Comemoração

As novidades nos 50 anos do Fantástico: De Sabrina Sato a Pantanal

O Show da Vida chega a sua quinta década ainda mais inovador


Maju Coutinho e Poliana Abritta na coletiva dos 50 anos do Fantástico
Mau Coutinho e Poliana Abritta formam a dupla de apresentadoras do Fantástico na Globo - Foto: Estevam Avellar/TV Globo

"Olhe bem, preste atenção: nada na mão nesta também. Nós temos mágicas para fazer. Assim é a vida, olhe pra ver", o trecho eternizado na voz da cantora Vanusa faz parte do tema de abertura do Fantástico. Lançado em 5 de agosto de 1973, a atração da Globo completa 50 anos neste final de semana.

Desde então, o programa dominical passou a apostar em pautas jornalísticas, de entretenimento e esporte. Quadros e reportagens que repercutem em nossa sociedade, gerando interesse e discussões positivas, e mexendo com o imaginário do brasileiro.

Se manter no ar por cinco décadas não é uma tarefa fácil. Menos ainda, atrair a atenção do telespectador durante todos esses anos. Assim como um bebê que nasce, cresce e muda a cada fase, com a revista eletrônica também não foi diferente.

(“Fantástico quando surgiu lá em 1973, tinha o privilégio de apresentar muita coisa nova para as pessoas, música, teatro, circo e curiosidades pontuados por notícias. Ao longo dos anos, foi se transformando e se adaptando às novas realidades e exigências do público. O programa tem que acompanhar o tempo", disse o diretor Bruno Bernardes durante coletiva de imprensa com mediação de Fábio Porchat e a presença do NaTelinha.)]

As novidades nos 50 anos do Fantástico: De Sabrina Sato a Pantanal

"E, claro, que com a internet e tantas possibilidades de ter acesso à informação, aprendemos a lidar com essa realidade. São combinações inesgotáveis que fazem o programa ser fascinante. Nós nunca perdemos a capacidade de nos encantar e de nos espantar com o novo”, acrescenta.

Assim como a trilha sonora diz: "Numa fração de um segundo qualquer emoção agita o mundo", foi seguindo essa filosofia que a revista eletrônica chegou até aqui. "Acompanhar as mudanças, manter a chama acesa, a inquietação desde sua origem. Nós temos muito orgulho da nossa história", vibra o profissional.

Pela primeira vez em décadas, Fantástico tem duas mulheres à frente da atração

As novidades nos 50 anos do Fantástico: De Sabrina Sato a Pantanal

Não dá para falar sobre os 50 anos do Fantástico sem exaltar Poliana Abritta e Maju Coutinho, dupla de apresentadoras do "Show da Vida", juntas há 1 ano e meio no palco do programa que, até então, só havia tido casal.

"Geralmente, se espera disputa, guerra, briga por roupa, sapato, espaço. A gente tem conseguido, cada uma com seu jeito e personalidade, não cair nas armadilhas da disputa, do disse me disse, e seguir numa união e tranquilidade", afirma Maju, segunda jornalista preta a apresentar a atração. A primeira foi a saudosa Glória Maria.

Com 24 anos de Globo, nove deles dedicados ao Fantástico, Poliana Abritta vai além da fala da colega de trabalho e se rasga em elogios. A jornalista torceu para que a amiga se tornasse sua parceira.

"Maju foi o nome de sonho. Pensei nela quando soube que o Tadeu [Schmidt] ia sair. Alguém leu meu pensamento. Tinha que ser ela!", abre o seu coração a profissional.

Já sobre a sensação de estar nesse lugar, ambas concordam que a formação é histórica e a responsabilidade muito grande. "Misto de alegria, honra e responsabilidade", acrescenta, Poliana. "Honra, alegria... Mulheres que inspiram", complementa, Maju.

Questionada se sabia que um dia estaria ali, a jornalista diz, timidamente, que sim. "Eu imaginei, mas era muito difícil. Mas como costumo dizer, só quando a tampa do caixão fecha que a gente sabe que acabou", dá o seu recado.

Já sobre os motivos que mantêm o Fantástico relevante há cinco décadas, Maju Coutinho aposta nesse mosaico que tem esse tripé: jornalismo, entretenimento e esporte.

"É um programa que não negocia questões que são inegociáveis quando a gente fala de democracia, racismo, combate à LGBTfobia”, dispara.

"Que bom que eu e Poliana estamos aqui, que a gente consiga honrar esse caminho aberto por outros, que vai continuar com outras pessoas e que ainda seja um foco importante de informação para a população”, observa.

O que eu faço todo domingo é estar absolutamente inteira ali para que, como porta-voz junto com a Maju, a gente consiga levar o trabalho de toda a equipe que faz jornalismo sério, aprofundado e, muitas vezes, com momentos de descontração. Quando o ‘Fantástico’ reúne esse leque de variedades, ele tenta levar para as pessoas tudo o que uma revista eletrônica tem”, conclui, Poliana.

Programa prepara uma série de quadros novos para comemorar a data

A comemoração pelos 50 anos do Fantástico começa a partir deste domingo (06) . Equipe e produção convidam o telespectador a fazer uma viagem pelas 5 décadas de programa. E o primeiro desafio é recriar episódios marcantes exibidos nas primeiras edições da atração e que se perderam por culpa de um incêndio.

Dentre as novidades, Maju Coutinho apresenta junto com o Rael, rapper e compositor, a série "Música Preta Brasileira". "Tem uma galera ótima nessa viagem ancestral, num bate-papo bacana, com muito som. Estou bem animada, porque não é só música, é também papo, balanço e pensamento”, promete a apresentadora.

Quem também embarca nessa aventura é Sabrina Sato. Convidada especial do Fantástico, a apresentadora fará reportagens especiais pela Itália trazendo curiosidades e histórias desconhecidas do país considerado o mais acolhedor do mundo.

Já neste domingo, Sônia Bridi retorna com o seu "Jornada da Vida" fazendo uma expedição pelo Pantanal, que sofreu durante quatro anos com uma seca, tendo 25% do seu bioma queimado.

As novidades nos 50 anos do Fantástico: De Sabrina Sato a Pantanal

"Mostraremos lugares que têm a ver com a biodiversidade e a evolução", adianta. "Vimos a vida voltando com o pulso das águas e identificamos todas as ameaças que tentam interromper essa jornada da biodiversidade no Pantanal. É a primeira vez que o ‘Jornada da Vida’ tem um episódio 100% nacional. É uma reportagem sobre o esforço pela vida e a esperança”, acrescenta.

No Show da Vida há 25 anos, Renata Ceribelle promete uma versão para a TV do "Prazer, Renata", podcast que estreou em 2021 nas plataformas digitais, discutindo sobre o bem-estar sexual feminino.

"Momento de autoconhecimento da mulher em que ela vai entender o que é o seu próprio prazer. Nosso podcast tem dois formatos, uma entrevista com um especialista e um debate entre três gerações”, adianta a repórter.

Já Ana Carolina Raimundi retorna com uma nova temporada do "Isso Tem Nome', projeto liderado pela jornalista que conta com uma equipe formada só por mulheres e foi criado para trazer classificações e nomenclaturas a dores femininas por muitas vezes reprimidas.

“Acho que o público vai se ver ainda mais representado nesta temporada. Agora, nós contamos de verdade com a participação e as sugestões que vieram das pessoas que assistem ao quadro", opina.

No esporte, Alex Escobar destaca os momentos mais importantes do futebol no final de semana, contando, sempre, com a companhia dos cavalinhos e da eguinha. "É uma alegria! É um momento que temos o esporte para fechar a semana com descontração", comemora o jornalista.

Nos 50 anos em que o Fantástico está no ar, 24 deles contam com a presença do Dr. Drauzio Varella à frente de quadros que falam sobre a saúde. Para esta temporada o tema escolhido são as alergias.

“Temos alergias respiratórias, alergias de outra ordem, algumas das quais podem ser eventualmente graves. Acho que a inovação do Fantástico foi trazer temas que fazem parte da rotina das pessoas”, avalia o médico.

Poliana Abritta encerra falando sobre a nova temporada de Mulheres Fantásticas, apresentada por ela, e que prepara uma homenagem especial para uma conhecida do público e colega de trabalho. "Glória Maria, narrada por Sheron Menezzes. Vamos contar histórias de heroínas do dia a dia que são inspiradoras”, emociona-se.

+ Boninho revela detalhes inéditos da criação do Fantástico

+ Filhas de Glória Maria a homenageiam no Fantástico: "Pessoa mais corajosa que conheço"

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado