Exclusivo

SBT Rio afasta Clóvis Monteiro por ordem "atrasada" da Justiça sobre Covid

Justiça determinou medidas restritivas à emissora, que ainda vai recorrer da decisão


Clóvis Monteiro no SBT Rio
Clóvis Monteiro pode ser afastado de telejornal após decisão da Justiça contra o SBT Rio - Foto: Divulgação
Por Walter Felix, com Sandro Nascimento

Publicado em 13/12/2022 às 14:33,
atualizado em 13/12/2022 às 17:16

A Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro determinou medidas restritivas ao SBT Rio contra a disseminação da Covid-19. Em 2020, o órgão recebeu denúncias sobre possíveis irregularidades na redação da sede carioca na prevenção do vírus, época que a cidade atravessava o pico da pandemia. Somente agora, com o controle do coronavírus, saiu a decisão. Assim, além de cuidados no ambiente de trabalho, o canal terá que afastar pessoas acima dos 60 anos e retomar a utilização de máscaras.

O NaTelinha apurou que a decisão judicial vai tirar do ar, por exemplo, o apresentador Clóvis Monteiro, contratado neste ano para comandar o SBT Rio 2ª Edição. O jornal noturno hoje virou o produto de maior faturamento do canal na cidade. A determinação busca afastar funcionários que pertençam ao grupo de risco. O âncora, conhecido dos cariocas pelo trabalho no rádio, tem 64 anos.

A filial do canal de Silvio Santos no Rio também terá que obedecer regras que haviam sido impostas no início da pandemia da Covid-19. Enquanto parte da equipe vai para o home office, os funcionários que seguem no trabalho presencial deverão usar máscaras e respeitar o distanciamento de um metro. 

Em abril de 2020, no auge da pandemia, em outra ação, o Ministério Público entrou com pedido para uma inspeção sanitária na sede do SBT no Rio de Janeiro após a redação de jornalismo da emissora ter se tornado foco da proliferação da Covid-19. Na ocasião, mais de 30 funcionários foram afastados com suspeita de terem contraído o coronavírus.

Porém, em setembro do ano passado, o SBT Rio trocou de sede e fica agora localizado numa área de 829,12m², totalmente modernizada, tendo um novo estúdio com vista externa para a Marina da Glória e Urca, dividido em quatro sets. O ambiente mais amplo permite que os colegas fiquem mais distantes uns dos outros. Internamente, a decisão da Justiça é vista como "fora do time".

Decisão judicial contra o SBT Rio causa estranheza

imagem-texto

A decisão da Justiça causa estranheza porque tais medidas de segurança já não são mais obrigatórias na cidade nem no estado. O SBT do Rio de Janeiro será a única emissora a seguir tais normas, que eram mais comuns entre 2020 e 2021, no momento em que a proliferação do coronavírus causava um cenário mais preocupante.

De acordo com dados do painel do Observatório Epidemiológico da Prefeitura do Rio, houve uma queda no número diário de novos casos na cidade desde o fim de novembro. A média móvel de sete dias passou de 4.483 em 19 de novembro para 364 em 11 de dezembro. Atualmente, são 60 pessoas internadas com a doença na rede pública.

Após a publicação da reportagem, o canal conseguiu manter Clóvis Monteiro no comando do SBT Rio 2ª edição, mas terá que seguir as outras regras de prevenção contra Covid-19. O NaTelinha entrou em contato com o SBT. A assessoria de imprensa da emissora afirmou que a decisão cabe recurso e que vai recorrer da decisão.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado