Cortes

Globo inicia demissão em massa com repórteres do Jornal Nacional

Jornalistas experientes foram desligados da emissora nesta terça-feira (04)


Carlos de Lannoy, Mônica Sanches, Eduardo Tchao e Flávia Jannuzzi com microfone
Carlos de Lannoy, Mônica Sanches, Eduardo Tchao e Flávia Jannuzzi foram dispensados pela Globo - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 04/04/2023 às 16:15,
atualizado em 04/04/2023 às 20:18

A Globo segue sua onda de cortes após fechar 2022 com um prejuízo de R$ 41 milhões e demitiu nesta terça-feira (04) cinco de seus jornalistas mais experientes - e bem pagos - do Rio de Janeiro, que apareciam frequentemente no Jornal Nacional. A emissora dispensou de uma só vez Eduardo Tchao, Flávia Jannuzzi, Carlos de Lannoy, Arthur Guimarães e Mônica Sanches, além de um dos diretores do Fantástico, Jorge Espírito Santo, produtores e editores que tinham salários acima da média de mercado. E virá mais.

As informações são do site TV Pop. Procurada pelo NaTelinha, a emissora enviou uma nota afirmando que busca eficiência e evolução e que mantém uma disciplina de custos e investimentos. Confira:

"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."

Todos os repórteres demitidos estavam trabalhando normalmente até serem informados da demissão. Na Globo desde 1991, Mônica Sanches foi a única que se pronunciou até o momento. "Tenho orgulho de ter contribuído com 32 anos de trabalho", disse ela.

De acordo com a publicação, funcionários estavam apreensivos desde que o canal informou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro que iria promover demissões com foco em quem tinha os vencimentos mais altos e fora da realidade atual.

Nos próximos dias, a Globo deve promover cortes em outras praças, como São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte, envolvendo repórteres com passagem pelo Jornal Nacional.

Na última semana, a emissora demitiu um de seus narradores mais experientes, Cléber Machado, que tinha 35 anos de casa. Ele ficou pouquíssimo tempo parado e se acertou para narrar os dois jogos da final do Campeonato Paulista na Record.

Já na última segunda-feira (03), ele foi anunciou pelo Prime Video para dividir as transmissões da rodada 3 da Copa do Brasil com Rômulo Mendonça.

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado