Exclusivo

Artistas mirins se assustam com coronavírus, mas mantêm esperança: "Vai acabar"

NaTelinha perguntou a crianças famosas o que elas sabem da pandemia


Analu Sampaio, Matheus Ueta e Duda Pimenta
A cantora Analu Sampaio, o ator Matheus Ueta e a atriz Duda Pimenta

No último sábado (9), o Brasil ultrapassou a triste marca de 10 mil mortos pelo novo coronavírus. A pandemia tem afetado a vida de famílias, trabalhadores e pessoas do grupo de risco, como idosos. Mas e as crianças? Como elas estão reagindo à crise mundial provocada pela Covid-19?

 O NaTelinha perguntou a seis artistas mirins sobre como o coronavírus atingiu a rotina de estudo e trabalho e se eles se preocupam com o avanço da doença.

E se alguém pensou que criança não se importa com a crise está enganado. Atores, atrizes, cantores e cantores entrevistados mostraram consciência sobre o que acontece no mundo e os perigos do coronavírus.

 Como o coronavírus afetou sua rotina? Algum trabalho importante precisou ser cancelado?

Analu Sampaio, 12 anos, cantora e participante do The Voice Kids

Minha rotina está muito diferente, pois não estou tendo mais aulas na escola, só virtuais! Como estou de quarentena, sinto muita falta de todos os meus amigos. Quanto aos compromissos, alguns foram adiados, que é o caso do The Voice Kids, ele não foi cancelado só foi suspenso por um tempo, até tudo passar.

Duda Pimenta, 13 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Bom, eu fiquei triste no início porque ia parar de gravar, minha rotina iria mudar completamente, mas sei que isso é por uma boa causa. Estou rezando para que essa pandemia passe logo e que todos fiquem bem. Sinto muita falta do convívio diário com os colegas. Somos uma família. 

Hugo Henrique, 15 anos, cantor sertanejo

Essa pandemia afetou de certa forma os planos e os projetos de todos os artistas. Estamos com um DVD que ficou lindo, e essa paralisação nos obrigou a adiar esse lançamento, além de alguns shows que tiveram que ser remarcados. Mas, por outro lado, estou aproveitando muito esse período para compor, criar, e refletir sobre muita coisa.

Matheus Ueta, 15 anos, ator

O coronavírus afetou minha rotina na questão de não poder ir à escola todos os dias e afetou alguns trabalhos meus, como dublagem, em que ia até os estúdios e agora faço de casa. Eu iria viajar para comemorar meu aniversário, porque o campeonato mundial de CS:GO, game que eu jogo, viria pela primeira vez ao Brasil e seria no Rio de Janeiro, e o campeonato acontece duas vezes por ano e é o maior de todos. Caiu justamente na semana do meu aniversário, mas com a pandemia eu não vou conseguir ir. Vou comemorar aqui em casa mesmo.

MC Soffia, 16 anos, rapper

Minha rotina era assim: eu ia para a escola todos os dias, às vezes eu tinha compromissos, ia para a casa do meu pai para ir às festas. Agora não posso fazer nada disso, só fico dentro de casa. Eu tinha lançamentos de músicas e clipes, shows precisaram ser cancelados, publicidade também tinha bastante .A gente vai se acostumando a esse processo que o mundo está passando. Não é só no Brasil, é no mundo inteiro.

Pietra Quintela, 12 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Eu já imaginei que as gravações parariam, porque já estavam fechando as escolas, shoppings, lojas, e o SBT segue o que o Ministério da Saúde pede. Só que eu achava que a quarentena iria durar duas, três semanas, quatro no máximo. Não sabia que iria durar tanto tempo assim. Da novela, sinto muita falta das pessoas, aprendi muito convivendo com elas durante quase três anos, viramos praticamente uma família.

Artistas mirins se assustam com coronavírus, mas mantêm esperança: \"Vai acabar\"A rapper MC Soffia

E a rotina de estudos, como está? Do que sente falta? Como conversa com os colegas de classe?

 Analu Sampaio, 12 anos, cantora e participante do The Voice Kids

Aulas virtuais! Bom, sinto falta da minha escola e dos meus amigos e, com certeza, prefiro aulas presenciais porque tem como ter mais contato com os professores na hora de tirar a dúvida, por exemplo. Com os meus colegas de classe e amigos eu converso por mensagem de texto ou por ligações. 

Duda Pimenta, 13 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Estou estudando de casa e tendo uma rotina bem legal de estudos, que incluem lições, provas,  atividades… Ah, sinto muita falta das brincadeiras com os meus amigos e dos meus professores, claro. Usamos muito o WhatsApp e temos até um grupo com os alunos da minha turma. Matamos as saudades por ali.

Hugo Henrique, 15 anos, cantor sertanejo

Continua a todo vapor. O colégio está disponibilizando uma rotina de estudos, com aulas online, listas e várias outras atividades. Sinto muita falta das aulas presenciais, ver os amigos e os professores, e interagir com eles.

Matheus Ueta, 15 anos, ator

Continuo estudando no mesmo horário, porque a escola conseguiu se adaptar bem ao EAD (Ensino a Distância), e a gente está usando uma plataforma para estudos online, por videoconferência. Durante a aula, converso com os colegas sobre a aula ou assuntos diferenciados, como jogos, aí o papo vai longe.

MC Soffia, 16 anos, rapper

Minha rotina mudou antes da Covid-19, porque mudei de escola. Eu estava começando a me acostumar com as aulas, mas com o coronavírus a gente teve que ficar em casa. Acesso o site da escola e mando as lições para os professores, eles mandam links para a gente assistir. Estou gostando até mais de estudar em casa, porque me concentro mais. Sinto falta de poder ter o contato com os colegas de classe, a gente tinha aquela troca de um ajudar o outro e fazer trabalhos em grupo, e eu adorava.

 Pietra Quintela, 12 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Estou estudando em casa, mas minha escola tem aula ao vivo, é como se fosse presencial mas online. Para falar a verdade, escola é muito melhor. Achei que isso seria uma coisa que nunca iria falar, mas estou morrendo de saudade da escola e dos meus amigos, de poder ficar com eles na aula, poder brincar no recreio, porque agora tomo café sozinha. Ligo praticamente todos os dias para os meus amigos e o professor passa trabalhos em grupo.

Artistas mirins se assustam com coronavírus, mas mantêm esperança: \"Vai acabar\"O cantor sertanejo Hugo Henrique

Você está preocupado com o coronavírus? Ver todo mundo dentro de casa, sem poder sair, te deixa triste? 

Analu Sampaio, 12 anos, cantora e participante do The Voice Kids

Estou muito preocupada com este vírus. Tenho medo dele afetar as pessoas que eu amo! Já com a questão de não poder sair de casa eu estou mais tranquila do que eu esperava. Até que estou gostando.

 Duda Pimenta, 13 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Estou, claro. Mas não chego a ficar triste, estou é muito preocupada com os meus amigos, a família e, principalmente, meus avós, que são velhinhos. Estou rezando para tudo isso acabar logo! Quero ir para a rua, brincar, ver os meus amigos e poder abraçar quem a gente ama.

Hugo Henrique, 15 anos, cantor sertanejo

Claro, é um momento muito difícil e de incerteza. Torço e oro para que isso passe o mais rápido possível. 

Matheus Ueta, 15 anos, ator

É normal ter esse medo porque é a primeira vez que vejo uma coisa que ameaça a raça humana. Estou preocupado não só por isso. Graças a Deus, sou privilegiado, consegui me isolar e continuar com trabalhos, mas estou muito preocupado com a falta de estrutura que o nosso país tem em relação a conseguir manter leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e também o pessoal que não está se isolando, continua saindo e expondo suas vidas, de familiares e outras pessoas ao coronavírus. Aqui em casa, mudamos a rotina de sair porque tenho um avô de 80 anos, está no grupo de risco. Depois que tudo isso terminar, e vai terminar, acho que as pessoas vão dar mais valor aos momentos juntos. Temos que tirar um ensinamento desse momento difícil que estamos vivendo, e acho que as pessoas vão se conscientizar mais ao que antes às vezes desprezava. Vamos sair com um mundo melhor. É aquela frase: dar dois passos para trás para andar realmente para frente depois. 

MC Soffia, 16 anos, rapper

É um mal necessário para evitar que a doença se espalhe. Eu fico muito triste porque não tem essa questão da igualdade. Não é todo mundo que consegue ter uma casa porque mora na rua, não é todo mundo que recebe um bom salário, tem gente que perdeu o emprego, e me deixa mais triste ainda saber que muitas pessoas estão morrendo, muitos hospitais não sabem como lidar com tanta pessoa passando mal com essa doença. 

Pietra Quintela, 12 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Por mais que algumas pessoas achem que as crianças não tenham noção do que está acontecendo, eu procuro me informar porque sei que é o assunto mais falado. Tenho as redes sociais, vejo os jornais com meus pais e sei que os números aumentam cada vez mais, inclusive o Brasil ultrapassou as mortes da China, que foi onde começou o vírus. Ficou muito preocupante, cada vez estão prolongando o tempo de quarentena, por isso mesmo estou muito preocupada. Ver todo mundo sem poder sair me deixa muito triste, porque, muito mais de não poder ver minhas amigas e ir ao shopping, é o que está acontecendo com a economia do país, as pessoas estão ficando sem dinheiro para comer, comprar coisas de necessidade como máscara e álcool gel. Muitas pessoas perderam seu trabalho, foram demitidas. É inevitável, mas muito preocupante.

Artistas mirins se assustam com coronavírus, mas mantêm esperança: \"Vai acabar\"A atriz Pietra Quintela

Qual vai ser a primeira coisa que você quer fazer quando a pandemia de coronavírus acabar?

Analu Sampaio, 12 anos, cantora e participante do The Voice Kids

Com certeza é dar um abraço em todas as pessoas que eu sinto falta, e são muitas! E também ir ao restaurante japonês, mas isso não vem ao caso (risos)!

Duda Pimenta, 13 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Vou fazer uma quarentena ao contrário: não vou parar em casa! Vou para a escola, para a gravação, vou brincar com os meus amigos e não vou voltar pra casa (risos). Só vou me divertir.

Hugo Henrique, 15 anos, cantor sertanejo

A primeira coisa que quero fazer é uma viagem. Poder dar segmento ao trabalho e voltar aos palcos. 

Matheus Ueta, 15 anos, ator

Vou valorizar mais os contatos com as pessoas, tête-à-tête como diz a minha professora. E uma coisa que eu quero muito fazer quando a pandemia acabar é ir ao mercado. Eu nunca gostei, mas que vontade de ir ao mercado!

 MC Soffia, 16 anos, rapper

Quando acabar tudo isso, eu vou abrir meu braço do lado de fora e falar: "Obrigada, Deus, estou livre!". Vi muitas pessoas na internet falando que é como quando a gente tem um passarinho em casa. A gente deixa-o dentro da gaiola e ele não pode viver, não pode sair, só o queremos para a gente. Vou me sentir como se alguém tivesse libertado esse passarinho para poder voar. Vou poder fazer minhas coisas, lançar minhas músicas, sair com meus amigos, ir para festas, voltar a ir para a escola. Eu sei que é muito importante a gente ficar dentro de casa, mas quando acabar tudo isso vou lançar uma festa.

Pietra Quintela, 12 anos, atriz de As Aventuras de Poliana

Quando acabar, eu quero ver meus amigos. Eu juro que não vou recusar mais nenhum convite para sair de casa. Prometo que nunca mais vou reclamar da escola... mentira, isso eu não posso prometer, mas vou me lembrar do que aconteceu, então não vou reclamar tanto assim. As festas que me esperem, porque quando acabar eu vou sair demais! E se não tiver festa, eu faço as minhas, porque quero ver meus amigos, o que mais quero fazer é viajar! Quero ver gente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado