Publicado em 16/05/2024 às 10:41:00,
atualizado em 16/05/2024 às 14:52:36
O jornalismo esportivo está de luto. Morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 89 anos, Silvio Luiz. O narrador estava internado desde a última sexta-feira (8) no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Na terça-feira (14), por meio de um boletim médico, a unidade hospitalar atualizou o estado de saúde de Silvio Luiz, famoso pela contribuição à narração esportiva e pelos inúmeros bordões que criou em 72 anos de carreira - "Olho no lance", "Pelo amor dos meus filhinhos", "Pelas barbas do profeta", entre outros.
+ Morre Antero Greco, jornalista da ESPN, vítima de câncer cerebral
+ Famosos e times lamentam morte de Antero Greco Veja
"O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o Sr. Sylvio Luiz Perez Machado de Souza, 89 anos, encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unidade Paulista sob sedação desde 8 de maio", informou a nota.
"O paciente está intubado, em ventilação assistida e sob cuidados intensivos, sem previsão de saída da Unidade de Terapia Intensiva", completou o comunicado, que foi assinado pelos médicos Dr. Roberto Betti, diretor clínico, e Dr. Haggeas da Silveira Fernandes, diretor-executivo.
VEJA TAMBÉM
Com passagens pela TV Excelsior, TV Rio, SBT e Band, Silvio Luiz atualmente era contratado da RedeTV!, onde comandava o bloco de esportes do RedeTV! News, e da Record, onde narrava o Campeonato Paulista para o R7 e PlayPlus. Foi, inclusive, durante uma transmissão esportiva que o veterano se sentiu mal pela primeira vez e acabou internado.
O episódio ocorreu no dia 7 de abril, durante o segundo jogo da final entre Palmeiras e Santos. Silvio precisou ser socorrido às pressas por uma equipe de bombeiros e médicos que estava no local, e não teve condições de encerrar a transmissão. Na primeira internação, ele ficou 23 dias hospitalizado, recebendo alta no dia 30 de abril.
Na época, poucas informações foram dadas à imprensa. "Silvio Luiz teve uma indisposição, durante a transmissão digital da final do Campeonato Paulista, no último domingo, e foi prontamente atendido pela equipe de socorristas e médicos da Record. Segundo a família, ele está consciente e internado em um hospital de São Paulo, sob observação e passando por exames. O estado de saúde do narrador, de 89 anos, é considerado bom pelos médicos que o assistem", informou a emissora.
Ainda não há maiores detalhes sobre data e local do velório e sepultamento.
Em nota, a Record lamentou a partida de Silvio Luiz, que deixa esposa, Márcia, três filhos, Alexandre, Andréa e André, e netos. "A voz de Silvio Luiz continuará ecoando nos estádios e na memória dos fãs de todo Brasil", diz a emissora.
Além de narrador, o veterano atuou como repórter, diretor de esportes, ator - participou da primeira versão da novela Éramos Seis -, apresentador e jurado no canal da Barra Funda. Chegou à Record 18 dias após a sua inauguração, em setembro de 1953.
Confira a íntegra:
"É com profundo pesar que a Record recebe a notícia do falecimento, aos 89 anos, do locutor esportivo Silvio Luiz, na manhã desta quinta-feira, 16 de maio de 2024, em São Paulo, sua cidade natal.
Nascido em 14 de julho de 1934, Silvio começou sua carreira na Rádio São Paulo, em 1952, fazendo locuções e pequenas participações em radionovelas. Foi um dos primeiros funcionários, da então, TV Record Canal 7 de São Paulo. Chegou à emissora 18 dias após a inauguração, em setembro de 1953.
Figura icônica no jornalismo esportivo, leva a marca de ser o primeiro repórter de campo da TV brasileira e esteve na primeira transmissão interestadual entre a TV Rio e TV Record de São Paulo, em 1956, num jogo no Maracanã, entre Brasil e Itália.
Silvio Luiz também foi ator de teleteatro e novelas, quando ainda eram feitas ao vivo. Participou, em 1958, da primeira versão de Éramos Seis, na Record, onde interpretava Julinho, um dos filhos de dona Lola.
Esteve em diversos programas na Record. Entre eles, Quem Tem Medo da Verdade, Sportvisão, Clube dos Esportistas, Risos e Melodias, Astros do Disco, Festivais de MPB e Record nos Esportes. Na década de 1970, com a morte de Geraldo José de Almeida, assumiu o cargo de diretor de programação e operações da Record e também passou a ser o principal locutor esportivo da emissora. Durante a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, sem o direito de imagens na TV, comandou a equipe de esportes pela Rádio Record.
Além de sua atuação como narrador com as icônicas frases "Olho no lance!", "Pelo amor dos meus filhinhos", "Confira comigo no replay", "Pelas barbas do profeta", "Balançou o capim no fundo do gol!" e "Pelo cheiro da mortadela vai ser uns 6 a zero", Silvio também foi árbitro de futebol profissional.
Seu último trabalho como locutor foi na partida entre Palmeiras e Santos, válida pela final do Campeonato Paulista de 2024, no último dia 7 de abril. Ele narrou o jogo, ao lado dos humoristas Carioca e Bola, para as transmissões digitais da Record, exibidas no R7 e PlayPlus. Neste dia, Silvio Luiz passou mal durante o segundo tempo da partida e foi levado para atendimento médico.
Seu legado e contribuição para a televisão brasileira, para o jornalismo e para o esporte são inestimáveis. Nossos mais profundos sentimentos a sua esposa Márcia, seus filhos Alexandre, Andréa e André, seus netos e amigos.
A voz de Silvio Luiz continuará ecoando nos estádios e na memória dos fãs de todo Brasil.
São Paulo, 16 de maio de 2024.
Record"
Em nota, o SBT também lamentou a morte de Silvio Luiz. O canal de Silvio Santos fez questão de destacar as passagens do narrador ao longo de sua história e a contribuição que ele deu durante a Copa do Mundo do México, em 1986, as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e a Copa do Mundo da França, em 1998. O profissional ainda comandou um programa na emissora, o Gol Show.
Confira a íntegra:
"Olho no Lance!", uma frase que para sempre nos lembrará de um dos marcantes bordões criados por ele: Silvio Luiz, que nos deixou hoje, dia 16 de maio, aos 89 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado na UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde o dia 13, por conta de uma indisposição.
Um pioneiro da TV brasileira, uma marca do esporte no veículo, Silvio Luiz Perez Machado de Sousa era apresentador, narrador, repórter, comentarista e também árbitro de futebol, experiência que teve na década de 70. Filho da veterana atriz de rádio e televisão Elizabeth Darcy, irmão da atriz Verinha Darcy, intérprete de Pollyana, na primeira versão da novela, na década de 50, pela TV Tupi.
Em 70 anos de TV, passou pelas redes Record, Excelsior, Bandeirantes, SBT e RedeTV!. Na TV Excelsior, destacou-se no Show do Meio Dia, substituindo Hugo Santana. Na Record, foi repórter esportivo, narrador, atuou na primeira versão (ao vivo) da novela Éramos Seis, mas um de seus momentos mais marcantes foi no comando de Clube dos Esportistas, no início da década de 80.
A história de Silvio Luiz e o SBT teve início em 1986, quando Silvio encabeçou a equipe de transmissão da Copa do Mundo do México, num pool entre SBT e Record (à época pertencente aos grupos Silvio Santos e Machado de Carvalho), denominado Unidos Venceremos. A inovadora transmissão teve Silvio no comando de programetes e narrando os principais jogos que eram exibidos em ambas as emissoras, ao vivo ou em compactos.
Em 1996, Silvio retorna à emissora, para a transmissão das Olimpíadas de Atlanta, dividindo a narração com Osmar de Oliveira, Teo José e Nivaldo Prieto. Também narrou amistosos da seleção, e a Copa do Brasil. Em 1998, foi o principal narrador da Copa do Mundo da França. No mesmo ano, esteve à frente de uma nova fase do programa Gol Show, um game show esportivo e interativo, já apresentado no ano anterior por Silvio Santos. Em 1996 e 1997 conquistou o Troféu Imprensa como melhor narrador esportivo da TV.
Os bordões de Silvio Luiz marcaram toda uma geração de telespectadores, que se acostumaram a utilizar em seu dia-a-dia, as divertidas "tiradas" como "pelo amor de meus filhinhos", "acerte o seu aí, que eu arredondo o meu aqui", "olho no lance", "pelas barbas do profeta" e tantos outros que permanecerão eternizados nas memórias televisivas do Brasil.
Os amigos, companheiros, colegas de trabalho, além de toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão, expressam profundo sentimento de saudade por Silvio, que deixou as melhores impressões em suas passagens pela casa, pedindo a Deus que conforte o coração de sua esposa - a cantora Marcia - seus filhos, netos e amigos, e solidarizando-se com o público brasileiro, que perde uma de suas referências na programação esportiva da TV.
São Paulo, 16 de maio de 2024.
SBT"
"Com profundo pesar, a RedeTV! lamenta o falecimento do amigo, jornalista e ícone da locução esportiva, Silvio Luiz, aos 89 anos, nesta quinta-feira (16), em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele estava internado desde a última quarta-feira (8) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, após sofrer um infarto.
Silvio dedicou-se ao jornalismo esportivo por mais de sete décadas, sendo os últimos 15 anos na RedeTV!, onde apresentou o programa Bola Dividida e narrou partidas inesquecíveis do Campeonato Italiano, da Liga da Europa e da Série B do Campeonato Brasileiro.
Pelos corredores da emissora, o experiente Silvio Luiz sempre trabalhou com "espírito de garoto", ecoando sua paixão pela profissão. Há três anos, seu encontro com o público acontecia todas as semanas no bloco de esportes do RedeTV News.
Dono de uma voz inconfundível, Silvio tinha um talento especial para narrar partidas de futebol. Autor de bordões que fizeram história, seu estilo irreverente inovou as transmissões esportivas e conquistou milhões de ouvintes e telespectadores, marcando gerações.
Neste momento de tristeza, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Silvio Luiz. Sua partida deixará uma lacuna irreparável no jornalismo esportivo e muita saudade.
São Paulo, 16 de maio de 2024.
RedeTV!"
"É com imenso pesar que o Grupo Bandeirantes recebe a notícia do falecimento do locutor Silvio Luiz, um dos maiores e mais queridos nomes do jornalismo esportivo brasileiro, aos 89 anos.
O narrador teve importantes passagens pelo Grupo e por onde trabalhou . Atuou na Rádio Bandeirantes de 1960 a 1966. Na Band, ficou no ar de 1987 a 1996, retornando em 1999 integrando-se à equipe liderada por Luciano do Valle até 2010. Em 2002, estava no time que inaugurou o canal BandSports. Silvio Luiz deixou sua marca na história da Rádio e TV brasileira.
Nossa homenagem a Silvio Luiz e nossos sinceros sentimentos à família, amigos e colegas de trabalho por essa grande perda."
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Na lata
Após 7 anos
Guerreira
Pronunciamento
O chamado
Treta
Confusão
Luto
Polêmica
Histórico
Galã da vez
Casalzão
De novo
Se jogou
Improcedente
Onde tudo começou
Urgente
Lenda
Interpreta Beatriz
Rica