Feriado

Como era a televisão na última Páscoa do século XX

A TV era muito diferente naquela época


Xuxa e as paquitas dançam e cantam no "Planeta Xuxa"
"Planeta Xuxa" foi exibido na Páscoa do ano 2000. Foto: Divulgação

Muita gente talvez não saiba, mas o último ano do século XX foi 2000. Embora o novo milênio tenha começado justamente neste ano, o século XXI se iniciou no ano seguinte, em 2001. E você se lembra o que passava na televisão brasileira na última Páscoa do século XX? O NaTelinha te ajuda.

O Domingo de Páscoa daquele ano aconteceu no dia 23 de abril e a programação da TV aberta era muito diferente do que se vê atualmente. Embora  na Globo, boa parte dos programas continue no ar.

Após o tradicional período da manhã com exibições da “Santa Missa”, “Antena Paulista”, “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” e do “Globo Rural”, a emissora exibiu a “Fórmula 1” com o Grande Prêmio da Inglaterra.

Logo depois, foram ao ar cinco atrações extintas da grade da emissora: “A Turma do Didi”, “Sandy & Júnior”, “Gente Inocente”, “Planeta Xuxa” e "Megatom". Só depois, entravam os programas tradicionais, que seguem até hoje: “Domingão do Faustão” e “Fantástico”. Naquela ocasião não houve futebol no domingo, como acontecerá hoje (21) com as finais dos estatuais.

Depois do “Fantástico”, a Globo levou ao ar outro programa já extinto atualmente: o icônico humorístico “Sai de Baixo”, que, por anos fechou a noite de domingo da emissora, muito antes de surgir o “Big Brother Brasil”.

O SBT, por sua vez, continuava com as manhãs de domingo sem investimentos. À época, a emissora exibia programas como “Pesca e Cia” e “Siga Bem Caminhoneiro”, além dos desenhos animados “Dragon Ball”,  “Fly, o Pequeno Guerreiro” e “Mega Man”. Depois disso, o canal iniciava uma mini maratona de sitcoms, exibindo “Três é Demais”, “Dose Dupla” e “Um Maluco no Pedaço”.

Como era há algum tempo, o “Programa Silvio Santos” fazia parte de toda a grade de domingo da emissora. Sob o comando do comunicador e dono do canal, eram exibidos programas como “Qual é a Música” e “Quer Namorar Comigo”. O próprio “Domingo Legal” era considerado uma atração do “Programa Silvio Santos”, embora apresentado por Gugu Liberato.

O “Programa Silvio Santos” ia ao ar até meia-noite, quando começava o “Programa Livre”, que havia se tornado semanal após a saída de Serginho Groismann para a Globo.

A Record também tinha uma programação muito diferente do que se vê hoje. Principalmente porque em 2000 a emissora ainda não havia iniciado os altos investimentos para brigar pela vice-liderança.

A programação de Páscoa começou com programas religiosos e, a partir das 09h, o canal abria espaço para o “Domingo Criança”, com a exibição de uma série de desenhos animados, inclusive alguns de cunho cristão. Ao meio-dia começava o “Eliana no Parque”, primeiro programa da apresentadora aos domingos, mas que não teve vida longa.

Logo depois entrava no ar o “Domingo Show”. Embora com o mesmo nome, não se trata do programa de Geraldo Luis, mas de um game-show apresentado por Gilberto Barros, o Leão. Em seguida, a Record colocava no ar duas sessões de filmes e, na Páscoa, foram “Penttathlon: Uma Disputa Mortal” e “Em Ponto de Bala”.

Nas noites, antes de surgir o “Domingo Espetacular”, a emissora exibia as séries “Terra: Conflito Final”,  “Pretender”, “Arquivo X” e “Passando a Limpo”.

Na Band, a programação começava apenas às 11h. Antes disso, a emissora vendia seu espaço para publicidade. Neste horário, ia ao ar o “Band Esporte” que fazia sala para o “Show de Esporte”, que cobria toda a programação esportiva dominical da emissora, que durava todo o dia e exibia muitas competições, além do futebol.

À noite, o canal colocava no ar sessões de filmes e na Páscoa exibiu “A Luta do Dragão”. Logo depois foi a vez de “Texas Ranger” que entregou para o “Super Técnico”, programa esportivo que falava do futebol de fim de semana.

A jovem RedeTV! não contava com programação própria aos domingos e vendia sua grade praticamente durante todo o dia. Na parte da tarde eram exibidos três filmes que o público escolheria qual iria ao ar. À noite, a emissora colocou no ar “Friends” antes do esportivo “Bola na Rede” e da revista eletrônica “Leitura Dinâmica”.

Com a programação tão diferente, você assistiu algum desses programas no domingo de Páscoa do Ano 2000?

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado