De saída

Maurício Farias deixa a Globo após quase 30 anos

Diretor esteve à frente de produções como A Grande Família, Tapas e Beijos e muitas novelas


Maurício Farias sorrindo
Maurício Farias pode retornar à Globo apenas com contrato por obra - Foto: Divulgação/TV Globo
Por Thiago Forato

Publicado em 30/05/2022 às 07:58,
atualizado em 30/05/2022 às 09:10

Com inúmeras produções no currículo, a última sendo Um Lugar ao Sol, o diretor Maurício Farias deixa a Globo depois de 28 anos de serviços prestados. Ele ainda é cotado para dirigir a próxima novela de Lícia Manzo e caso acerte, retornará apenas por obra certa, o que já é de praxe entre os contratados.

A informação é do jornal O Globo desta segunda-feira (30). Ele é casado com a atriz Andréa Beltrão e é conhecido por ter dirigido filmes como O Coronel e o Lobisomen (2005), A Grande Família (2007) e Verônica (2009). Agora, também ficará livre para trabalhar em outras plataformas como o streaming.

Farias nasceu em Nova Friburgo e começou na Globo como assistente de direção. Inicialmente tentou se formar em Desenho Industrial, mas não concluiu o curso quando foi convidado para dirigir um especial da Globo e não saiu mais.

Os trabalhos de Maurício Farias

imagem-texto

Dentre os trabalhos mais marcantes do diretor estão Quatro por Quatro (1994-1995), Hilda Furacão (1998), Pecado Capital (1998), Esplendor (2000) e Você Decide (2000). "Você Decide era um programa a frente do tempo dele, um programa para hoje. Porque hoje a interatividade é uma coisa cavalar. Naquela época, com a central telefônica, já era uma coisa incrível. Hoje em dia, seriam milhões de votos", disse ele ao Memória Globo.

Também em A Grande Família (2001-2014), Maurício trouxe a ideia de tornar Agostinho Carrara (Pedro Cardoso) um taxista. E implentou outras mudanças. "Passamos a gravar com câmeras dentro do cenário, câmeras independentes. Repetindo a cena de diversos ângulos. Nós fechamos o cenário, colocamos teto e passamos a trabalhar de uma maneira diferente", disse ao site de memórias do canal.

Maurício também dirigiu Tapas & Beijos (2011-2015). "É a história da mulher moderna, que colocou o trabalho em primeiro plano. É a história da família que a gente forma dentro do trabalho também. Diferente de A Grande Família, que essa é família sanguínea, é a família que você elege", orgulhou-se.

Maurício Farias dirigiu Um Lugar ao Sol

imagem-texto

O profissional foi o responsável por dirigir Um Lugar ao Sol, que começou suas gravações quase dois anos antes de ir ao ar. Os trabalhos começaram em janeiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19 estourar em todo o mundo. Com os trabalhos paralisados, retornaram somente em 2021 e em ritmo mais lento. Com isso, a trama foi encurtada, ainda que no ar tivesse que ser esticada devido aos atrasos de Pantanal. 

Cotado para dirigir uma nova novela de Lícia Manzo, a última ficou marcada por ser a de menor audiência na faixa das 21h, com apenas 22,3 pontos de média geral. Um Lugar ao Sol deu lugar a Pantanal, que não só recuperou a audiência no horário como é o maior sucesso da Globo nos últimos anos. 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado