Santos

Elevado no Centro Histórico é opção de lazer para 30 mil santistas

Local reúne entretenimento, cultura, história e sustentabilidade.


Elevado no Centro Histórico passou por ampla remodelação. Foto: Divulgação
Elevado no Centro Histórico passou por ampla remodelação. Foto: Divulgação

Uma nova área esportiva com quadra e pista de skate foi inaugurada no Elevado Aristides Bastos Machado, localizado no Centro Histórico de Santos. A iniciativa visa beneficiar mais de 30 mil moradores da região central e dos morros, além da possibilidade de futuros projetos educacionais e esportivos.

Agora, a população pode desfrutar de uma quadra poliesportiva e uma pista de skate, complementadas por um projeto de paisagismo e bancos de concreto. Além disso, as pinturas alusivas ao Rei Pelé nos pilares do viaduto, acrescentam ainda mais vida e cor ao local.

Denominada "Pista de Skate Linear Chorão", em homenagem ao vocalista da banda Charlie Brown Júnior, falecido em 2013 e com forte conexão com Santos e a modalidade, a pista conta com artes com imagens e frases de artista, incluindo o trecho popular "Hoje Ninguém Vai Estragar o Meu Dia", da música 'Céu Azul'.

Elevado no Centro Histórico é opção de lazer para 30 mil santistas
Homenagem a Chorão. Foto: Divulgação

O local, que possui uma área total de 653,35 m², ainda conta com diversos obstáculos foram instalados, como rainbow, corrimãos grind rail, caixote grind box, savana fun box, rampas retas e meia rampa quarter pipe.

Já a quadra esportiva, fechada com alambrado para garantir maior segurança, presta homenagem ao dono do Café Floresta, Paulo Fernandes Filho. A área recebeu uma decoração paisagística, com o plantio de mudas de café e um totem alusivo ao espaço.
De acordo com o Prefeito Rogério Santos, o espaço foi restaurado e agora proporciona mais lazer e entretenimento para os frequentadores.

Além de homenagearmos grandes personalidades de Santos, transformamos mais um espaço degradado em uma área de convivência para crianças, jovens e adultos do Centro e dos morros santistas. É o planejamento urbano que segue revitalizando o Centro Histórico, trazendo mais cores e vida, além de opções de esporte e lazer para toda população.

Rogério Santos

No local, a Guarda Civil Municipal (GCM) assegura a proteção dos frequentadores. Os serviços foram realizados pela Prefeitura Regional do Centro Histórico, em colaboração com a Ecofábrica e a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), unidades da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

Homenagem ao Rei Pelé

Elevado no Centro Histórico é opção de lazer para 30 mil santistas
Homenagem ao Rei Pelé. Foto: Divulgação

Além da homenagem ao cantor Chorão, Edson Arantes do Nascimento, o lendário Pelé, também ganhará destaque no elevado.

O artista plástico Marcelo Mordenti está dando vida a uma verdadeira galeria de arte dedicada à memória e ao talento do Rei do Futebol. O local contará com 10 painéis de cinco metros de altura, retratando cenas emblemáticas da vida do maior atleta do século 20.

O primeiro painel já está pronto e é descrito pelo artista como "verdadeira poesia pintada". Nele, é possível ver Pelé ladeado por seus pais, o também jogador de futebol João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, que faleceu em 1996, e Celeste, que atualmente tem 101 anos.

Em destaque, dentro de um coração, está a comovente promessa do Rei ao seu pai, feita quando o viu chorar pela desclassificação do Brasil na Copa do Mundo de 1950: “Não chora, papai... vou ganhar uma Copa do Mundo pro senhor!”

Agora, o artista trabalha no segundo painel que retratará outro momento da vida de Pelé, vestindo sua primeira camisa do Santos, em 1956. Segundo o artista, a arte representará, de forma simbólica, o gênio da bola ‘não apenas a camisa do Santos, mas, simbolicamente, a camisa da Cidade de Santos.”

Todo trabalho artístico foi discutido com Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, que decidiu não focar apenas na trajetória do futebol, mas também na família.

Imagem da thumbnail do vídeo

Obras

O elevado também passou por obras de recuperação do trânsito, com nova pavimentação, serviços de drenagem, iluminação e intervenções estruturais. Os trabalhos incluíram ainda reparos e proteção da estrutura na parte inferior, remoção do pavimento ao redor do elevado e construção de novas calçadas.

Além disso, durante a obra de recuperação do viaduto, uma série de medidas foram implementadas para melhorar sua estrutura e funcionalidade. Isso incluiu o tratamento e fechamento das fissuras existentes na estrutura, a substituição dos aparelhos de apoio nos pilares, a recuperação da drenagem superficial com a instalação de novos drenos, bem como a inclusão de barreiras rígidas de concreto e o reforço dos próprios pilares.

Também foram realizados trabalhos de preparação e aplicação de massa asfáltica nas vias, juntamente com a instalação de 18 novos postes para iluminação em LED ao longo da pista do elevado.

Uma iluminação cênica ainda será um diferencial do Elevado, que ganhará novas cores, se tornando mais um cartão postal na cidade.

Esta é a primeira grande obra de recuperação estrutural e restauro do viaduto, inaugurado em 1976. Os investimentos somam R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Governo do Estado, e o restante do orçamento municipal.

A obra foi concluída antes do prazo previsto, que era em setembro de 2024. Iniciada em março, a entrega antecipada teve como objetivo auxiliar no tráfego, especialmente durante a alta temporada.

Com uma extensão de 385 metros, o viaduto desempenha um papel importante como rota de ligação da cidade, sendo atravessado por aproximadamente 1,1 mil veículos por hora, que se dirigem à Zona Noroeste, São Paulo e Cubatão através da região do túnel.

Centro Histórico

O Centro Histórico também recebeu um mural artístico para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil e a união entre as cidades de Santos e Gênova. Intitulada "Um Mar de Esperança", a obra chama a atenção dos que passam pelo local.

A narrativa do mural retrata o trajeto dos imigrantes desde sua partida de Gênova até sua chegada em Santos. No lado direito, uma mulher observa o navio que a levará à cidade brasileira. No centro, objetos simbólicos dos imigrantes, como malas e pássaros, representam a jornada. À esquerda, a cena mostra sua chegada a Santos, com um olhar cheio de esperança diante do novo horizonte que se abre.

O painel também mostra a chegada a Santos com malas, ramos de café e pássaros. A obra foi idealizada pela italiana Giulia Lavínia Lupo, que chegou ao País há 7 anos e se apaixonou por Santos.

“Ela sabe que vai viajar para uma nova vida, levando todos os medos, as emoções e esperanças na bagagem. Depois, chega a Santos, sempre com muita esperança, sabendo que muitas coisas boas virão”, explicou Giulia.

Durante a inauguração do mural, no último dia 2 de março, o prefeito Rogério Santos, destacou a importância do projeto.

“A cultura é a melhor forma de unir as pessoas. Além de reunir Gênova e Santos neste mural e revitalizar a Região Central, estamos revivendo a história e preservando a memória dos imigrantes italianos em Santos”, destacou o prefeito Rogério Santos.

Elevado no Centro Histórico é opção de lazer para 30 mil santistas
Mural celebra 150 anos da imigração italiana. Foto: Divulgação

Eixo turístico

O eixo turístico de Santos, no Valongo, também passou por revitalização, integrando o segundo trecho do pacote de obras da Prefeitura, que inclui serviços de concretagem do passeio acessível, com 150 metros de extensão e 3 metros de largura, nos dois lados da Rua Tuyuti, entre a Conde d’Eu e Frei Gaspar.

Atualmente, a calçada do lado predial está 70% concluída e receberá um revestimento adicional de 15% em mosaico português, assim como uma cobertura de grama esmeralda com a mesma porcentagem de acabamento.

Este projeto abrangerá inicialmente uma área de 11.107,17 metros quadrados na Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Praça Barão do Rio Branco, com planos de expansão para as ruas do Comércio e Constituição, entre Xavier da Silveira e General Câmara.

A proposta ainda visa revitalizar uma área degradada, proporcionando espaços de convivência, lazer e contemplação, além de incluir uma fonte interativa, lâmina d’água, playground, novos projetos de paisagismo e mobiliário urbano.

Elevado no Centro Histórico é opção de lazer para 30 mil santistas

Complementando os atrativos, o Centro Histórico ainda recebeu um novo espaço de convivência com a revitalização da Praça Antônio Teles, feita pela Ecofábrica da Zona Noroeste, em parceria com a empresa ModalGR.

A empresa deu vida aos espaços, trazendo cores que lembram o mar, inclusive com ilustração de elementos marinhos, como tartarugas, estrelas, conchas e o movimento das águas.

Os objetivos usados no local também contribuem para a preservação à natureza, pois foram feitos com materiais descartáveis e sustentáveis e mão de obra de colaboradores.

A criatividade foi aflorada com a criação de três árvores cenográficas que imitam palmeiras, utilizando aproximadamente doze postes de iluminação que não estavam mais em uso. Além disso, antigas lixeiras, que não estavam mais sendo utilizadas pela cidade, foram transformadas em vasos de plantas.

A previsão é que o espaço ainda receba bituqueiras que estão em processo de desenvolvimento para as pessoas que usam a praça para lazer e durante o horário de almoço.

Elevado no Centro Histórico é opção de lazer para 30 mil santistas
Praça Antônio Teles. Foto: Divulgação

 

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado