Justiça em ação

Globo e SBT vivem guerra com afiliadas e troca de liminares

Emissoras vivem em pé de guerra


Globo e SBT em foto montagem
Globo e SBT vivem pé de guerra com afiliadas - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 02/12/2023 às 08:56,
atualizado em 02/12/2023 às 11:27

Globo e SBT estão em pé de guerra com suas afiliadas nos estados de Alagoas e Espírito Santo, respectivamente. As duas emissoras tentam se desvincilhar das suas retransmissoras na Justiça, formando grandes imbróglios.

No Nordeste, o Ministério Público de Alagoas concordou com o pedido feito pela TV Gazeta para que a Globo seja obrigada a renovar seu contrato com a líder de audiência.

Reginaldo Faria fará participação em Elas por Elas com famoso personagem

Tom Cavalcante negocia volta para a Record

O dono da afiliada local é Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República e também Senador. O acordo entre as partes começou em 1975, mas devido aos escândalos dos últimos anos, a Globo quer se livrar da TV Gazeta.

Collor é acusado de receber propina em mais um escândalo de corrupção. Ele já foi condenado no STF (Supremo Tribunal Federal) em julho. Agora, a TV Gazeta diz que não conseguirá honrar seus compromissos financeiros com funcionários.

Até o momento, a TV Gazeta fez novo pedido: que a Globo renove automaticamente com a afiliada até 2028. O juiz do caso pediu um parecer do MP-AL para embasar sua decisão de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo na última semana.

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

SBT também vive tensão com afiliada

Já no Espírito Santo, outra guerra de liminares, desta vez envolvendo SBT e a Rede Tribuna. Uma decisão da Justiça em junho determinou que o canal de Silvio Santos renovasse o contrato de afiliação por mais cinco anos.

Ela derrubou uma liminar anterior que previa suspensão imediata do contrato. Apesar disso, Daniel Abravanel, que também é sobrinho do Homem do Baú, revelou à Folha Vitória no mês passado que em breve o canal estrearia uma nova afiliada.

Na recente decisão da Justiça, o ministro Marco Aurélio Bellize, do Superior tribunal de Justiça (STF), favoreceu a Rede Tribuna em mais um capítulo. Ficou mantida, ao menos por enquanto, a continuidade do contrato entre as partes.

A TV Tribuna, que é controlada pelo Grupo João Santos, sempre destacou que honrou com seus compromissos financeiros e segue investindo na expansão do sinal digital, apesar da emissora capixaba estar atualmenet em recuperação judicial.

As partes são parceiras desde 1985 e o Grupo João Santos.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado