Exclusivo

BandNews enfrenta crise após demissões e vira alvo de denúncias

Canal de notícias tem até estagiários cumprindo funções de editores, segundo funcionários


BandNews
Clima nos bastidores da BandNews é péssimo, segundo funcionários - Foto: Reprodução
Por Walter Felix, com Sandro Nascimento

Publicado em 23/08/2023 às 16:00,
atualizado em 23/08/2023 às 16:17

A BandNews enfrenta uma crise nos bastidores. Em junho, a Band teve uma onda de demissões, e o canal de notícias da TV a cabo foi um dos setores mais atingidos. Desde então, os jornalistas se sentem sobrecarregados e apontam que a redação se tornou um local de trabalho insalubre, em que até estagiários tem assumido funções de editores.

O NaTelinha teve acesso a depoimentos de profissionais da BandNews que pediram anonimato. A informação é de que, como o canal fica no ar 24h por dia, há uma grande demanda de trabalho a ser suprido diante da lacuna deixada pelas demissões recentes. Assim, aqueles que ainda são contratados se sentem sobrecarregados.

+ Jovem Pan demite Tiago Pavinatto após ele se recusar a cumprir ordem da direção

Muitos que permaneceram no quadro de funcionários começaram a acumular diversas tarefas que não faziam antes. A situação deixou esses profissionais ainda mais insatisfeitos porque, mesmo diante da mudança no dia a dia de trabalho, não estão sendo devidamente remunerados para assumir novas funções.

Internamente, o clima é péssimo. Alguns jornalistas, inclusive, já pediram demissão, e outros estão buscando novos caminhos no mercado, a fim de preservar sua saúde mental. Eles classificam o cenário da empresa como insalubre, destacam o abalo psicológico desse contexto e afirmam que a situação está insustentável. 

Em junho, a Band realizou inúmeras demissões para enfrentar uma crise financeira que foi agravada com os investimentos destinados ao programa de Faustão que não tiveram o retorno esperado. Os cortes foram sentidos na TV aberta, fechada, no rádio e no portal digital. O Faustão na Band saiu do ar na última sexta-feira (18).

+ Caso Faustão: Especialista explica como funciona a fila para o transplante de coração

Veja depoimento de funcionários da BandNews

O NaTelinha teve acesso a mensagens de WhatsApp e a depoimentos exclusivos de ex-funcionários e profissionais ainda contratados da BandNews que pediram anonimato. Confira:

Equipe sobrecarregada

“A demissão de profissionais provocou sobrecarga dos que ficaram. Até onde eu me lembro, uma apresentadora, uma editora e uma fechadora foram desligadas nessa onda de demissões.

“Estagiários também foram atingidos no sentido da sobrecarga, e tiveram que cumprir funções de edição.”

“No final de semana só fica um fechador das 9 da manhã às 9 da noite. É a mesma pessoa no final de semana todo, sábado e domingo. O que é surreal.”

Críticas à chefia

“Eu não diria assédio moral, mas negligência. É difícil dialogar. Todo mundo tá bastante chateado, insatisfeito e procurando outras oportunidades. Teve demissões há alguns meses quando toda Band foi afetada pelo prejuízo do Faustão. Isso afetou todos os setores.”

“Galera está pedindo para sair porque está cheia de ansiedade e depressão, e a chefia acha que é frescura.”

“Os editores-chefes não auxiliam a equipe em nada. Só cobram à moda antiga. Não deixa ninguém conversar na redação. Tem que ter silêncio total. E eles não colocam a mão no espelho do jornal. Eles só questionam, então as pessoas ficam sobrecarregadas.”

Procurada, a BandNews não se posicionou sobre a reportagem.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado