Colunas

Bozo carioca relembra histórias no SBT: já apresentei programa só de cueca

E mais: Xuxa, "Vai que Cola", figurinista sofre, destaque do jornalismo e Alexandre Borges em recital


CharlesMyara-BozoRio.jpg
Fotos: Sandro Nascimento/NaTelinha

Mesmo depois de 30 anos que vestiu pela última vez a roupa do palhaço Bozo, o ator Charles Myara ainda é reconhecido nas ruas do Rio de Janeiro.

Durante três anos (de 1982 a 1985), ele deu vida à versão do personagem na cidade maravilhosa. Charles Myara não entende o motivo do SBT nunca ter citado seu nome nas comemorações da emissora e agora se prepara para dar vida ao mago Theobaldo no seriado infantil "Detetive do prédio Azul", do canal Gloob, da Globosat.

Em uma entrevista exclusiva dada a este colunista, ele começa: "Eu fui fazer o teste e colocaram uma fita com Luiz Ricardo (Bozo São Paulo), queriam alguém pra fazer igual a ele. O teste foi no sábado e na segunda já estava ao vivo no ar". Segurando o nariz original do Bozo feito de Durepox especialmente para ele, brinca: "tenho o nariz grande".

"Foi meu primeiro trabalho, não sabia que estava fazendo, não tinha noção da dimensão. Hoje eu tenho porque os quarentões falam comigo com muito carinho do Bozo, dizem que fui um ícone na vida deles", conta o simpático ator, que lembrou que o telefone 5851385 era um dos números mais famosos no Rio.

Charles Myara tem algumas histórias curiosas da época. "Todo dia o programa entrava no ar às 7h23. Num dia, fui dormir tarde, acordei atrasado e fui para o estúdio do jeito que acordei. Peguei minha moto e fiz do Leblon até São Cristovão em 9 minutos (geralmente o tempo é 20 minutos). Não deu tempo de colocar a roupa, eu estava com a cabeça do Bozo com a cara maquiada e de cueca. Entrei no estúdio e todos olharam pra mim, eu falei que não tinha dado tempo e gritei 'fecha na cabeça...fecha na cabeça!', conta Charles, gargalhando com suas histórias da TV.

Ele também relembra dos palavrões ditos durante as edições ao vivo. "Todos os atores que fizeram Bozo sofreram com palavrões ao vivo. Mas sempre era os pais orientando seus filhos a falar aquilo no ar. Eu ficava sem graça", diz ele, que foi treinado pelo filho do criador do Bozo.

O ator revela que nunca teve contato com Silvio Santos e conta como ficou sabendo do fim do programa: "Como eu fiquei sabendo que não teria mais o Bozo no Rio de Janeiro? Pelo porteiro. Eu não fiquei revoltado, chocado nem nada. Eu fiquei surpreso. Acredito que eles não me comunicaram por precaução de falar alguma coisa no ar ao vivo".

"Foi difícil na segunda-feira ligar a TV, ver o Bozo e não estar lá. Mas tudo tem o seu tempo. O Bozo foi muito importante na minha carreira, foi maravilhoso", completa.

Charles Myara fala sobre o SBT nunca citar seu nome na história da programação: "Eu só tenho a agradecer, eu não tenho que ficar chateado com o SBT. Silvio Santos é um homem de sucesso. Eu olho pra ele vejo um modelo, eu queria um dia chegar perto do que ele é. Se eu tivesse tido a oportunidade de estar mais próximo dele na época, a coisa poderia ter rolado de outra forma". O ator ainda revelou que toparia dar vida ao palhaço do SBT novamente.

Hoje, Myara é dono da produtora Karaboa em Copacabana, onde faz gravações, testes de elencos e cursos de dublagens. O ator ainda é sócio com sua mulher na loja de fantasia que funciona ao lado da sua produtora.  

Charles acredita que o SBT tenha perdido todas as imagens dessa época e cedeu algumas raridades para esta coluna (vídeo abaixo). O ator ainda pensa em lançar um livro com suas histórias da época do palhaço e em breve estará no seriado "Detetive do Prédio Azul", no Gloob. "Esse personagem vai arrebentar e a nova geração vai me descobrir", finaliza. #Saudades

O ator cedeu gentilmente algumas imagens raras da época de Bozo. Veja:

[video]

Xuxa

Alguns profissionais foram "convidados" a abandonar o barco, mas quem ficou na produção da Xuxa conseguiu com a Casablanca o mesmo salário e vínculo trabalhista que tinham com a Record, conforme foi combinado com a direção da emissorao. Em 2016, o humor vai perder ainda mais espaço na atração, que corre o risco de ser gravada.

Xuxa 2

Pouca gente sabe, mas houve uma tentativa de levar Neymar e Gisele Bündchen na estreia da apresentadora na Record, em 17 de agosto. A produção do jogador foi orientada por uma "força maior" que a presença dele só poderia acontecer em externa na atração. Detalhe: a "força maior" foi a mesma que impediu a participação do campeão Gabriel Medina no estúdio do programa - Xuxa entrevistou em externa.

Já no caso da Gisele, houve uma negociação, mas alguma coisa pegou. A produção então resolveu ter apenas a Xuxa como principal atração no dia e os atores de "Os Dez Mandamentos". #Motivorevelado

Xuxa 3

A apresentadora tem um "Xuxa Só para Baixinhos" inédito na prateleira da Som Livre há um ano e meio. A Sony Music está de olho nisso.

Figurinista na Globo sofre

Figurinista de emissora de TV não é personal stylist. Tem duas atrizes no ar na Globo que estão confundido isso. Chegam a ligar para o profissional à noite para saber qual a melhor roupa para usar em alguns eventos. Alguém trabalha de graça? Recado dado. #SentanoPudim

Destaque no jornalismo

Susana Naspolini é hoje um dos grandes destaques do jornalismo da Globo Rio. Ela faz o quadro "RJ Móvel" no "RJTV 1ª Ediçao" e consegue ser o pico do jornalístico. Outro dia, Naspolini colocou um representante do prefeito para dançar forró com a população numa obra que foi entregue. Hilário.

Vai que Cola

Todo mundo sabe que apenas poucos atores ganham bem na TV. Então não precisa um ator do humorístico "Vai que Cola" parecer um Robocop para não ser reconhecido no metrô do Rio. #Euvi

Alexandre Borges em recital

Alexandre Borges vai recitar poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa de 3 a 6 de dezembro (quinta a domingo) no teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio. O ator vai estar acompanhado do pianista português João Vasco e da cantora portuguesa Sofia Vitória no recital de música e poesia “Poema Bar”.

A apresentação faz parte da ocupação "Em Cena para Todos", realizada pela produtora Ymbu Entretenimento e conta com a produção executiva de Fábio Amaral. Toda renda das apresentações será revertida para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa. O valor do ingresso é 20 reais (inteira). #TeatroéCultura

Feriadão SBT de Natal

Foi gravado na última segunda feira (23) o especial do "Feriadão SBT" que vai ar no dia 25 de dezembro. Ana Julia, Matheus Ueta e Silvia Abravanel continuam no comando da atração. #NatalnoSBT

Spoiler "Os Dez Mandamentos" - Segunda temporada

O primeiro capítulo da segunda temporada de "Os Dez Mandamentos" marcará a despedida de vários atores da trama. Entre eles Heitor Martinez (Apuki) e Nanda Ziegler (Judite). Quem vai ganhar destaque na nova fase é a personagem de Aisha Jambo, a Radina. Ela vai disputar o amor de Moisés com Zípora (Gisele Itiê). Será uma grande aposta #VoltaemMarço

Domingo que vem estou de volta ou toda hora no twitter @Sanduba. Inté!


Sandro Nascimento, também conhecido como Sanduba, é jornalista formado. Passou por alguns sites no Brasil e se especializou em produzir contéudo audiovisual para web. Atualmente ele é responsável pelo conteúdo da TV NaTelinha e correspondente da agência de notícias da Holanda ZOOMINTV. Twitter: @sanduba / E-mail: sandro.jornalista@outlook.com

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado