Ciência

Cegos voltam a enxergar com implantes de pele de porco

Experimento foi feito na Suécia


Cego andando com bengala
Experimento foi feito com 20 pessoas - Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, realizaram um experimento piloto com 20 pessoas que tinham problemas na córnea. Os resultados foram promissores, com 14 pacientes que eram cegos recuperando totalmente a visão, o que chamou a atenção quando a informação passou a ser publicada nos principais catálogos científicos do mundo.

Segundo documentos disponibilizados pela própria universidade sueca, os implantes usados no estudo foram feitos de um material de bioengenharia a partir da proteína de colágeno da pele de porco e passaram a ser observados pelos cientistas que verificaram a possibilidade de utilizar o material para testes.

Os pesquisadores descobriram que o material é seguro e eficaz, e pode ser produzido em larga escala e armazenado por até dois anos. Segundo a Universidade de Linköping, o estudo é um importante passo em direção ao desenvolvimento de uma nova terapia para a cegueira.

Patricia Abravanel evolui e se firma como legado de Silvio Santos no SBT 

Faustão reforça que não voltará para a TV e expõe o motivo 

Se os resultados forem confirmados em estudos maiores, os implantes de córnea feitos de pele de porco podem oferecer uma alternativa para as pessoas que aguardam por uma doação de córnea humana. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 285 milhoes de pessoas no mundo sofrem com problemas na córnea e, quase sempre, a única solução é a doação humana.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado