Estreia hoje

De audiência a renovação: Os desafios de Amor de Mãe

Novela estreia desta segunda-feira (25)

Amor de Mãe terá muitos desafios em sua estreia. Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 25/11/2019 às 05:00:09

A novela Amor de Mãe estreia nesta segunda-feira (25) e tem pela frente muitos desafios para os próximos meses na faixa das 21h da Globo. A substituta de A Dona do Pedaço começa sua trajetória com a responsabilidade de atrair os olhares do público.

São muitos os desafios de uma novela e quando se trata do principal horário para o formato no Brasil, tudo parece ainda maior. Por isso, o NaTelinha preparou uma lista com os cinco principais desafios que Amor de Mãe terá de lidar diariamente a partir de hoje.

Confira:

VEJA TAMBÉM

Audiência

Por se tratar de um produto comercial, evidentemente a audiência é sempre um dos objetivos. Porém, estrear depois de um sucesso nem sempre é fácil. Muitos novelistas já confessaram que começar um trabalho depois de uma novela que ganhou a atenção do público é muito difícil porque os telespectadores ficam com sentimento de viuvez que leva tempo para ser superado.

Com A Dona do Pedaço, a Globo elevou seus números de Ibope e saiu de uma produção com baixo desempenho na faixa, O Sétimo Guardião, para um dos folhetins mais bem sucedidos dos últimos tempos com A Dona do Pedaço. Agora, cabe a Amor de Mãe se manter com elevados índices de audiência.

Repercussão

Se a audiência já é um desafio e tanto, a repercussão pode ser ainda mais complexa. Sua antecessora na faixa foi uma das novelas mais midiáticas que a Globo já viu nos últimos tempos, repercutindo em todas as camadas sociais, seja nas redes sociais ou fora dela.

Agora, com uma história completamente diferente e um elenco a peso de ouro, Amor de Mãe terá de suar a camisa para conseguir manter as pessoas interessadas na trama e, mais do que isso, sentindo um intenso desejo de comentar as amarrações do enredo.

Crítica

Diferente dos desafios anteriores, este terá de mudar o foco narrativo para a Globo na faixa. Com alta audiência e extremamente popular, A Dona do Pedaço foi unanimidade de crítica negativa com direito até a zombaria. Com ela, já são três as novelas das 21h que não conseguiram agradar os críticos: A Dona do Pedaço, O Sétimo Guardião e Segundo Sol.

Cabe a Amor de Mãe o desafio de devolver aos críticos textos elogiosos à narrativa como acontecia há dois anos no horário com A Força do Querer. Munição para isso a novela parece ter, já que as duas produções anteriores da autora, Justiça e Ligações Perigosas foram muito bem vistas por especialistas.

Festas de fim e início de ano

Todo novelista é unânime quando afirma que não é bom negócio estrear uma novela em pleno novembro. Quando o início acontece na última semana do mês o terror é ainda maior. Ninguém gosta de ter de lidar com o mês de dezembro, com direito a início de férias, semana de Natal e Ano Novo. Além disso, quem começa a trajetória nesta época ainda enfrenta as férias de Janeiro e o Carnaval, quase sempre ocorrida no mês de fevereiro.

E é tudo isso que Amor de Mãe terá de enfrentar. Historicamente em dezembro as pessoas deixam de prestar a mesma atenção em telenovelas e muitas vezes mal assistem ao capítulo e é justamente neste período que a novela terá de conquistar o público com o início da história.

Renovação

Todo produto precisa se renovar para sobreviver, isso é uma máxima até para a ciência com a Teoria da Evolução. A faixa das 21h tem poucos nomes em sua história que estrearam neste horário. Normalmente, a Globo sempre destina o espaço para seus medalhões e nomes acostumados ao sucesso.

Manuela Dias estreia com uma novela na faixa mais nobre da Globo, um feito e tanto. E junto à ela, o diretor José Luiz Villamarim assinará como diretor artístico de uma novela no horário pela primeira vez. Com isso, Amor de Mãe terá a chance de dar novo fôlego e nova visão para o horário.

 

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS