Só o Amor Constrói

Para substituir Chacrinha, Globo copiou programa americano que virou referência no Brasil

Atração precursora do Arquivo Confidencial durou apenas seis meses


Chacrinha no palco da Globo
Chacrinha ficou 10 anos longe da Globo - Foto: Divulgação

Depois de instituir o tão aclamado padrão Globo de qualidade nos anos 70, Chacrinha (1917-1988) acabou sendo uma das vítimas das dispensas da emissora. Sucesso aos domingos à noite, a líder de audiência teve que se virar para cobrir um buraco e para isso foi buscar uma inspiração nos Estados Unidos.

Baseado no This is Your Life (Essa é Sua Vida) da CBS, a Globo lançava o Só o Amor Constrói em janeiro de 1973, poucas semanas depois da saída do Velho Guerreiro. Sob o comando de Heron Domingues e Marisa Raja Gabaglia, a atração terminava há 50 anos, em 29 de julho de 1973.

No programa de estreia, Francisco Cuoco foi o grande homenageado. "A importância do amor na vida e na carreira de personalidades de destaque, através de depoimentos de familiares, amigos e colegas, era o tema de Só o Amor Constrói", diz a sinopse do programa no site Memória Globo.

Dentre os grandes nomes que passaram por lá estiveram Moacyr Franco, Nelson Gonçalves, Erasmo Carlos e até Manuel de Nóbrega, que recebeu uma homenagem feita pelo próprio Moacyr, Ronald Golias e Silvio Santos.

Internada, Isadora Cruz atualiza estado de saúde após piora de infecção renal

Renata Fan tem cílios postiços grudados ao vivo e vira piada na Band

Formato criado após saída de Chacrinha gerou "filhotes"

Para substituir Chacrinha, Globo copiou programa americano que virou referência no Brasil

Só o Amor Constrói contou trajetórias do casting da Globo a partir de vários depoimentos coletados. O formato é utilizado até hoje. De grandes programas conhecidos pelo público, nomes como Faustão, Raul Gil e até Silvio Santos já utilizaram do recurso para fisgar o telespectador em quadros como Homenagem ao Artista, Arquivo Confidencial e Em Nome do Amor, por exemplo.

Apesar do início promissor, o programa da Globo viu a audiência cair pelas tabelas ao concorrer contra atrações como a de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi. Não por acaso, Só o Amor Constrói durou somente seis meses.

Uma década depois, Chacrinha retornava à Globo

Abelardo Barbosa retornaria à líder de audiência somente em 1982. Após a saída tumultuada da Globo, Chacrinha virou uma espécie de nômade. Ele voltou com pompas para a TV Tupi, que o havia consagrado nos anos 60, mas a passagem não durou muito dessa vez, migrando para a Record em 1974. Voltando rapidinho para a Tupi. Em 79, o Velho Guerreiro teve uma experiência na Band, onde permaneceu por quatro anos, até fazer as pazes com Boni.

Nas negociações, o chefão da emissora carioca deixou claro que ele teria todas as pompas e seu programa seria o principal de auditório do canal. A Globo estava passando por uma profunda reformulação depois de perder nomes consagrados como Silvio Santos e a também a demissão de Dercy Gonçalves (1907-2008) e precisava de alguém para competir com o formato na TVS, que já se preparava para virar SBT.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado