Polêmica

Filiada da Record na África nega uso de imagens do SBT sem autorização

Miramar TV estreou nesta semana a novela A Que Não Podia Amar, com material do SBT


A Que Não Podia Amar =
A Que Não Podia Amar no centro de uma polêmica entre emissoras

Na noite da última terça-feira (03), a filiada da Record em Moçambique, na África, estreou a novela mexicana A Que Não Podia Amar, protagonizada pela atriz Ana Brenda Contreras. Até aí nada demais, a não ser pelo fato de que a TV Miramar usou pacote gráfico desenvolvido pelo SBT, que exibiu a trama recentemente com boa aceitação de público.

Além disso, o canal supostamente vem mostrando os mesmos cortes de cena e cobrindo o logotipo da emissora brasileira. A informação foi antecipada pelo site Observatório da Televisão.

O NaTelinha apurou que a chamada de estreia de A Que Não Podia Amar em Moçambique é a mesma do SBT, cobrindo GC (gerador de caracteres) da rede de Silvio Santos e substituindo a frase "A sua novela da tarde" por "A sua novela da noite". A dublagem também é igual, mas nesse caso segue padrão da Televisa para países de língua portuguesa.

Veja a comparação:

A reportagem entrou em contato com a TV Miramar, que garantiu que todo o material foi fornecido pela Televisa.

“Sobre a questão apresentada, informamos que a TV Miramar possui um contrato com a Televisa para os Direitos de Transmissão, e que todo o material relativo à Novela é proveniente da Televisa”, disse o Diretor e Marketing e Comercial do canal, Alexandre Mari.

O NaTelinha também procurou a Televisa, que até a publicação desta matéria não se pronunciou oficialmente, informando que os responsáveis pelas vendas internacionais estavam em viagem. 

Para o grupo mexicano, as perguntas realizadas por e-mail - e reforçadas por telefone - foram: 

1-  A novela foi realmente adquirida pela TV Miramar junto à Televisa?

2- Caso a resposta seja sim, a Televisa vendeu junto com o pacote gráfico do SBT?

3- Caso a resposta seja não, a Televisa tomará medidas legais?

Já o SBT, consultado, disse que "irá acionar o jurídico para tomar as medidas cabíveis".

Miramar TV Record na África

Filiada da Record na África nega uso de imagens do SBT sem autorização

Além da trama mexicana, a Miramar exibe atualmente as novelas Bela, A Feia, Topíssima, A Escrava Isaura e Rebelde, todas da Record.

A Rede de Comunicação Miramar, membro do Grupo Record, além da emissora de TV, possui também a Rádio Miramar. Em questão de audiência, a filiada da Record é líder em Moçambique, à frente da ZAP Viva, sua principal concorrente.

A parceria da Televisa com emissoras africanas não são de hoje, já que o canal ZAP Novelas exibiu diversas novelas do grupo mexicano. O canal aberto ZAP Viva também exibe Carinha de Anjo e os programas Eliana e Domingo Legal, do SBT.

A Televisa também mantém o canal TLN Network, com novelas em português, nas operadoras de TV por assinatura no continente africano.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado