Publicado em 06/04/2024 às 18:25:00,
atualizado em 06/04/2024 às 18:42:48
Morto neste sábado (6), Ziraldo será velado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro, na manhã de domingo (7). O enterro será no mesmo dia no Cemitério São João Batista, às 16h30.
O criador do clássico infanto-juvenil O Menino Maluquinho estava com 91 anos e veio a óbito em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul da capital. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. De acordo com a família de Ziraldo, que também era escritor, chargista, caricaturista e jornalista, ele morreu enquanto dormia, por volta das 15h.
+ Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho
+ Famosos e personalidades lamentam a morte de Ziraldo
Nos últimos anos, o desenhista se afastou da vida pública em razão da saúde frágil. Logo após completar 85 anos, o escritor sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou com os movimentos bem comprometidos.
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Apesar de ter iniciado a carreira em 1950, ele teve o seu primeiro desenho publicado em 1939, aos seis anos, no jornal Folha de Minas. O chargista passou ainda pelos veículos Era uma Vez..., O Pasquim, A Cigarra, O Cruzeiro e Jornal do Brasil. Pai de três, era formado em Direito.
VEJA TAMBÉM
Além de O Menino Maluquinho, um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, Ziraldo é o criador de A Turma do Pererê, Flicts, O Menino do Rio Doce, O Menino da Lua, O Joelho Juvenal, Menina das Estrelas, Lili no Mundo da Lua, Uma Professora Muito Maluquinha, entre outros.
O mineiro também foi um colecionador de títulos. Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões, em 1982 e 1990.
No X/Twitter, vários famosos e personalidades lamentaram a morte de Ziraldo. "Uma boa prosa com o mestre Ziraldo na GloboNews. Que descanse em paz", comentou Chico Pinheiro ao publicar uma foto ao lado do cartunista.
"Quando se falar, se pensar em Ziraldo, deve-se registrar em letras garrafais: DEFENSOR da DEMOCRACIA! Perseguido, censurado e preso pelos militares durante a ditadura, Ziraldo foi voz resistente pela liberdade, com arte e humor. Maluquinho amado, muito obrigado!", se declarou o repórter André Gallindo, da Globo.
"O céu ganhou um brilhante contador de histórias. Fica pra gente a saudade e um legado maravilhoso. Obrigado por tudo, Ziraldo. Nosso eterno menino maluquinho", disse o apresentador Otaviano Costa. "Que tristeza. Nosso eterno menino maluquinho se foi. Criador de personagens icônicos, Ziraldo marcou tantas e tantas gerações com um enorme legado pra todos nós. Obrigada por tudo, Ziraldo", postou a atriz Flávia Alessandra.
"Quanta história, quanta luta, quantas crianças fez sonhar com o inesquecível Menino Maluquinho. Ziraldo, um grande brasileiro. Sua obra seguirá encantando muitas gerações. Tive muita sorte de ter convivido com ele e visto de perto não só seu talento, mas seu amor ao Brasil", lembrou ex-ministro, ex-governador e ex-deputado Ciro Gomes.
"Hoje o Brasil perdeu um pouco do seu humor. Ziraldo era um referência mundial como cartunista e um ser humano fora de série. Sua obra marcou gerações e seu Menino Maluquinho tem lugar especial entre os melhores momentos das nossas infâncias. Descanse em paz, mestre!", lamentou o deputado Guilherme Boulos.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Força
Rebateu
Juntos há 2 anos
Após deixar UTI
Repercutiu
Seguir em frente
Boa notícia
Saudades
Mainha falou
Coleção de polêmicas
Guerra vencida
Preocupações
Aos 76 anos
Que amor!
Grata
Em Portugal
Boletim médico
Feliz da vida
Nesta sexta (15)
Amor no ar