Exceção

Ponto fora da curva, Brasil é um dos poucos países onde A Fazenda resiste ao tempo

Formato foi pouco exibido em outros países e Brasil é um dos poucos que ele se mantém no ar


Adriane Galisteu apresentando A Fazenda
Adriane Galisteu apresenta 13ª temporada de A Fazenda - Foto: Reprodução/Record TV
Por Thiago Forato

Publicado em 17/09/2021 às 04:00,
atualizado em 17/09/2021 às 09:52

Exibido pela Record desde 2009, A Fazenda é um formato criado pela produtora sueca Strix. The Farm, no original, foi licenciado para mais de 40 países, mas em poucos deles resistiu ao tempo e fez tanto sucesso quanto por aqui. Agora sob o comando de Adriane Galisteu, o reality chega à sua 13ª temporada. Longevo se compararmos às suas outras versões pelo mundo.

O primeiro The Farm foi ao ar em 2001 na Suécia. O país nórdico é, ao lado da Noruega, onde o programa mais teve temporadas exibidas. Os suecos se preparam para desfrutar da 15ª temporada com anônimos pela TV4. Houve ainda duas com famosos entre 2018 e 2019. Entre 2005 e 2012, o formato não foi apresentado.

A Noruega surge como o país campeão de temporadas do programa. São 22 no total, sendo 17 com pessoas comuns e outras cinco com celebridades. Uma nova de cada modalidade já está confirmada para 2021 e 2022, respectivamente.

Na Eslováquia, Eslovênia e Bulgária, A Fazenda também se mantém em plena atividade. Na primeira, o programa é exibido desde 2011 e caminha para a 13ª temporada, que já foi confirmada. Já os eslovenos vão ver a 10º. Houve apenas uma com famosos no ano de 2009. Os búlgaros atualmente assistem o sétimo ano pela bTV.

No Reino Unido, o formato desembarcou em 2004 e teve duas edições. A segunda foi no ano seguinte pela Five. Em 2018, contudo, o programa retornou, mas com famosos, com o título de Celebs on the Farm e já acumula três temporadas, sendo as duas primeiras pela 5Star e a terceira, MTV.

Em muitos países, A Fazenda não passou de uma temporada

Ponto fora da curva, Brasil é um dos poucos países onde A Fazenda resiste ao tempo
Elenco da nova temporada da Record

Até o momento, os seguintes países exibiram apenas uma temporada de A Fazenda e não conseguiram êxito: Argélia (2019), Emirados Árabes (2005), Países Bálticos (2003), Holanda (2005, o berço do Big Brother), República Tcheca (2012), República Dominicana (2010), Alemanha (2010) e Irlanda (2004).

Em vários centros importantes, o formato sueco da Strix não conseguiu superar três temporadas, como no Chile, Colômbia, França, Itália, Espanha, Turquia e Portugal. No país lusitano, a Quinta das Celebridades foi ao ar entre 2004 e 2005. Alexandre Frota, hoje deputado federal por São Paulo, participou da segunda temporada e faturou o segundo lugar. E trouxe a ideia para a Record. Em Portugal, aliás, o formato voltou em 2015 como A Quinta, com anônimos. A última temporada foi ao ar pela TVI em 2016 reunindo ex-participantes.

Apesar de ser um formato importado, Rodrigo Carelli falou em entrevista à Celso Zucatelli no Link Podcast, no mês passado, da liberdade que a produtora oferece para realizar A Fazenda no Brasil. "Ela é muito aberta a você adaptar. É menos rígido. Fizemos do jeito que a gente achava que seria interessante", admitiu. Não por acaso, é um dos únicos mercados que o formato ainda perdura no mundo.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado