Globo

Globo Repórter destaca as maravilhas naturais do Jalapão

Reveja essa reportagem com belas paisagens


Globo Repórter
Globo Repórter - Foto: Divulgação

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 03/07, reveja uma viagem para o Jalapão, região que já foi cenário de novela e encanta brasileiros e estrangeiros.

A maior área contínua de cerrado intacto é formada por 34 mil km², o equivalente a 22 cidades do tamanho de São Paulo. A paisagem árida é cortada por rios, riachos e ribeirões com água potável. O repórter Fábio Castro percorre os principais pontos turísticos entre os municípios de Ponte Alta, São Félix e Mateiros para revelar a beleza das dunas e mostrar como a areia das montanhas pode se formar em uma região tão distante do mar.

"Sempre que me perguntam pelo Jalapão, digo que nunca vi nada parecido no Brasil. É uma aventura percorrer os caminhos que levam até os segredos da região. Levamos horas para vencer poucos quilômetros. Talvez por isso o local atrai muitos tipos de pessoas: os aventureiros, os que procuram a tranquilidade de um lugar isolado e quem ama a natureza. Sentimos que o povo é acolhedor, que ama o lugar onde vive, gosta de receber visitantes e se preocupa em manter as terras intocadas", conta Fábio Castro..

O programa também visita comunidades quilombolas, que aproveitam recursos naturais para subsistência, como a farinha de jatobá e o capim dourado, usado para produzir acessórios e peças decorativas. Em Monte Santo, conhecida como a "cidade das esmeraldas", com as maiores jazidas do Tocantins, os garimpeiros revelam que há pedras de alto valor comercial nas profundezas e a chance de encontrar uma chega a 95%.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais um capítulo da novela Fina Estampa, começando a partir das 22h30 (horário de Brasília), na tela da TV Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado