Nostalgia

Além da "Sessão de Gala": Relembre cinco sessões da TV que deixaram saudades

"Cine Privé", "Cine Belas Artes" e "Cinema em Casa" fazem parte da lista


Krista Allen no filme Emmanuelle
Krista Allen como Emmanuelle, um dos símbolos do extinto "Cine Band Privé" - Reprodução

Depois de uma pausa temporária em abril para a estreia de uma sessão de filmes patrocinada, a Globo decidiu acabar de vez com a "Sessão de Gala" e vai estrear o "Cinemaço" no próximo domingo (02).

A nova sessão trará grandes sucessos do cinema, de diversos gêneros. Segundo a Globo, serão longas com elenco estelar, que vão ativar a memória mais recente do público. O primeiro escalado é "O Sexto Sentido" (1999).

A "Sessão de Gala" entra para o hall de sessões que conseguiu imprimir uma personalidade própria ao longo desses 43 anos, dando espaço aos filmes que tenham sido premiados e considerados mais "cults".

Pensando em sessões de cinema extintas, o NaTelinha lista cinco que deixaram saudades na TV.

Confira:

Cine Belas Artes

Além da \"Sessão de Gala\": Relembre cinco sessões da TV que deixaram saudades

Lançado como uma sessão de filmes alternativa pelo SBT em abril de 2001, o "Cine Belas Artes" surgiu para abrigar produções cult, que não teriam espaço em horário nobre.

Filmes como "O Carteiro e o Poeta", "Othello", "As Pontes de Madison", "Quiz Show" e "Hamlet" deram as caras nos primeiros meses da sessão.

Com um acervo generoso da Disney e Warner (e posteriormente, MGM e Paramount, hoje na Globo), o SBT fez até festivais lembrados até hoje, como o "Festival Dustin Hofmann", "Festival de Filmes Estrangeiros" (com produções fora dos EUA) e o "Festival 007", com produções da década de 60.

Em 2006, no entanto, a sessão perdeu o glamour e passou a exibir filmes mais comerciais. Foi extinta em 2017.

Cinema em Casa

Além da \"Sessão de Gala\": Relembre cinco sessões da TV que deixaram saudades

Uma das sessões mais tradicionais da televisão brasileira, mas que está fora do ar, o "Cinema em Casa" teve grande sucesso no período noturno na década de 80, mas foi nas tardes dos anos 90 e começo de 2000 que alcançou certa popularidade.

Tendo exibido filmes como "Brinquedo Assassino", "A Hora do Pesadelo", "O Ataque dos Vermes Malditos", "A Bolha Assassina", entre outros, a sessão caiu no gosto dos adolescentes e se tornou um clássico.

Na maior parte de sua trajetória, fez uma contraprogramação à Globo, concorrendo com o "Vale a Pena Ver de Novo", embora já tenha disputado com os longas da "Sessão da Tarde" e vencido algumas vezes.

InterCine

Além da \"Sessão de Gala\": Relembre cinco sessões da TV que deixaram saudades

Estreando em 1996, o "InterCine" deu ao telespectador uma opção inédita: poder escolher qual filme queria assistir nas madrugadas. Primeiramente, havia três opções, e depois acabou tendo apenas duas.

No entanto, a sessão inovou e permaneceu no ar até 2011, onde foi substituído por séries e pelo "Corujão".

Cine Mistério

Além da \"Sessão de Gala\": Relembre cinco sessões da TV que deixaram saudades

Bastante popular na Band, o "Cine Mistério" se consagrou ao exibir filmes de terror e trash sem cortes, ganhando audiência entre os adolescentes na década de 80 até meados do ano 2000 (já com o nome de "Cine Band Mistério"), fazendo-os ficar acordados até mais tarde.

Não há outra sessão de filmes parecidas na TV aberta.

Cine Privé

Além da \"Sessão de Gala\": Relembre cinco sessões da TV que deixaram saudades

Os marmanjos de plantão vão se lembrar do "Cine Privé" (posteriormente "Cine Band Privé") que se popularizou na Band na década de 90 e anos 2000, principalmente com a saga "Emmanuelle" aos sábados de madrugada.

Por onde anda Krista Allen, a Emmanuelle do "Cine Privé"

Não raramente, a sessão de filmes era a maior audiência do canal, chegando até 5 ou 6 pontos (e liderando), deixando para trás outros programas consagrados da casa.

Em 2012, a sessão até retornou, mas saiu do ar poucos sábados depois.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado