erro, pedimos desculpas. A informação já foi corrigida e não estará no programa, nem nas chamadas de divulgação que o antecedem".

Vale lembrar que a Globo vive uma crise de audiência na Bahia, sofrendo com a concorrência da Record TV Itapoan, afiliada da Record em Salvador, e da TV Aratu/SBT. O fato desta sexta só aumenta a rivalidade que existe atualmente entre as três emissoras.

Confira a chamada do "Globo Repórter" e a edição do "Dendê na Mochila":

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS