Entrevista

Ex-Globo News, Sidney Rezende investe em rádio web levando equipe esportiva aos estádios


Sidney Rezende no rádio
Divulgação

Desde fevereiro, o ex-âncora da Globo News, Sidney Rezende, vem apostando na transmissão de campeonatos de futebol via rádio web. O jornalista que durante 22 anos fez parte do canal de notícias do grupo Globo, montou equipes diferentes para cobertura esportiva nas duas principais capitais do país.

Em conversa com o NaTelinha, Rezende fez um balanço do primeiro ano da versão carioca e a paulista da Rádio SRzd e revelou que em 2019 pretende fornecer a programação para outras rádios.

"O SRzd tomou a decisão no início deste ano de ampliar nossas áreas de atuação. Vimos que os concorrentes estavam demitindo e reduzindo seu universo de atuação. Fizemos o movimento oposto. E deu certo! Além do portal, aumentamos audiência nas redes sociais e investimos em duas rádios online, uma no Rio e outra em São Paulo. Buscamos profissionais já consagrados do público para as duas praças. E deu muito certo tanto em posicionamento de um produto de comunicação quanto de audiência. A ideia em 2019 é ampliar o número de anunciantes. E fornecermos nossa programação para outras rádios interessadas", contou Sidney Rezende.

"A crise econômica brasileira atingiu a todo o setor e o impacto nos nossos negócios não foi diferente. Embora, ao invés de demitir, nós admitimos neste ano que termina. Somos sobreviventes graças à confiança do público que nos acompanha", completou o jornalista, que ajudou na implantação do jornalismo na CBN, do sistema Globo de Rádio.

Além da transmissão esportiva, o empreendimento digital de Sidney Rezende cobre o Carnaval e o jornalismo. Em sua equipe, possui nomes conhecidos do dial, como os narradores Evaldo José e Marcelo Gomes, os comentaristas Antonio Carlos Duarte, Maurício Capela e Paulo Massini, os repórteres Felipe Santos e Douglas Araújo e os jornalistas Robson Aldir e Raul Machado.

Ex-Globo News, Sidney Rezende investe em rádio web levando equipe esportiva aos estádios

Segundo Sidney, a ideia de apostar no segmento de rádio online surgiu quando percebeu que a fidelidade do público pelo rádio continua intensa, mesmo com as novas opções tecnológicas. "E não deu outra. Estávamos certos e saímos na frente. Os nossos patrocinadores foram os primeiros a sentir que a programação caiu no gosto do público. Vamos assinar a renovação para o próximo ano. Queremos atrair novos anunciantes também", projeta.

Diferente de outras opções no mercado, que faz uma cobertura muitas vezes improvisada em pequenos estúdios, a Rádio SRzd traz o profissionalismo do dial para web e transmite as partidas de futebol com toda a equipe dentro dos estádios.

"É preciso reconhecer que assistimos a exaltação do amador que pensa ter os mesmos predicados que o jornalista profissional. É um engano. Alguns, ainda mais arrogantes, imaginam que não se precisa mais da nossa presença; justamente neste momento em que multiplicaram-se o número de notícias falsas é que torna-se fundamental separar aventureiros de gente séria. Tem gente por aí que propaga 'fake news' criminosamente. Breve, elas serão denunciadas e execradas. A credibilidade nunca será substituída pela prática destes franco-atiradores", analisa Rezende sobre o papel da internet na manutenção do emprego dos jornalistas.

Sobre as novidades que pretende implantar em 2019, Sidney faz segredo e diz que fará uma avaliação na primeira quinzena de dezembro, quando terminam os campeonatos de futebol. "Voltaremos nossas forças para a cobertura dos desfiles das escolas de samba, segmento que o SRzd é líder no Brasil. Nossas novas estratégias serão traçadas e as novidades serão anunciadas antes do Carnaval 2019. A rigor como acontece todos os anos", pontua.

Questionado se sente falta de estar na televisão, o ex-Globo News é direto: "Sinto falta, sim". E justifica: "A instantaneidade e amplitude do veículo ainda é relevante na vida brasileira. Nós somos digitais e sabemos a penetração das redes sociais e do WhatsApp, mas a TV tem seu papel de transformação nestes tempos de mudança. Embora nas nossas plataformas tenhamos áudio, vídeo, texto, publicação de infográficos e exploração de mídias sociais, o trabalho na redação lá como aqui sempre é instigante. Gostaria de trabalhar com novos conceitos na TV. A televisão está se reposicionando como todos os demais veículos e muito em breve sua importância será novamente reconhecida".

Por fim, Sidney Rezende, que tem 33 anos de carreira e integrou a primeira equipe da Globo News em 1997, destaca que no jornalismo o trabalho em equipe substitui o talento individual. "Acredito em equipes enxutas que combinem o frescor da garotada com a experiência dos cabelos brancos", opina.

A Rádio SRzd pode ser acessada através dos endereços: https://www.srzd.com/radio (Rio) e https://www.srzd.com/radiosp (São Paulo).

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado